Louvor 23/2024
Sumário: Louva o inspetor-chefe do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Nuno Alexandre Alves Borges pela forma como desempenhou as suas funções na Task Force.
Louvo o inspetor-chefe Nuno Alexandre Alves Borges, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, pela forma competente, dedicada e empenhada como, desde setembro de 2022, por colocação em estrutura temporária (Task Force) do meu Gabinete, apoiou no planeamento e acompanhamento, contribuindo para a eficiente coordenação do processo de avaliação da correta aplicação do acervo Schengen em Portugal.
Este processo, conduzido numa lógica de exame pelos restantes Estados Schengen, constitui-se como uma forma de verificação do cumprimento e correta implementação de todas as disposições do acervo Schengen.
Além do trabalho de planeamento, coordenação e articulação prévia, as missões de avaliação decorreram, em Portugal, de acordo com o seguinte calendário:
i) Fronteiras Externas (Aéreas e Marítimas) e Gestão Integrada de Fronteiras - de 13 a 20 de novembro de 2022;
ii) Cooperação Policial - de 20 a 25 de novembro de 2022;
iii) Retorno - de 4 a 9 de dezembro de 2022;
iv) SIS/SIRENE - de 11 a 16 de dezembro de 2022;
v) Proteção de Dados - de 22 a 26 de janeiro de 2023;
vi) Política Comum de Vistos - de 18 a 24 de abril de 2023.
Do trabalho desenvolvido pelo inspetor-chefe Nuno Borges, salienta-se o empenho na preparação de todas as áreas avaliadas no seio do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, com especial destaque para a missão de Retorno, na qual teve preponderante acuidade, contribuindo, com a sua atenta, pormenorizada e perspicaz análise, para que os resultados nessa área tivessem um impacto mais positivo para Portugal.
Imbuído de elevado espírito de missão e vontade de bem servir em todas as circunstâncias, o inspetor-chefe Nuno Borges, abraçou este desafio e desígnio nacional com bravura e coragem, revelando permanente disponibilidade e energia, notável aptidão técnica e profissional e exímia capacidade de trabalho, evidenciando, ao longo de todo este processo, um inexcedível sentido de responsabilidade, provado esforço e grande dedicação em serviço de segurança pública.
Pelas excecionais qualidades físicas e morais e pelo elevado sentido de dever e lealdade que sempre assinalou, cumpre reconhecer, através deste público louvor, que os serviços prestados pelo inspetor-chefe Nuno Alexandre Alves Borges se consideram extraordinariamente relevantes, importantes e distintos, constituindo uma fonte de prestígio para o meu Gabinete e para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
20 de setembro de 2023. - O Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo João Lopes do Rêgo Vizeu Pinheiro.
317013753
Louvor 23/2024, de 19 de Janeiro
- Corpo emitente: Presidência do Conselho de Ministros - Gabinete do Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna
- Fonte: Diário da República n.º 14/2024, Série II de 2024-01-19
- Data: 2024-01-19
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Louva o inspetor-chefe do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Nuno Alexandre Alves Borges pela forma como desempenhou as suas funções na Task Force
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5618645.dre.pdf .
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5618645/louvor-23-2024-de-19-de-janeiro