A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 20/2024, de 16 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva os profissionais do Centro Hospitalar do Médio Tejo, E. P. E.

Texto do documento

Louvor 20/2024

Sumário: Louva os profissionais do Centro Hospitalar do Médio Tejo, E. P. E.

Louva os Profissionais do Centro Hospitalar do Médio Tejo, E. P. E.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, E. P. E. (CHMT) foi criado em 2001. O CHMT veio integrar, numa mesma entidade, três unidades hospitalares localizadas em distintas geografias e que dispõem de valências assistenciais distintas e complementares: a Unidade Hospitalar Dr. Manoel Constâncio, em Abrantes, a Unidade Hospitalar Nossa Senhora da Graça, em Tomar, e a Unidade Hospitalar Rainha Santa Isabel, em Torres Novas.

Na génese do CHMT, há 22 anos, esteve um modelo de integração horizontal dos cuidados de saúde, que procurou um reforço, articulação e complementaridade técnica e assistencial entre as três unidades hospitalares. Procurou-se rentabilizar a capacidade instalada de cada uma das unidades, para assim servir uma população de 251 mil utentes e uma área de abrangência de

15 concelhos, cada um deles com a sua realidade específica.

O CHMT tem como missão a prestação de cuidados de saúde diferenciados, com eficiência e qualidade, em articulação com outros serviços de saúde e sociais da comunidade. Essa é a marca que deixa, para memória futura, em mais de duas décadas de história, graças aos seus 2.350 profissionais que, diariamente, dão o melhor de si para prestar os melhores cuidados de saúde aos seus utentes.

Ao longo da sua história, foram muitos os desafios ultrapassados. Atualmente, a instituição posiciona-se em lugar cimeiro na diferenciação e humanização dos cuidados, não obstante os desafios estruturais da região nas áreas da literacia, da densidade populacional, da desertificação e do envelhecimento da população.

A pandemia por COVID-19 impôs sacrifícios hercúleos aos profissionais de saúde do CHMT. A instituição esteve fora dos holofotes mediáticos devido à sua posição geográfica mais periférica, mas acolheu e tratou com a máxima diferenciação doentes transferidos de unidades hospitalares de todo o país, dando um forte contributo para a resposta do Serviço Nacional de Saúde.

A recuperação da atividade suspensa após o controlo da COVID-19, com a superação de todos os indicadores assistenciais, é demonstrativa do empenho dos profissionais do CHMT.

E, durante o ano de 2023, o esforço dos profissionais para ultrapassar os constrangimentos das escalas médicas, tem sido exemplar, constituindo mais um exemplo da dedicação dos trabalhadores desta Instituição.

No próximo dia 31 de dezembro de 2023, chega ao fim a história do CHMT - e no dia seguinte começa um novo capítulo na saúde da região, com a entrada em atividade da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, que integra o CHMT e o Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo. Este é um passo natural para a instituição, já que desde o primeiro dia de atividade que os profissionais do CHMT demonstraram que a integração dos cuidados de saúde é uma mais-valia para a população.

Neste momento da história em que o CHMT cessa a atividade com essa designação, impõe-se formalizar um ato de homenagem. O Conselho Consultivo do CHMT, por proposta do Conselho de Administração, deliberou atribuir um Louvor a todas e a todos os profissionais do CHMT que, ao longo da sua história, colaboraram com a Instituição.

Este reconhecimento é justo e devido pela dedicação e profissionalismo destes profissionais, e materializa a importância do trabalho que desenvolveram para a sociedade como um todo e, em particular, para a região e população do Médio Tejo. É, também, um ato de valorização pública e reconhecimento da forma como os trabalhadores do CHMT souberam, desde o primeiro momento, ao longo de várias gerações e categorias profissionais, corporizar uma Instituição que fez a diferença na vida de muitos dos seus utentes, como se demonstraram neste último ano, uma resiliência inabalável fazendo todos os esforços para evitar, a todo o custo, o encerramento de qualquer uma das cinco urgências que dispõe.

A forma como os colaboradores e colaboradoras assumiram o cumprimento de uma missão que transpõe as paredes de um Hospital é a verdadeira alma da instituição, que seguirá intocada para um vibrante novo capítulo da história da saúde nesta região. A todos e todas, um elevado, bem-haja.

29 de dezembro de 2023. - O Vogal do Conselho de Administração, Dr. Carlos Alberto Coelho Gil.

317209011

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5613243.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda