A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar 31/93, de 8 de Outubro

Partilhar:

Sumário

ALTERA O DECRETO REGULAMENTAR NUMERO 10/93, DE 27 DE ABRIL, QUE APROVA O ESTATUTO DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA RELATIVAMENTE AO FUNCIONAMENTO DO CONSELHO SUPREMO DESTA INSTITUIÇÃO.

Texto do documento

Decreto Regulamentar n.° 31/93

de 8 de Outubro

O dinamismo de que a actuação da Cruz Vermelha Portuguesa se reveste e a multiplicidade de relações contratuais que constitui, com vista ao cumprimento dos seus objectivos, torna necessário, para obstar ao surgimento de prejuízos financeiros relevantes, quer para a instituição, quer para todos aqueles que com ela contratam, garantir-lhe os meios indispensáveis ao cabal cumprimento dos seus desígnios.

Essencial à prossecução das actividades da instituição é o exercício de funções estatutariamente cometidas à assembleia geral, cuja constituição e funcionamento se encontram condicionados pela publicação do regulamento geral de funcionamento da Cruz Vermelha Portuguesa, o qual se encontra em fase de elaboração. Assim, impõe-se a afectação, neste período transitório, a outro órgão institucional e igualmente representativo da Cruz Vermelha Portuguesa dos poderes cujo não exercício poderia implicar a paralisação da instituição.

A mesma razão justifica a preocupação de assegurar a possibilidade de funcionamento do conselho supremo, com a constituição determinada pelo n.° 3 do artigo 13.° do Decreto-Lei n.° 164/91, de 7 de Maio, até que seja possível a sua substituição pelo conselho supremo constituído nos termos estatutariamente previstos, por forma a permitir o exercício das suas competências.

Assim:

Ao abrigo do disposto no n.° 4 do artigo 1.° do Decreto-Lei n.° 164/91, de 7 de Maio, e nos termos da alínea c) do artigo 202.° da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo único. O artigo 2.° do Decreto Regulamentar n.° 10/93, de 27 de Abril, passa a ter a seguinte redacção:

Art. 2.° - 1 - ........................................................................................................

2 - ......................................................................................................................

a) .......................................................................................................................

b) .......................................................................................................................

c) Desempenhar, até 60 dias após a entrada em vigor do regulamento geral de funcionamento, as atribuições cometidas à assembleia geral nas alíneas a), c) e g) do n.° 4 do artigo 16.° do estatuto;

d) De um modo geral desempenhar, até à eleição pela assembleia geral dos membros do conselho supremo a que se refere a alínea d) do n.° 2 do artigo 20.° do estatuto, todas as atribuições que estatutariamente são da competência deste órgão.

Presidência do Conselho de Ministros, 16 de Agosto de 1993.

Aníbal António Cavaco Silva - Joaquim Fernando Nogueira.

Promulgado em 3 de Setembro de 1993.

Publique-se.

O Presidente da República, MÁRIO SOARES.

Referendado em 7 de Setembro de 1993.

O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1993/10/08/plain-53907.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/53907.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda