Louvor 368/2023
Sumário: Concessão de louvor de serviços distintos à superintendente-chefe M/100087, Paula Cristina da Graça Peneda.
Louvo a Superintendente-chefe M/100087, Paula Cristina da Graça Peneda, pela qualidade do seu desempenho nas funções de comandante do Comando Metropolitano do Porto (COMETPOR) da Polícia de Segurança Pública (PSP), que exerce desde 1 de março de 2020.
A Superintendente-chefe Paula Peneda, a primeira mulher polícia a assumir o comando de um comando metropolitano, fê-lo com a naturalidade resultante da respetiva nomeação se constituir como apenas mais um degrau no seu percurso profissional, numa instituição em que o género é irrelevante para a progressão na carreira.
Na relação com o signatário sempre se pautou por uma frontalidade e lealdade inatacáveis, características da sua sólida formação moral, contribuindo assim para a construção de um ambiente profissional são e elevado.
Logo no início da sua nomeação nas funções em questão, instalou-se a pandemia por COVID-19, que colocou enormes e inesperados desafios à PSP. Num cenário de elevada incerteza, desconhecimento e receio, em que a zona norte do nosso país foi especialmente fustigada pela pandemia (e, em consequência, o nosso efetivo do COMETPOR), a Superintendente-chefe Paula Peneda soube manter a serenidade e a liderança necessárias para que o pessoal sob o seu comando cumprisse cabalmente as novas missões atribuídas à PSP, resultantes da implementação do estado de emergência entretanto imposto.
No âmbito da segurança dos fenómenos desportivos, num cenário de risco elevado, planeou e executou um policiamento inovador da cidade do Porto, em 14 de maio de 2022, na Avenida dos Aliados, aquando da realização dos festejos da conquista do título de campeão nacional de futebol da Liga Portugal Bwin, conquistado pelo Futebol Clube do Porto, que se revelou adequado e permitiu que o evento decorresse em segurança e sem registo de qualquer ocorrência digna de relevo. Salienta-se que os festejos em questão ocorreram numa conjuntura especialmente complexa, pois 6 dias antes, no decorrer de festejos espontâneos, na zona do Estádio do Dragão, no Porto, verificaram-se desordens e agressões entre adeptos, que resultaram na morte de um deles.
Face ao seu desempenho à frente do Comando Metropolitano do Porto da PSP, pelas suas qualidades pessoais, competência e dedicação à causa pública, a Superintendente-chefe M/100087, Paula Peneda, prestigiou e dignificou a PSP, afigurando-se de inteira justiça e merecimento a concessão do presente louvor, e que os serviços prestados devem ser considerados extraordinariamente importantes e distintos.
25 de agosto de 2023. - O Diretor Nacional, Manuel Augusto Magina da Silva, Superintendente-Chefe.
316810646
Louvor 368/2023, de 11 de Setembro
- Corpo emitente: Administração Interna - Polícia de Segurança Pública - Direção Nacional
- Fonte: Diário da República n.º 176/2023, Série II de 2023-09-11
- Data: 2023-09-11
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Concessão de louvor de serviços distintos à superintendente-chefe M/100087, Paula Cristina da Graça Peneda
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5478151.dre.pdf .
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5478151/louvor-368-2023-de-11-de-setembro