Louvo o Primeiro-sargento Operador de Comunicações, NIP 131201-E, Fernando Manuel Ferreira Neves, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Operador de Comunicações da Célula de Comunicações e Sistemas de Informação, quando integrou o United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali (MINUSMA) da ONU, no teatro de operações do Mali.
Militar extremamente correto, disciplinado e educado, estabeleceu excelentes relações profissionais e de camaradagem com todos os elementos da Força Nacional Destacada. Demonstrou de uma forma continuada e descomprometida a disponibilidade para executar as suas tarefas específicas, bem como a de prestar auxílio à menor solicitação, a outras áreas funcionais da Força Nacional Destacada. De elevadas qualidades técnicas e pessoais, demonstrou ser um excelente colaborador do Comandante de Destacamento, tal como das restantes equipas, em particular da Tripulação e da Célula de Mission Support.
Operador de Comunicações, conseguiu de uma forma altamente profissional, constituir-se como um exemplo de execução especializada ultrapassando, invariavelmente, os inúmeros obstáculos técnicos decorrentes de uma operação real num teatro de operações especial. No quadro desta operação multinacional, contribuiu para o cumprimento exemplar da missão, mantendo a Força Nacional Destacada permanentemente conectada com as restantes redes de comunicações instalados no teatro pela ONU, assim como com a estrutura de Comando e Controlo nacional.
Neste aspeto em particular, enaltece-se o elevado espírito de missão e a forma pró-ativa como soube conduzir o seu trabalho no Battle Rythm diário da Força, assegurando assim as capacidades de Comunicações e Sistemas de Informação, tão necessárias ao cumprimento da missão.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Primeiro-sargento Ferreira Neves como sendo um Militar de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício e a abnegação, tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas e de Portugal.
12 de fevereiro de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208446619