Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 6544/2024, de 12 de Junho

Partilhar:

Sumário

Atribui a Medalha de Mérito Desportivo a Luís Miguel Barbosa Maia.

Texto do documento

Despacho 6544/2024



Luís Miguel Barbosa Maia nasceu em 23 de abril de 1971, sendo natural de Espinho.

Tendo em conta que é considerado, indubitavelmente, como um dos melhores jogadores portugueses de sempre na modalidade de Voleibol, tanto na variante indoor como na areia.

Considerando que, enquanto praticante, atingiu o auge da sua carreira, no Voleibol de Praia, em parelha com João Brenha, nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e Sidney (2000), nos quais conquistou dois brilhantes diplomas de quarto lugar, e em Atenas (2004), classificando-se num honroso 9.º lugar.

Tendo em conta que nos Jogos Olímpicos de Sidney foi escolhido para ser o porta-estandarte da comitiva portuguesa.

Considerando que conquistou mais de 80 títulos, repartidos entre o Voleibol e o Voleibol de Praia, destacando-se na disciplina de Voleibol, 16 Campeonatos Nacionais absolutos, 6 Supertaças de Portugal, 9 Taças de Portugal, 1 Taça da Federação Portuguesa de Voleibol, 1 Top Temas Cup e 1 Campeonato Europeu - FISEC e na disciplina de Voleibol de Praia, 8 Campeonatos Nacionais de 2x2, 2 Campeonatos Nacionais de 4x4, várias etapas do campeonato nacional, 2 vitórias nas etapas mundiais na Bélgica (Ostende, 1998) e na Rússia (Moscovo, 1999), e 1 vitória na etapa do Campeonato Europeu em Portugal (Espinho, 1994).

Tendo em conta que participou em 6 Campeonatos do Mundo em Voleibol de Praia.

Considerando que foi considerado o melhor defesa do Mundo em 2 Jogos Olímpicos consecutivos (Atlanta e Sidney).

Tendo em conta que tem 178 internacionalizações pela equipa nacional nas mais variadas competições de Voleibol e mais de 800 internacionalizações em Voleibol de Praia.

Considerando que foi escolhido para ser portador da tocha olímpica nos Jogos da Lusofonia em Macau.

Tendo em conta que foi capitão das seleções nacionais de juniores e de seniores e capitão e campeão nacional em dois clubes de referência do Voleibol nacional, o Sporting Clube de Portugal e o Sporting Clube de Espinho.

Considerando que, ao longo da sua carreira desportiva, recebeu muitas distinções atribuídas por várias instituições, nas quais se incluem: o prémio revelação do ano e atleta do ano, atribuído, várias vezes, pela Câmara Municipal de Espinho; o prémio Carreira Desportiva, atribuído pelo Comité Olímpico de Portugal em 2009; a medalha de Mérito, atribuída pelo Comité Olímpico de Portugal em 2016; a medalha de Valor Desportivo em Ouro da Cidade de Espinho Medalha de Honra da Cidade e Título de Cidadão de Espinho; o troféu Agência Lusa - Atleta do Ano, em 1996; o melhor Atleta Antena 1/Desporto, em 1996; o melhor jogador da etapa do Campeonato Europeu de Voleibol de Praia, em Espinho 1994; sócio de Mérito da Associação de Voleibol do Porto; a condecoração "Cidadão de Espinho", pela Câmara Municipal de Espinho; o prémio "Stromp" pelo Sporting Clube de Portugal; o prémio CNID (atleta revelação do ano); e o prémio "Reconhecimento" pelo CNID, em 2018.

Tendo em conta que foi considerado cinco vezes consecutivas o melhor jogador de Voleibol, através da atribuição do Troféu Gandula, pela Gazeta dos Desportos, e que, no decorrer da sua longa carreira, recebeu dezenas de prémios individuais nas competições onde participou, tais como: melhor jogador, melhor distribuidor, melhor defesa e melhor serviço.

Considerando que mantém profícua atividade no âmbito do desenvolvimento da sua modalidade de eleição tendo fundado, juntamente com João Brenha e o Professor Francisco Fidalgo, uma escola de Voleibol de Praia em Espinho, na praia Pop, onde ensina a prática da modalidade e organiza torneios semanais de 2x2.

Tendo em conta que é, atualmente, promotor de um dos maiores eventos de Voleibol do Mundo, a AMB Volleyball Cup, que se realiza em Espinho, Portugal, e que, em 2019 organizou, juntamente com o João Brenha, o primeiro Mundial de Masters em Espinho.

Considerando a longevidade ímpar e exemplar da sua carreira desportiva, tendo, em junho de 2023, no Centro Multimeios de Espinho, com a presença de diversas entidades, individualidades do mundo do desporto e amigos, Miguel Maia anunciado, com 52 anos de idade, o final da sua carreira desportiva como atleta de Voleibol.

Determino a atribuição da Medalha de Mérito Desportivo a Luís Miguel Barbosa Maia, nos termos dos artigos 3.º e 6.º do Decreto-Lei 55/86, de 15 de março.

11 de maio de 2024. - O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Miguel Pereira Dias.

317737076

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5775157.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda