Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12969/2023, de 19 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Condecora com a Medalha de Serviços Distintos, grau ouro, a Embaixadora Ioana Bivolaru

Texto do documento

Despacho 12969/2023

Sumário: Condecora com a Medalha de Serviços Distintos, grau ouro, a Embaixadora Ioana Bivolaru.

A Senhora Embaixadora Ioana Bivolaru vem mantendo e estimulando um excelente relacionamento institucional com as Forças Armadas, no desempenho, altamente honroso e brilhante, das funções de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Roménia na República Portuguesa, desde 24 de junho de 2016.

Diplomata com particular aptidão e assinalável propensão para os assuntos de defesa, demonstrou especial proximidade e cuidada atenção aos aspetos castrenses, procurando o estreitamento e a potenciação das relações institucionais entres as Forças Armadas Portuguesas e Romenas, nomeadamente acompanhando e incentivando as respetivas atividades.

O seu dinamismo foi notório no tocante à presença das Forças Armadas Portuguesas na Roménia, com destaque para as Forças Nacionais Destacadas em missões NATO, no quadro da Tailored Forward Presence e da Enhanced Vigilance Activities, ou em contexto bilateral, de cooperação de Forças de Operações Especiais.

Releva-se, de igual modo, o papel fundamental que a Sra. Embaixadora Ioana Bivolaru teve para que a Roménia participe ativamente no Centro de Excelência GEOMETOC localizado em Lisboa, e também no âmbito da transferência de tecnologia dos caças F-16 portugueses para a Roménia. Transferência que representa um marco significativo na relação bilateral dos dois países, não apenas porque fortaleceu as capacidades de defesa da Roménia, mas porque também demonstrou a capacidade tecnológica das Forças Armadas Portuguesas, e a confiança que inspiram.

Possuidora de apurada sensibilidade diplomática, de elevado espírito de cooperação e perfeita perceção das envolventes nacional e internacionais, pautou sempre a sua conduta por excelentes relações humanas e institucionais, cultivando uma postura afável e de colaboração, sendo consequentemente digna da estima, consideração e respeito das pessoas com que privou, em que se incluem as chefias militares.

Decorrente do exposto, é de inteira justiça e manifesta oportunidade o reconhecimento público da irrepreensível postura institucional e pessoal da Senhora Embaixadora, pautada por elevadíssimo sentido de serviço, disponibilidade, cordialidade, proatividade e empatia. Assim, devem os serviços por si prestados ser considerados extraordinários, relevantes e distintíssimos, de que resultaram honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas.

Presente quanto precede, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 13.º, 14.º, 18.º e 19.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, a Senhora Embaixadora Ioana Bivolaru.

14 de julho de 2023. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Nunes da Fonseca, General.

317146091

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5587146.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda