Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 78/2025, de 3 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Designação de Quirino Manuel Dias do Nascimento Mealha no cargo de conselheiro técnico na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas.

Texto do documento

Despacho 78/2025



1 - Nos termos do disposto na alínea b) do n.º 3 do artigo 4.º, no n.º 1 do artigo 8.º e no artigo 9.º do Decreto-Lei 127/2010, de 30 de novembro, na sua redação atual, conjugado com o disposto no artigo 6.º do Decreto-Lei 459/85, de 4 de novembro, na sua redação atual, designo, pelo período de três anos, em regime de comissão de serviço, o mestre Quirino Manuel Dias do Nascimento Mealha, pertencente ao mapa da IGF, no cargo de conselheiro técnico na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas.

2 - Para efeitos do disposto no n.º 4 do artigo 8.º do referido Decreto-Lei 127/2010, de 30 de novembro, a nota curricular do designado é publicada em anexo ao presente despacho, que produz efeitos a 1 de fevereiro de 2025.

20 de dezembro de 2024. - O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Artur dos Santos de Castro de Campos Rangel.

Nota curricular

Quirino Manuel Dias do Nascimento Mealha é mestre em Sociedades e Políticas Europeias pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), pós-graduado em Estudos Europeus pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Entre 1994 e 1996 completou o estágio de advocacia e exerceu como advogado, atualmente com inscrição suspensa na Ordem dos Advogados. Como formação complementar relevante possui o Certificado FORGEP - Programa de formação em gestão pública e concluiu o Seminário de Alta Direção (SAD) para dirigentes da Administração Pública. Em 1996 iniciou funções como inspetor na Inspeção-Geral de Finanças, integrando a área responsável pela coordenação dos controlos comunitários. Entre 2003 e 2005 assessorou, em regime de destacamento, os Gabinetes dos Secretários de Estado do Ambiente e do Desenvolvimento Regional. No período entre 2005 e 2011 foi nomeado diretor de serviços de Informação e Controlo da ex-Direção-Geral do Desenvolvimento Regional e diretor da Unidade de Controlo e Auditoria, do Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional, I. P., atual Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I. P., assumindo a coordenação do plano de ação para a contratação pública. Nomeado adjunto no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional em 2011. De 2012 a 2019 foi conselheiro técnico na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, responsável nas áreas de Política Regional e de Coesão, Fundos Estruturais, Regiões Ultraperiféricas e Comité das Regiões, representante nacional em vários órgãos preparatórios do Conselho da União Europeia assegurando a articulação interna do ciclo do Semestre Europeu e Programa Nacional de Reformas. Entre 2019 e 2024 desempenhou funções de auditor principal, como perito nacional destacado e adjunto no gabinete do membro português no Tribunal de Contas Europeu. Designado como perito em matéria de controlo financeiro e aplicação dos fundos e instrumentos financeiros estruturais para participar em comissões e grupos de trabalho sob a égide da Comissão Europeia, do Conselho da União Europeia e em missões junto de países candidatos à integração na União Europeia promovidas no âmbito do Technical Assistance Information Exchange Office (TAIEX). Ministrou diversas ações de formação e apresentou comunicações em seminários e conferências consagradas, entre outros, aos temas do direito europeu, da contratação pública, proteção dos interesses financeiros da UE, auditoria e sistemas de gestão e controlo dos fundos europeus e instrumentos financeiros estruturais.

318500962

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6024653.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-11-04 - Decreto-Lei 459/85 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Cria a Representação Permanente de Portugal junto das Comunidades Europeias em Bruxelas, na dependência do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

  • Tem documento Em vigor 2010-11-30 - Decreto-Lei 127/2010 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Aprova o regime jurídico de emprego aplicável ao pessoal especializado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda