A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11900/2023, de 22 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Aprova o Regulamento para Atribuição do Título de Perito em Ensino Não Presencial pelo Instituto Politécnico de Lisboa

Texto do documento

Despacho 11900/2023

Sumário: Aprova o Regulamento para Atribuição do Título de Perito em Ensino Não Presencial pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Considerando que:

As instituições de ensino superior, na sequência da fase pandémica, conseguiram desenvolver uma significativa e vasta experiência na implementação e desenvolvimento de programas no âmbito do ensino não presencial, revelando uma grande capacidade de adaptação.

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a coberto do Despacho 16/2022, de 21 setembro, estabeleceu os critérios para avaliação das propostas de ciclos de estudos com componentes de ensino não presencial.

Assim, ouvido o Conselho Permanente e após consulta pública, nos termos dos artigos 99.º a 101.º do Código do Procedimento Administrativo, homologo, no uso das competências legalmente determinadas, designadamente o disposto na alínea o) do n.º 1 do artigo 92.º da Lei 62/2007, de 10 setembro (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior), conjugado com o disposto na alínea o) do n.º 1 do artigo 26.º dos Estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa, publicados pelo Despacho Normativo 20/2009, de 21 maio, alterado pelo Despacho Normativo 16/2014, de 10 de novembro, o Regulamento para atribuição do título de perito em ensino não presencial pelo Instituto Politécnico de Lisboa, que é publicado em anexo ao presente despacho.

8 de novembro de 2023. - O Presidente do IPL, Prof. Doutor Elmano da Fonseca Margato.

ANEXO

Artigo 1.º

Objeto

O presente regulamento aprova o procedimento de atribuição do título de Perito em Ensino não Presencial pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

Artigo 2.º

Procedimento de titulação

O procedimento de titulação de Perito em Ensino não Presencial, atribuído pelo IPL, tem como objetivo reconhecer as competências pedagógicas em ambientes digitais de docentes, tendo em vista a sua integração em equipas que promovam a criação e desenvolvimento de cursos em regime de e-Learning ou b-Learning.

Artigo 3.º

Requisitos para atribuição do título de Perito em Ensino não Presencial

1 - O reconhecimento da formação em competências avançadas em ensino não presencial é conferido a detentores de formação prevista em programas de doutoramento, mestrado e pós-graduação na área da educação digital, com o mínimo de 60 ECTS, ministradas em Instituições de Ensino Superior.

2 - Os candidatos que não possuem as qualificações académicas previstas no número anterior podem, no processo de candidatura, fazer prova documental por meio do currículo vitae, demonstrando terem adquirido capacitação para o desenvolvimento de competências pedagógicas em ambientes digitais.

Artigo 4.º

Instrução do Pedido

1 - O requerimento dos candidatos à atribuição de título de Perito em Ensino não Presencial é dirigido ao Presidente do IPL.

2 - O requerimento referido no número anterior deve ser acompanhado do(s) diploma(s), certificado(s) académicos e outros documentos relevantes para a atribuição do título.

Artigo 5.º

Atribuição do título

1 - A decisão de atribuição do título previsto no presente regulamento compete ao Presidente do IPL ou a quem for delegada esta competência.

2 - Recebido o requerimento e registada a respetiva entrada, o processo é remetido ao Grupo de Ensino a Distância do Politécnico de Lisboa (EaD@IPL), a quem compete analisar a documentação entregue e emitir parecer fundamentado relativo à atribuição do título no prazo máximo de 30 dias úteis após a receção do requerimento.

3 - No prazo máximo de 10 dias úteis após emissão do parecer por parte do grupo EaD@IPL, o Presidente do IPL decide relativamente à atribuição do título requerido.

4 - Decorrido o prazo referido no número anterior sem que tenha sido proferida decisão final, considera-se tacitamente indeferido o requerimento.

5 - O resultado devidamente fundamentado é enviado ao requerente, sendo o resultado expresso por "Deferido" ou "Indeferido".

Artigo 6.º

Certificado

O título de Perito em Ensino não Presencial é titulado por certificado emitido pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Artigo 7.º

Emolumentos

1 - Com a apresentação do requerimento do título de Perito em Ensino não Presencial, são devidos emolumentos no valor de 120 euros.

2 - Estão isentos do pagamento referido no número anterior, os docentes ou funcionários vinculados ao IPL.

3 - A emissão do certificado requer o pagamento de emolumentos no valor de 50 euros.

Artigo 8.º

Entrada em Vigor

O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação no Diário da República.

317051078

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5557847.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2007-09-10 - Lei 62/2007 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico das instituições de ensino superior, regulando designadamente a sua constituição, atribuições e organização, o funcionamento e competência dos seus órgãos e ainda a tutela e fiscalização pública do Estado sobre as mesmas, no quadro da sua autonomia.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda