A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma Dos Açores 1/2024/A, de 8 de Abril

Partilhar:

Sumário

Comissões Especializadas Permanentes.

Texto do documento

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 1/2024/A



Comissões Especializadas Permanentes

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores tem as comissões previstas no seu Regimento, nos termos do n.º 1 do artigo 73.º do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, na redação que lhe conferiu a Lei 2/2009, de 12 de janeiro.

Nos termos dos artigos 35.º e 41.º do Regimento da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, aprovado pela Resolução 15/2003/A, de 26 de novembro, na sua redação atual, o elenco, a composição e as matérias da competência das comissões especializadas permanentes são fixados por resolução da Assembleia Legislativa, não podendo o respetivo número ser inferior a quatro, e a sua composição deve corresponder às relações de voto dos partidos representados na Assembleia Legislativa, com um mínimo de 7 e um máximo de 13 deputados.

Assim, nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprova o seguinte:

Artigo 1.º

Elenco das comissões

O elenco das comissões especializadas permanentes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores é o seguinte:

a) Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;

b) Comissão de Política Geral;

c) Comissão de Assuntos Sociais;

d) Comissão de Economia.

Artigo 2.º

Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável exerce as suas competências de acompanhamento e de fiscalização política nas seguintes áreas:

Alterações climáticas;

Ambiente;

Assuntos constitucionais, estatutários e regimentais;

Bem-estar animal e recursos cinegéticos;

Comunicação social;

Energia;

Feriados regionais;

Insígnias honoríficas;

Ordenamento do espaço marítimo;

Ordenamento do território;

Organização e funcionamento da Assembleia Legislativa;

Organização política da Região;

Orla costeira;

Política de ocupação de solos;

Protocolo e luto regionais;

Recursos hídricos;

Reservas naturais e ecológicas;

Símbolos da Região.

Artigo 3.º

Comissão de Política Geral

A Comissão de Política Geral exerce as suas competências de acompanhamento e de fiscalização política nas seguintes áreas:

Administração pública, regional e local;

Arrendamento urbano;

Comunidades açorianas;

Concertação social e mecanismos de resolução alternativa de conflitos;

Construção europeia, sem prejuízo da competência, em razão da matéria, de outras comissões;

Cooperação regional;

Habitação e equipamentos;

Ordem e segurança públicas e proteção civil;

Organização administrativa da Região;

Prevenção e segurança rodoviárias;

Trabalho e formação profissional;

Tratados e acordos internacionais;

Urbanismo.

Artigo 4.º

Comissão de Assuntos Sociais

A Comissão de Assuntos Sociais exerce as suas competências de acompanhamento e de fiscalização política nas seguintes áreas:

Apoio a cidadãos com necessidades especiais;

Apoio à família e às migrações;

Apoio a idosos;

Atividade desportiva profissional e não profissional;

Atividade privada de saúde no seu relacionamento com o Serviço Regional de Saúde;

Ciência, investigação e inovação tecnológica;

Cultura;

Educação;

Igualdade de género e combate à discriminação;

Juventude;

Pobreza e exclusão social;

Prevenção e combate às dependências;

Promoção da infância;

Promoção de estilos de vida saudáveis;

Saúde e desporto escolar;

Saúde pública e comunitária;

Serviço Regional de Saúde;

Solidariedade e segurança social.

Artigo 5.º

Comissão de Economia

A Comissão de Economia exerce as suas competências de acompanhamento e de fiscalização política nas seguintes áreas:

Agricultura e pecuária;

Arrendamento rural;

Artesanato;

Comércio e indústria;

Competitividade e inovação empresarial;

Defesa do consumidor e da concorrência;

Desenvolvimento rural;

Finanças e sistema fiscal;

Florestas e produção florestal;

Marketing e publicidade;

Orçamento e contabilidade pública;

Parcerias público-privadas;

Património próprio e autonomia patrimonial da Região;

Pescas e aquicultura;

Planeamento e estatística;

Privatizações;

Remuneração complementar dos trabalhadores da administração regional;

Segurança alimentar;

Setor público empresarial regional;

Sistemas de incentivos;

Transportes e comunicações;

Turismo.

Artigo 6.º

Composição das comissões

1 - As comissões especializadas permanentes são compostas, cada uma, por 13 deputados, assim distribuídos:

a) O Partido Social Democrata (PSD) indica seis deputados para a primeira comissão especializada permanente a que presidir e cinco deputados para cada uma das comissões restantes;

b) O Partido Socialista (PS) indica seis deputados para a primeira comissão especializada permanente a que presidir e cinco deputados para cada uma das comissões restantes;

c) O Chega (CH) indica um deputado para cada comissão especializada permanente;

d) O Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP) integra duas comissões especializadas permanentes, indicando um deputado para cada uma delas;

e) O Partido Popular Monárquico (PPM), o Bloco de Esquerda (BE), a Iniciativa Liberal (IL) e o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) integram, cada um, uma comissão especializada permanente.

2 - O CDS-PP escolhe, logo após os grupos parlamentares do PSD, do PS e do CH, uma das duas comissões especializadas permanentes que integra.

3 - A seguir, o PPM, o BE, a IL e o PAN, por esta ordem, escolhem as primeiras comissões especializadas permanentes que integram.

4 - Posteriormente, o CDS-PP escolhe a segunda comissão especializada permanente que integra.

5 - O CDS-PP, o PPM, o BE, a IL e o PAN podem ainda participar, cada um, em mais uma comissão especializada permanente, de sua livre escolha, sem direito a voto.

6 - A participação referida no número anterior será considerada trabalho parlamentar, para todos os efeitos legais.

Artigo 7.º

Composição da Comissão Permanente

1 - A Comissão Permanente é composta pelo Presidente e Vice-Presidentes da Assembleia e por mais 22 deputados, sendo seis do PSD, sete do PS, três do CH, dois do CDS-PP, um do PPM, um do BE, um da IL e um do PAN.

2 - Na ausência do Presidente da Assembleia, a Comissão será presidida por um vice-presidente indicado por aquele.

3 - O Presidente e os Vice-Presidentes da Assembleia, enquanto membros da Comissão, serão substituídos, nas suas ausências, por deputado indicado pelo respetivo grupo parlamentar.

Artigo 8.º

Apoio técnico e administrativo

Cada comissão desta Assembleia Legislativa tem direito a usufruir de apoio técnico e administrativo, nos termos previstos na alínea a) do artigo 19.º do Decreto Legislativo Regional 36/2021/A, de 30 de novembro, que aprovou a Orgânica dos Serviços da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, alterado e republicado pelo Decreto Legislativo Regional 15/2022/A, de 2 de junho, e nos termos do n.º 2 do artigo 2.º do Decreto Legislativo Regional 8/2022/A, de 11 de abril, que aprovou a estrutura orgânica da Secretaria-Geral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, através da afetação de um assistente técnico e de um técnico superior, sob orientação direta do presidente de cada uma das comissões.

Artigo 9.º

Entrada em vigor e produção de efeitos

A presente resolução entra em vigor no dia seguinte à sua publicação e produz efeitos à data da sua aprovação.

Aprovada pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta, em 13 de março de 2024.

O Presidente da Assembleia Legislativa, Luís Carlos Correia Garcia.

117563988

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5708020.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 2003-11-26 - RESOLUÇÃO 15/2003/A - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL - AÇORES (Utilizar a partir de 12 de Agosto de 1989)

    Aprova o Regimento da Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

  • Tem documento Em vigor 2009-01-12 - Lei 2/2009 - Assembleia da República

    Aprova a terceira revisão do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, aprovado pela Lei n.º 39/80, de 5 de Agosto, e procede à sua republicação

  • Tem documento Em vigor 2021-11-30 - Decreto Legislativo Regional 36/2021/A - Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

    Orgânica dos Serviços da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

  • Tem documento Em vigor 2022-04-11 - Decreto Legislativo Regional 8/2022/A - Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

    Estrutura orgânica da Secretaria-Geral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

  • Tem documento Em vigor 2022-06-02 - Decreto Legislativo Regional 15/2022/A - Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

    Primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 36/2021/A, de 30 de novembro, que estabelece a orgânica dos serviços da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda