A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 281-A/2023, de 13 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Declara a instalação das subsecções especializadas dos tribunais centrais administrativos

Texto do documento

Portaria 281-A/2023

de 13 de setembro

Sumário: Declara a instalação das subsecções especializadas dos tribunais centrais administrativos.

A otimização da eficiência da jurisdição administrativa e fiscal é uma prioridade do XXIII Governo Constitucional, tornando a Justiça mais célere e mais próxima, contribuindo para melhorar a sua qualidade, aumentando a confiança dos cidadãos e das empresas na Justiça, o que constitui, justamente, um dos desígnios a perseguir que, ademais, se revela crucial ao desenvolvimento social e económico do País.

A concretização destes objetivos impôs a implementação de uma reforma nesta jurisdição, que atua em cinco eixos estratégicos, como a melhoria da gestão judiciária, a simplificação e agilização processuais, a transformação digital, os recursos humanos e a otimização do desempenho dos tribunais superiores. É nestes que se situam, atualmente, os maiores desafios, em virtude do elevado volume processual e da complexificação do Direito Administrativo e do Direito Tributário, que exigem uma resposta qualificada por parte dos tribunais superiores, sendo a aposta na especialização uma medida com vista ao incremento da sua eficiência, e um fator potenciador de uma maior qualidade das decisões proferidas pelos tribunais da jurisdição administrativa e fiscal.

Esta promoção da especialização nos tribunais superiores concretiza, igualmente, uma das reformas previstas no Plano de Recuperação e Resiliência, num contexto do aumento da eficiência dos tribunais administrativos e fiscais.

Assim, e à semelhança do que ocorreu nos tribunais de primeira instância em 2019, consagrou-se, no artigo 32.º do Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais, alterado pelo Decreto-Lei 74-B/2023, de 28 de agosto, a criação de subsecções especializadas nos tribunais centrais administrativos.

Esta alteração, que agora importa concretizar, tem como objetivos robustecer a capacidade de resposta da jurisdição administrativa e fiscal, otimizar o respetivo funcionamento, aprofundando a aposta na especialização, enquanto fator potenciador de uma maior celeridade e qualidade das decisões proferidas pelos tribunais desta jurisdição, no sentido de acompanhar a crescente complexidade técnico-jurídica de determinados litígios, que convocam a aplicação de um quadro de princípios e de normas muito particulares, assim se oferecendo uma resposta judiciária altamente qualificada, agora ao nível da segunda instância, a este tipo de contencioso.

Cumpre agora à luz do disposto no artigo 7.º, n.º 3, do Decreto-Lei 74-B/2023, de 28 de agosto, declarar a instalação das referidas subsecções.

Assim, manda o Governo, pela Ministra da Justiça, ao abrigo do disposto no referido artigo 7.º, n.º 3, do Decreto-Lei 74-B/2023, de 28 de agosto, o seguinte:

Artigo 1.º

Instalação das subsecções

Encontrando-se reunidas as condições necessárias ao seu funcionamento, declara-se, pela presente portaria, instaladas as seguintes subsecções, com efeitos a 14 de setembro de 2023:

a) Subsecção administrativa comum do Tribunal Central Administrativo Sul, com sede em Lisboa;

b) Subsecção administrativa social do Tribunal Central Administrativo Sul, com sede em Lisboa;

c) Subsecção de contratos públicos do Tribunal Central Administrativo Sul, com sede em Lisboa;

d) Subsecção tributária comum do Tribunal Central Administrativo Sul, com sede em Lisboa;

e) Subsecção de execução fiscal e de recursos contraordenacionais do Tribunal Central Administrativo Sul, com sede em Lisboa;

f) Subsecção administrativa comum do Tribunal Central Administrativo Norte, com sede no Porto;

g) Subsecção administrativa social do Tribunal Central Administrativo Norte, com sede no Porto;

h) Subsecção de contratos públicos do Tribunal Central Administrativo Norte, com sede no Porto;

i) Subsecção tributária comum do Tribunal Central Administrativo Norte, com sede no Porto;

j) Subsecção de execução fiscal e de recursos contraordenacionais do Tribunal Central Administrativo Norte, com sede no Porto.

Artigo 2.º

Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor a 14 de setembro de 2023.

A Ministra da Justiça, Catarina Teresa Rola Sarmento e Castro, em 12 de setembro de 2023.

116851713

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5482213.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2023-08-28 - Decreto-Lei 74-B/2023 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera o Estatuto dos Tribunais Administrativos e Fiscais, o Código de Procedimento e de Processo Tributário e o regime das secções de processo executivo do sistema de solidariedade e segurança social

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda