A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7673-C/2023, de 24 de Julho

Partilhar:

Sumário

Alteração da designação do centro cultural português em Díli para «Centro Cultural Jorge Sampaio»

Texto do documento

Despacho 7673-C/2023

Sumário: Alteração da designação do centro cultural português em Díli para «Centro Cultural Jorge Sampaio».

Através do Despacho Conjunto 206/2000, de 23 de fevereiro, foi criado o centro cultural português em Díli, com a designação «Instituto Camões - Centro Cultural Português».

Os centros culturais portugueses consubstanciam espaços de cultura cuja principal finalidade é promover a língua e a cultura portuguesas, contribuindo igualmente para a prossecução dos objetivos norteadores da ação cultural externa, designadamente a promoção de valores democráticos.

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio teve um papel fulcral e decisivo na defesa e visibilidade da causa da independência de Timor-Leste no seio da comunidade internacional, promovendo ativamente a consagração do direito à autodeterminação do povo timorense e o pleno respeito das suas liberdades e direitos fundamentais.

O valioso contributo do Presidente Jorge Sampaio em prol da resistência contra a dominação estrangeira e da luta pela independência de Timor-Leste é amplamente reconhecido e valorizado pelo povo de Timor-Leste, bem como pela comunidade internacional em geral.

Face ao que antecede, altera-se a designação do centro cultural português em Díli para «Centro Cultural Jorge Sampaio».

Assim, nos termos do disposto do n.º 2 do artigo 8.º dos estatutos do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., aprovados em anexo à Portaria 194/2012, de 20 de junho, na sua redação atual, a Ministra da Presidência, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e o Ministro das Finanças determinam o seguinte:

1 - Alterar o n.º 1 do Despacho Conjunto 206/2000, de 23 de fevereiro, que passa a ter seguinte redação:

«1 - É criado um centro cultural português em Díli, que adota a designação «Centro Cultural Jorge Sampaio».

2 - O presente despacho produz efeitos na data da sua assinatura.

21 de julho de 2023. - A Ministra da Presidência, Mariana Guimarães Vieira da Silva. - O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Titterington Gomes Cravinho. - O Ministro das Finanças, Fernando Medina Maciel Almeida Correia.

316709923

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5421631.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda