Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1114/2024, de 29 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Criação do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Uma Saúde - Integração entre Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde do Ambiente, do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar e da Faculdade de Economia, da Universidade do Porto

Texto do documento

Despacho 1114/2024

Sumário: Criação do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Uma Saúde - Integração entre Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde do Ambiente, do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar e da Faculdade de Economia, da Universidade do Porto.

Por despacho de 2 de setembro de 2022 do Reitor da Universidade do Porto, no uso da competência atribuída nos Estatutos da Universidade do Porto, após parecer favorável do Senado emitido em reunião de 28 de julho de 2022, foi aprovada, sob proposta dos Conselhos Científico e Pedagógico do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, por aplicação do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei 65/2018, de 16 de agosto, a criação do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Uma Saúde - Integração entre Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde do Ambiente, pela Universidade do Porto, através do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Economia, acreditado pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por decisão tomada a 21 de setembro de 2023 e registado pela Direção-Geral do Ensino Superior a 17 de novembro de 2023 sob o n.º R/A-Cr 159/2023, cuja estrutura curricular e plano de estudos seguidamente se publicam:

ANEXO

1 - Instituição de ensino: Universidade do Porto - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Faculdade de Economia

2 - Tipo de curso: Mestrado - 2.º ciclo

3 - Denominação: Uma Saúde - Integração entre Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde do Ambiente

4 - Grau ou diploma: Mestre

5 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessário à obtenção do grau ou diploma: 120 créditos ECTS

6 - Opções, ramos, áreas de especialização, especialidades ou outras formas de organização da estrutura curricular: Não aplicável.

7 - Estrutura curricular:

QUADRO N.º 1

Área científicaSiglaCréditos ECTS
ObrigatóriosOptativos
Artes e Humanidades/Arts and Humanities...ARTH1,5
Ciências da Saúde/Health Sciences...CS82,5
Economia/Gestão e Administração/Economics/Management and AdministrationECON/G-ADM6
Saúde Humana/Saúde Animal/Saúde Ambiental/Economia/Gestão e Administração/Human Health/Animal Health/Environmental Health/ Economics/Management and Administration...SH/SA/SAmb/
ECON/G-ADM
624
Subtotal...94,525,5
Total...120


8 - Observações:

O ciclo de estudos é composto por:

a) Um curso de mestrado, não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, a que correspondem 60 créditos ECTS (1.º ano), cuja aprovação confere um diploma de curso de mestrado, não conferente de grau, em Uma Saúde nos seus Contextos;

b) Uma unidade curricular de opção, de 1,5 ECTS, a realizar no 2.º ano, de entre a oferta formativa da U.Porto, na área científica Artes e Humanidades, mediante validação prévia da Comissão Científica do Ciclo de Estudos;

c) Uma dissertação de natureza científica, ou um trabalho de projeto, original e especialmente realizado para este fim, a que correspondem 58,5 do total dos 120 créditos ECTS e cuja defesa em provas públicas permitirá, juntamente com as restantes unidades curriculares que integram o ciclo de estudos, a obtenção do grau de mestre em Uma Saúde - Integração entre Saúde Humana, Saúde Animal e Saúde do Ambiente.

Os 24 ECTS de opção do 1.º ano serão completados através da realização de UC das áreas de Saúde Humana, Saúde Animal, Saúde Ambiental, Economia ou Gestão e Administração.

A língua de trabalho do mestrado é o inglês. No entanto, e atendendo a que as unidades curriculares de opção serão da responsabilidade de outros ciclos de estudos, a língua de trabalho das mesmas poderá ser o português.

The study cycle consists of:

a) A master's course, non-degree awarding, consisting of an organized set of curricular units corresponding to 60 ECTS credits (1st year), which approval confers a diploma from a master's course, non-degree awarding, in Health in its Contexts;

b) An option curricular unit, with 1,5 ECTS, to be carried out in the 2nd year, by choosing from among the training offer of the U.Porto, in the Arts and Humanities scientific area, upon prior validation by the Cycle of Studies' Scientific Committee;

c) A dissertation of a scientific nature, or a project work, original and specially made for this purpose, corresponding to 58,5 of the total of 120 ECTS credits and which defense in public examination will allow, along with the remaining curricular units that are part of the study cycle, to obtain the Master's Degree in One Health - Integrating Human Health, Animal Health and Environmental Health.

The set of 24 optional ECTS from the 1st year will be successfully completed with the realization of curricular units of the areas of Human Health, Animal Health, Environmental Health, Economics or Management and Administration.

The working language of the master's degree is English. However, given that the optional curricular units will be of the responsibility of others cycles of studies, their working language may be Portuguese.

QUADRO N.º 2

Unidade curricular
(1)
Área
científica
(2)
Ano
curricular
(3)
Organização
do ano curricular
(4)
Horas de trabalhoCréditos
(7)
Observações
(8)
Total
(5)
Contacto
(6)
TPTPPLTCSEOTOHoras totais
de contacto
Uma Saúde: a via para um Mundo mais Saudável/One Health Route for a Healthier World.CS1.º1.º Semestre...8121213
Opção A/Option A...SH/ SA/SAmb/ ECON/G-ADM1.º1.º Semestre...567Depende da UC escolhida/ Depends on the chosen curricular unit21Condicionada à formação prévia do estudante.
a)
Seminários e workshops/Seminars and workshops...SH/ SA/SAmb/ ECON/ G-ADM1.ºAnual...162426Tempo de contacto estimado.
Tutoriais/Tutorials...CS1.ºAnual...1624010506
Opção B/Option B...SH/ SA/SAmb/ ECON/G-ADM1.º2.º Semestre...81Depende da UC escolhida/ Depends on the chosen curricular unit3Condicionada à formação prévia do estudante.
a)
Economia de Uma Saúde/One Health Economics.ECON/G-ADM1.º2.º Semestre...16242426
Participação Social/Social EngagementCS1.º2.º Semestre...81205253
Bioética e Uma Saúde/One Health BioethicsCS1.º2.º Semestre...8128283
Monografia/Monograph...CS1.º2.º Semestre...24320209
Opção C/Option C...ARTH2.ºSemestral...40,5Depende da UC escolhida/ Depends on the chosen curricular unit1,5b)
Dissertação ou Projeto/Dissertation or Project.CS2.ºAnual...1 579,5404058,5


a) A realizar de entre a oferta de 2.º ciclo do ICBAS e da FEP nas áreas científicas designadas, mediante validação prévia da Comissão Científica do CE.

To be taken from among the 2nd cycle courses offered by ICBAS and FEP in the designated scientific areas, subject to previous validation by the Scientific Committee of the cycle of studies.

b) Anualmente será definido o semestre de funcionamento da Opção C, sendo que a escolha do estudante ficará sujeita a validação prévia da Comissão Científica do ciclo de estudos.

The operating semester of Option C will be defined annually, and the student's choice will be subject to prior validation by the study cycle's Scientific Committee.

10 de janeiro de 2024. - O Reitor, Prof. Doutor António de Sousa Pereira.

317251107

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5627203.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

  • Tem documento Em vigor 2018-08-16 - Decreto-Lei 65/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda