Louvor 421/2023
Sumário: Louva o Capitão da Guarda Nacional Republicana Edgar Gonçalves Fernandes.
O Capitão Edgar Gonçalves Fernandes, da Guarda Nacional Republicana (NM 2080015), desempenhou, ao longo de mais de dois anos, de forma proficiente e muito dedicada, as funções de comandante do Destacamento da GNR na Assembleia da República, subunidade que integra o Serviço de Segurança.
Possuidor de uma extraordinária competência profissional e de assinaláveis conhecimentos na área de segurança, proteção e resiliência de infraestruturas, revelou sempre grande coragem e sentido do dever, na forma como liderou o seu efetivo, emprestando um importante contributo ao reforço do comprometimento individual dos militares para o cumprimento da missão, traduzido na manutenção de um Parlamento tranquilo e seguro.
Com especial capacidade de organização, o Capitão Edgar Fernandes demonstrou particular aptidão de gestão dos recursos colocados à sua disposição, ajustando-os eficientemente aos mais variados desafios que enfrentou, designadamente por força da pandemia da COVID-19 e da flutuação do efetivo que constitui o Destacamento da GNR na Assembleia da República. Através da afirmação constante de elevados dotes de caráter e de uma ação de comando extraordinariamente atenta e próxima dos escalões subordinados, revelando sempre grande preocupação no alinhamento com as orientações estratégicas do oficial de segurança, foi capaz de melhorar substancialmente a qualidade do produto operacional, no cumprimento das tarefas legalmente atribuídas a esta subunidade, com especial destaque para a segurança periférica das instalações, a segurança dos trabalhos parlamentares e dos Deputados, membros do Governo e demais entidades que visitam o Parlamento português, bem como a prestação de honras militares.
Pelo conjunto de excecionais qualidades e virtudes militares evidenciadas, de entre as quais se destacam o espírito de sacrifício e de obediência, a lealdade e a abnegação, é o Capitão Edgar Fernandes merecedor que os serviços por si prestados à Assembleia da República sejam publicamente reconhecidos e qualificados como muito relevantes e de extraordinário mérito.
3 de outubro de 2023. - O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
316947448
Louvor 421/2023, de 24 de Outubro
- Corpo emitente: Assembleia da República - Gabinete do Presidente
- Fonte: Diário da República n.º 206/2023, Série II de 2023-10-24
- Data: 2023-10-24
- Parte: B
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Louva o Capitão da Guarda Nacional Republicana Edgar Gonçalves Fernandes
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5527131.dre.pdf .
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5527131/louvor-421-2023-de-24-de-outubro