Deliberação (extrato) 1446/2024, de 4 de Novembro
- Corpo emitente: Ambiente e Energia e Agricultura e Pescas - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P.
- Fonte: Diário da República n.º 213/2024, Série II de 2024-11-04
- Data: 2024-11-04
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Faz-se público que por deliberação, de 11 de julho de 2024, do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF, I. P.), nos termos do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro e do artigo 21.º da Lei 3/2004, de 15 de janeiro, ambos na sua atual redação, do n.º 1 do artigo 10.º do Decreto-Lei 43/2019, de 29 de março, na sua redação atual, do n.º 5 do artigo 2.º e do n.º 2 do artigo 3.º do anexo à Portaria 166/2019, de 29 de maio, na sua redação atual, por vacatura dos lugares e necessidade de assegurar o normal e regular funcionamento do serviço, foram designados em regime de substituição, por urgente conveniência de serviço, com efeitos a 12 de julho de 2024, em cargos de direção intermédia de 2.º grau, os seguintes dirigentes que reúnem os requisitos legais exigidos para o provimento do lugar e são detentores da competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo, como é evidenciado nas notas curriculares publicadas em anexo:
a) O Mestre Pedro Miguel Saraiva Marques Rodrigues, no cargo de chefe da Divisão de Sistemas de Informação (DSI), do Departamento de Gestão Administrativa, Financeira e de Sistemas de Informação;
b) O licenciado José Carlos Barreiros Correia, no cargo de chefe da Divisão de Redes e Infraestruturas (DRI), do Departamento de Gestão Administrativa, Financeira e de Sistemas de Informação.
27 de outubro de 2024. - O Presidente do Conselho Diretivo, Nuno Banza.
Notas curriculares
Pedro Miguel Saraiva Marques Rodrigues
I - Dados Pessoais:
Data de nascimento: 29 de junho de 1982.
II - Habilitações Académicas:
Pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica (2012) - Geopoint Academy Lisboa.
Mestrado em Gestão do Território (2011) - Universidade Nova de Lisboa.
Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional (2009) - Universidade Nova de Lisboa.
III - Percurso profissional:
Desde setembro de 2018 exerce funções de técnico superior na Divisão de Sistemas de Informação no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF), tendo como principais responsabilidades: gerir, manter e desenvolver a infraestrutura de dados espaciais do ICNF com principal destaque para a disponibilização de um conjunto alargado de aplicações geográficas e de serviços de dados geográficos.
Entre 2017 e 2018 exerceu funções de especialista de Sistemas de Informação Geográfica e Deteção Remota na empresa GMV, tendo como principais responsabilidades a de contribuir para o desenvolvimento de produtos cartográficos no âmbito da segurança e vigilância das fronteiras da UE e no contexto do serviço de manutenção de emergência ambos do projeto Copernicus, assim como na monitorização de alterações de ocupação do solo e poluição em campos petrolíferos de Rumaila no Iraque.
Entre dezembro de 2014 até 2017 exerceu funções de especialista em sistemas de informação geográfica no gabinete de sistemas e tecnologias da informação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF), nomeadamente no projeto SNIMar. As principais responsabilidades consistiram na inventariação e catalogação de conjuntos de dados geográficos relativos aos diversos temas do ICNF. Conceção e desenvolvimento da primeira fase da infraestrutura de dados espaciais do ICNF através da criação da base de dados geográfica em PostgreSQL/PostGIS e da produção de serviços geográficos em Geoserver.
Entre 2012 e 2014 exerceu funções de especialista em sistemas de informação geográfica e deteção remota na Direção-geral do Território (DGT), tendo como principais responsabilidades a de produzir, automatizar e validar dados e processos dos seguintes projetos:
Corine Land Cover 2012: o projeto Corine Land Cover 2012 (CLC 2012) faz parte do processo de atualização da cartografia de uso e ocupação de solo, baseada na interpretação visual de imagens de satélite, a nível Europeu sendo coordenado pela Agência Europeia do Ambiente;
Carta de Uso e Ocupação do Solo de Portugal Continental (COS 2010): a carta de ocupação do solo é uma ferramenta fundamental para estudos ambientais, planeamento de recursos florestais e agrícolas. Contém informação de elevada importância, ajudando na tomada de decisão no ordenamento e administração do território;
LANDAU: desenvolvimento de metodologia geoestatística para a caracterização da incerteza espacial e atualização de cartas de ocupação do solo com recurso a imagens de satélite de média, alta e muito alta resolução.
Entre 2010 e 2012 exerceu funções de técnico de sistemas de informação geográfica para a Divisão de Informação Parcelar do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P. (IFAP), tendo como principais responsabilidades a manutenção, correção e validação do parcelário agrícola.
Durante os meses de junho, julho e agosto de 2009 participou no projeto Programa de Universitários em Maputo (PUMAP) da Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento (AHEAD), tendo como principal responsabilidade ministrar o curso de Gestão de Recursos Naturais na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique.
Entre 2008 e 2009 colaborou com o Núcleo de Ambiente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, nomeadamente através da colheita e análise de amostras de solo para ajudar a manter uma base de dados sólida sobre o problema da desertificação em Portugal. Colaboração no projeto Lucinda.
José Carlos Barreiros Coreia
Data de nascimento: 23 de setembro de 1973.
Habilitações académicas:
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, Área Financeira, pela Universidade Moderna, em 1997;
Licenciado em Informática de Gestão, pela Universidade Moderna, em 2000;
Atividade profissional:
1997 - 1999 Sector Bancário: Gestor de Conta.
1999 - 2000 Repartição de Finanças do Concelho de Portel: Técnico de administração tributária adjunto.
2000-2010/2015-2016 Instituto dos Registos e Notariado: Especialista de Informática.
2010-2013 Autoridade Florestal Nacional (AFN): Chefe de Divisão da Divisão de Sistemas e Tecnologias de Informação.
2013-2014 Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P.: Chefe da Divisão do Gabinete de Sistemas e Tecnologias de Informação.
2017- … Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P.: Especialista de Informática.
Experiência profissional mais relevante:
Coordenação do Help Desk informático de apoio aos utilizadores com Sistema Operativo Windows e Microsoft Office. Administração do sistema de arquivo do pedido de Emissão do Bilhete de Identidade, no IRN. Na AFN durante coordenação do Gabinete Informático, início da documentação das aplicações em produção, expansão da Active Directory a toda a organização, implementação dum sistema de gestão de tickets de pedido de apoio informático na AFN, implementação dum sistema de backup e data disaster recovery baseado em EMC Avamar, implementação duma Intranet, implementação dum sistema de gestão de inventário do parque informático (hardware, contratos de manutenção, gestão de garantias e licenças de software), upgrade da Active Directory do ICNF desde o início até aos dias de hoje, sistema de Email para Exchange 2010 e redefinição da infraestrutura de comunicações da AFN, coordenação da fusão tecnológica que deu origem ao ICNF, criador do Datacenter da sede do ICNF, criador do projeto Voip e da gestão de rede de switchs no ICNF.
318284239
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5952206.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2004-01-15 -
Lei
2/2004 -
Assembleia da República
Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.
-
2004-01-15 -
Lei
3/2004 -
Assembleia da República
Aprova a lei quadro dos institutos públicos.
-
2019-03-29 -
Decreto-Lei
43/2019 -
Presidência do Conselho de Ministros
Aprova a orgânica do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P.
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5952206/deliberacao-extrato-1446-2024-de-4-de-novembro