A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 2273/2023, de 16 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, primeira classe, o Prof. Doutor D. Filipe Alberto Folque de Bragança e Bourbon de Mendóça

Texto do documento

Despacho 2273/2023

Sumário: Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, primeira classe, o Prof. Doutor D. Filipe Alberto Folque de Bragança e Bourbon de Mendóça.

O Professor Doutor D. Filipe Alberto Folque de Bragança e Bourbon de Mendóça, vem preservando e incentivando um excelente relacionamento institucional com as Forças Armadas, contribuindo para promover, frequentemente, na sua carreira profissional e académica, o prestígio das Forças Armadas Portuguesas.

A sua dedicação à promoção do estudo da história militar e diplomática de Portugal, iniciou-se há mais de 20 anos, como presidente e membro de comissões executivas de congressos e seminários comemorativos evocativos da história militar de Portugal, organizados por diversas instituições académicas e culturais portuguesas, nomeadamente os promovidos pelo Instituto Dom João VI.

Ao longo dos anos tem participado como orador em diversos cursos de cariz universitário, nacionais e internacionais, relacionados com a história militar e com problemas emergentes de segurança. Neste âmbito, há que destacar as suas intervenções em encontros internacionais sobre a defesa do Património e Identidade Cultural Europeia e dos Direitos Humanos, organizados pela Asociación Pro Tradición y Cultura Europea (ou em parceria com o Auschwitz Memorial), nomea-damente em Oswiecim (Polónia), com a discussão do tema: «Europe after the experiences of Guernica and Auschwitz».

O Professor Doutor D. Filipe Folque de Mendóça, através da Ordem Militar de São Sebastião, dita da Frecha, tem ainda participado ativamente em homenagens às Forças Armadas Portuguesas, distinguindo e enaltecendo militares e antigos combatentes de guerra portugueses, reconhecendo o mérito das suas ações em prol da defesa da Pátria.

A par destas iniciativas, tem desenvolvido uma profícua atividade como professor e investigador universitário, nomeadamente na produção de trabalhos publicados sobre grandes figuras da história militar portuguesa, como o Marechal Duque da Terceira e o General de Divisão Duque de Loulé. Tem, ainda, vindo a colaborar com diversas instituições que promovem a valorização do nosso património histórico-militar, nomeadamente com a Academia de Marinha e o Museu Militar de Lisboa, destacando-se por uma postura de grande respeito e compreensão pelos valores e princípios da Instituição Militar.

Ultimamente, como membro Investigador Associado do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Universitário Militar, participou como auditor no curso de pós-graduação em conflitos armados e direitos humanos (organizado em parceria entre o Instituto Universitário Militar e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e deu um valiosíssimo contributo para a elaboração do Armorial do Estado-Maior-General das Forças Armadas, com destaque para a evocação histórica do Condestável D. Nuno Álvares Pereira. Devem também ser referidas outras colaborações em curso, nomeadamente no projeto «Ajuda Militar Solidária», nas quais tem demonstrado grande empenho e total disponibilidade pessoal.

Presente quanto precede, pela postura institucional e pessoal, pautada pela permanente disponibilidade, excelente capacidade de relacionamento, colaboração sempre prestável e amável e, ainda, pelas relevantes qualidades de relacionamento humano, considerando que as ações por si desenvolvidas têm contribuído significativamente, para o prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior General das Forças Armadas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Primeira Classe, o Professor Doutor D. Filipe Alberto Folque de Bragança e Bourbon de Mendóça.

15 de outubro de 2022. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.

316157479

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5238145.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda