Deliberação 827/2023, de 29 de Agosto
- Corpo emitente: Saúde - INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.
- Fonte: Diário da República n.º 167/2023, Série II de 2023-08-29
- Data: 2023-08-29
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Aprovação da lista de medicamentos essenciais de natureza crítica, prevista no artigo 6.º da Portaria 235/2023, de 27 de julho.
O Conselho Diretivo do INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. (INFARMED, I. P.), considerando que:
A. A Portaria 235/2023 de 27 de julho definiu os critérios de criticidade de medicamentos essenciais que justificam a aplicação de medidas específicas, de forma a garantir o acesso e a manutenção no mercado nacional desses medicamentos, promovendo o interesse da indústria farmacêutica no seu fabrico e comercialização, e fomentando a sua disponibilidade em Portugal.
B. O artigo 6.º do referido diploma legal prevê que compete ao conselho diretivo do INFARMED, I. P. proceder à elaboração e monitorização da lista de medicamentos essenciais de natureza crítica prevista no artigo 6.º da Portaria 35/2023, de 26 de janeiro, e que são sujeitos à aplicação de medidas específicas.
C. A lista de medicamentos essenciais é publicada por Denominação Comum Internacional (DCI) e por forma farmacêutica e, que será revista e atualizada com periodicidade mínima anual, ou sempre que se considere necessário.
Assim, ao abrigo do n.º 2 do artigo 6.º da Portaria 235/2023 de 27 de julho e no artigo 5.º do Decreto-Lei 46/2012, de 24 de fevereiro, na sua atual redação, delibera:
1 - Aprovar a lista de medicamentos essenciais de natureza crítica prevista no artigo 6.º da Portaria 35/2023, de 26 de janeiro e que consta em anexo à presente deliberação, da qual faz parte integrante;
2 - A presente Deliberação entra em vigor com a sua publicação na página eletrónica do INFARMED, I. P.;
27 de julho de 2023. - O Conselho Diretivo: Dr. Rui Santos Ivo, presidente - Dr. Carlos Alves, vice-presidente - Dr.ª Érica Viegas, vogal.
ANEXO
Lista de medicamentos essenciais de natureza crítica
(por denominação comum internacional)
(ver documento original)
316744453
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5463684.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2012-02-24 - Decreto-Lei 46/2012 - Ministério da Saúde
Aprova a orgânica do INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.
Ligações para este documento
Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5463684/deliberacao-827-2023-de-29-de-agosto