A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4852-A/2024, de 3 de Maio

Partilhar:

Sumário

Determina a constituição do Painel de Avaliação Independente das candidaturas submetidas ao Aviso n.º 4/C02-i06/2024, que financia a segunda fase do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

Texto do documento

Despacho 4852-A/2024



Através do Aviso 2/C02-I06/2022, enquadrado no Investimento RE-C02-i06 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi possível garantir o financiamento adequado para a implementação do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), que se constitui um avanço sem precedentes na quantidade e qualidade do alojamento de estudantes do ensino superior e configura uma das maiores intervenções de sempre em instalações de ensino superior.

As propostas apresentadas e aprovadas no âmbito do PNAES permitirão aumentar a oferta pública atual a preços regulados, conforme previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), respondendo de forma integrada e a longo prazo às necessidades de alojamento acessível para os estudantes do ensino superior em todo o território nacional.

Os resultados do Aviso 2/C02/I06/2022 foram muito significativos, viabilizando a submissão de 245 candidaturas a financiamento, das quais 134 receberam avaliação positiva pelo Painel Independente, que conduziram à contratação/aprovação de 131 projetos de investimento no montante de 447 milhões de euros (antes de reprogramação), envolvendo 24 municípios, 30 instituições de ensino superior públicas e 6 empresas públicas do ramo do imobiliário e hospitalidade e entidades de solidariedade social.

A eclosão da Guerra na Ucrânia e o aumento exponencial dos custos associados ao setor da construção revelaram a necessidade de reforçar financeiramente os contratos outorgados no âmbito desta medida, o que foi aprovado pelo Conselho (Assuntos Económicos e Financeiros - ECOFIN) em 17 de outubro de 2023 no âmbito da proposta de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência apresentado por Portugal, e que conduz a uma dotação total de cerca de 516 milhões de euros, com 219 322 142 € destinados a operações da tipologia "Construção Nova" e 296 359 772 € destinados a operações das tipologias "Adaptação, Aquisição e Renovação".

Os contratos de financiamento atribuídos no âmbito do PNAES com financiamento PRR, apontam até 2026, para um reforço de 78 % de camas na capacidade atualmente instalada, com a construção de 33 novas residências (5857 novas camas) e a reabilitação de 98 edifícios (12 286 camas, das quais 5842 são camas novas e 6444 são camas reabilitadas).

Mas para resolver estruturalmente o problema do alojamento estudantil, que é hoje o principal constrangimento financeiro à frequência do ensino superior, importa manter a centralidade do investimento nesta área e preparar as condições para avançar rapidamente com a concretização de novos projetos no momento em que se verifiquem as condições orçamentais adequadas.

Nesse contexto, foi publicado em 1.03.2024 o Aviso 4/C02-i06/2024, que procede ao lançamento da segunda fase do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, financiando novos projetos de alojamento estudantil a custos acessíveis através de recursos não utilizados no financiamento de candidaturas aprovadas no quadro do Aviso 2/C02/I06/2022 e por outros recursos que eventualmente venham a ser recrutados para esta finalidade, garantindo financiamento imediato a diversos projetos e criando uma bolsa de reserva de projetos a financiar futuramente.

Nesse contexto, importa proceder à constituição de um painel de avaliação das candidaturas submetidas ao Aviso 4/C02-i06/2024, o que se concretiza pela emissão do presente despacho.

Assim, determino o seguinte:

1 - É constituído o painel de avaliação Independente das candidaturas submetidas ao Aviso 4/C02-i06/2024, que financia a segunda fase do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

2 - O painel de avaliação Independente tem como missão avaliar as candidaturas ao aviso em causa, sendo constituído pelas seguintes individualidades:

a) Ana Pinho, investigadora principal do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e anterior Secretária de Estado da Habitação, que coordena;

b) João Branco Pedro, investigador principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e chefe do Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais;

c) Maria da Conceição Bento, professora adjunta na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e anterior diretora-geral do Ensino Superior;

d) Paulo Jorge de Sousa Cruz, professor catedrático e presidente da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho;

e) José António Raimundo Mendes da Silva, professor associado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e membro da Equipa de Coordenação do Mestrado em Reabilitação de Edifícios da Universidade de Coimbra.

3 - Sempre que se revele necessário o painel de avaliação pode ainda contar com o apoio de peritos externos, incluindo para questões de âmbito financeiro, operacional e regulamentar ou legislativo, e pode solicitar a colaboração ou proceder à consulta das entidades relevantes para o objetivo do trabalho a desenvolver.

4 - A atividade dos elementos que integram o painel de avaliação independente nos termos do n.º 2 do presente despacho, bem como das entidades convidadas a participar nos trabalhos nos termos do número anterior, é remunerada de forma semelhante a processos externos de avaliação nos termos legais aplicáveis, sem prejuízo do pagamento de ajudas de custo e deslocações a que tenham direito, nos termos legais.

5 - O apoio logístico, administrativo, jurídico e financeiro necessário ao funcionamento do painel de avaliação independente é assegurado pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação.

6 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura, sem prejuízo da sua posterior publicação.

18 de abril de 2024. - O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Manuel de Almeida Alexandre.

317655599

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5734132.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda