Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 311/2023, de 30 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva e concede a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe ao Coronel de Transmissões Antonino Melchior Pereira de Melo

Texto do documento

Portaria 311/2023

Sumário: Louva e concede a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe ao Coronel de Transmissões Antonino Melchior Pereira de Melo.

Louvo, por proposta do presidente do conselho diretivo do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), o 08929484, Coronel de Transmissões, Antonino Melchior Pereira de Melo, pela elevada competência técnico-profissional e pelas relevantes qualidades pessoais e virtudes militares por si demonstradas enquanto diretor do Centro de Apoio Social do Porto (CASP), cargo que superiormente exerceu entre 5 de setembro de 2016 e 31 de dezembro de 2022.

Ao longo de mais de seis anos ao serviço do IASFA, o Coronel Pereira de Melo desempenhou as suas funções com grande inteligência, elevada competência e exemplar espírito de missão, liderando o CASP de forma muito serena e gerindo os serviços que presta com notável eficiência, eficácia e sentido de responsabilidade.

Contribuiu para este extraordinário desempenho a sua sólida formação militar e larga experiência profissional, conjugada com uma invulgar capacidade de análise, honesta, ponderada e transparente, traduzida nas propostas que apresentou superiormente com soluções sempre muito sensatas, ajustadas e oportunas, com o objetivo de otimizar as estruturas e serviços do CASP, traduzidos em estudos de reajustamento das respostas sociais através da Messe e da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), plenos de elevada pertinência e sensibilidade social.

Releva-se a proposta que apresentou relativa à restruturação do local de apoio médico (SAMED) do CASP, numa área que se encontrava subaproveitada, com a vantagem de se ampliar a capacidade de alojamento temporário do CAS. Merece igual destaque o apoio que prestou à Direção dos Serviços de Ação Social Complementar (DSASC), nas diferentes fases da gestão dos processos de arrendamento dos prédios do IASFA localizados na cidade do Porto, incluindo o acompanhamento das situações de maior sensibilidade social.

Já no âmbito do turismo e lazer, assegurou junto dos beneficiários a promoção das respostas do CASP relativamente à sua messe e residência universitária, ação que contribuiu para a vitalidade destas valências e para o elevado grau de satisfação manifestado.

Todavia, foi a gestão dos equipamentos sociais SAMED e ERPI, extremamente desafiante no período agudo de pandemia da COVID-19, que fizeram sobressair as excecionais qualidades pessoais e profissionais do Coronel Antonino Melo. Neste âmbito, tudo fez para manter a normalidade possível dos serviços, atuando sob fortes constrangimentos de ordem sanitária, tendo logrado manter o apoio aos residentes e garantir uma comunicação institucional individualizada às famílias e uma presença em todos os momentos.

Através do seu exemplo, abnegação e serenidade demonstrada, conseguiu, conjuntamente com a sua competente equipa, antecipar-se às contrariedades, propor e adotar as soluções mais ajustadas a cada situação, ultrapassando dificuldades, algumas decorrentes da limitação de recursos que se verificou, nomeadamente em pessoal qualificado.

O Coronel Antonino Melo é um distinto Oficial, muito disciplinado, que cultiva o espírito de obediência e a lealdade como valores da sua conduta profissional, dotado de uma personalidade afável, ponderada e humana, que, ao transitar para a situação de reserva fora da efetividade de serviço, merece, muito justamente, que se releve publicamente o seu extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, que o tornaram merecedor da estima e consideração de todos os que com ele privaram, tendo os serviços por si prestados contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do IASFA e do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e no n.º 2 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, na sua atual redação, concedo a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe ao 08929484, Coronel de Transmissões, Antonino Melchior Pereira de Melo.

9 de junho de 2023. - A Ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Chaves Carreiras.

316571242

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5394644.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda