Aviso (extrato) n.º 4380/2023
1 - Nos termos do disposto nos artigos 30.º e 33.º da Lei 35/2014, de 20 de junho (LTFP), conjugado com o artigo 11.º da Portaria 233/2022, de 9 de setembro, torna-se público que por despacho de 15/01/2023 da Reitora da Universidade de Évora, se encontra aberto, pelo prazo de dez dias úteis contados a partir da data de publicação do presente aviso, procedimento concursal na modalidade de relação jurídica de emprego público a termo resolutivo certo, pelo período de 6 meses, renovável, tendo em vista o preenchimento de um posto de trabalho, na categoria de técnico superior, previsto e não ocupado no mapa de pessoal da Universidade de Évora, no âmbito do financiamento atribuído ao MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Ref.ª UID/04292/2020 e de outros projetos a decorrer no MARE.
2 - Local de trabalho - MARE, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade de Évora, Departamento de Biologia, apartado 94, 7002-554 Évora.
3 - Caraterização dos postos de trabalho: O posto de trabalho carateriza-se pelo exercício de funções na categoria de técnico superior, tal como descrito no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da Lei 35/2004, de 20 de junho, nomeadamente: Identificação taxonómica das comunidades de meiofauna e nematodes bentónicos; Realização de amostragens biológicas em zonas costeiras e ecossistemas marinhos para apoiar a investigação de cadeias tróficas bentónicas e estudos de diversidade de comunidades bentónicas, particularmente de meiobentos; Preparação e processamento de amostras de macrofauna, meiofauna, produtores primários e microbioma para análise de isótopos estáveis; Análise de dados dos resultados obtidos das análises de isótopos estáveis na perspetiva das cadeias tróficas; Apoio à elaboração de candidaturas a projetos científicos e de relatórios científicos; Participação na organização de eventos científicos e de divulgação à comunidade.
Principais tarefas:
Participação em campanhas de amostragem em zonas costeiras e outros ecossistemas marinhos, incluindo em campanhas oceanográficas.
Processamento e análise de amostras de macrofauna e meiofauna através da triagem e taxonómica, com particular ênfase do grupo bentónico de nematodes marinhos.
Análise dados de comunidades bacterianas dos sedimentos marinhos e sua integração na cadeia trófica.
Análise de dados de comunidades de nemátodes e de comunidades bacterianas dos sedimentos, incluindo análises de interação trófica.
Participação em campanhas de amostragem em zonas costeiras e outros ecossistemas marinhos, incluindo em campanhas oceanográficas.
Apoio na submissão de projetos científicos e na realização de relatórios científicos.
Participação à organização de eventos científicos e de iniciativas de divulgação.
4 - Nível habilitacional exigido - Para o presente procedimento é solicitado Mestrado em Biologia, Ecologia, Ciências Ambientais ou áreas afins, sem possibilidade de substituição ao nível habilitacional por formação ou experiência profissional.
5 - Requisitos preferenciais para o posto de trabalho:
Doutoramento em Biologia ou áreas afins;
Domínio na análise de comunidades de nemátodes marinhos;
Conhecimento da análise de cadeias tróficas aquáticas, principalmente bentónicas estuarinas e marinhas.
Conhecimento em ecologia aquática principalmente de ecologia de ecossistemas intertidais estuarinos.
Conhecimento de ferramentas estatísticas de análise de comunidades bentónicas e teias tróficas, sobretudo domínio do Software «R»
Participação em escrita de artigos científicos (em inglês);
Capacidade e experiência de comunicação e divulgação de ciência, nomeadamente no âmbito das "Reservas da Biosfera"
Competências:
Forte capacidade de organização e experiência na amostragem em ambientes intertidais e marinhos, particularmente para o estudo de cadeias tróficas bentónicas.
Domínio das comunidades de meiofauna em particular de nematodes estuarinos e marinhos.
Experiência na aplicação de modelos isotópicos e análise de cadeias tróficas bentónicas;
Experiência na análise estatística e ecológica de dados (preferencialmente R);
Experiência em escrita científica de artigos de análise de comunidades bentónicas.
6 - Posicionamento remuneratório: não havendo lugar a negociação, o trabalhador recrutado terá direito à remuneração base 1320,15 (euro), correspondente à 2.ª posição remuneratória e ao nível remuneratório 16 da tabela remuneratória única da carreira de técnico superior.
7 - Requisitos de admissão previstos no artigo 17.º da LTFP:
Podem ser opositores ao procedimento concursal os candidatos que até ao termo do prazo fixado para apresentação das candidaturas reúnam, cumulativamente, os seguintes requisitos:
a) Ter nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) Ter 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções pública ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensável ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
8 - O aviso integral do concurso será disponibilizado na Bolsa de Emprego Público (BEP), no endereço www.bep.gov.pt e na página eletrónica da Universidade de Évora, em www.sadm.uevora.pt (refª TS-MARE).
10/02/2023. - A Administradora da Universidade de Évora, Ana Cristina Centeno.
316168705