A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 12-A/2023, de 3 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Altera a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 12-A/2023

Sumário: Altera a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades.

Para além de um imperativo de cidadania, a promoção da acessibilidade é um fator de desenvolvimento sustentável e de competitividade que urge promover.

Neste âmbito, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 4/2020, de 5 de fevereiro, foi criada a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades, com o objetivo de mobilizar sinergias e potenciar a eficácia de medidas a implementar na garantia do cumprimento das normas técnicas de acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada.

No decurso do seu mandato, os objetivos da Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades foram nalguns casos cabalmente cumpridos e noutros superados. Destaca-se o papel da formação, quer a dirigida aos técnicos que integram as equipas técnicas de promoção da acessibilidade constituídas por cada área governativa, quer a ministrada às autarquias em matéria de aplicação prática do regime das acessibilidades definido na lei, e a disseminação de boas práticas, como as ações de sensibilização junto de escolas em matéria de acessibilidades. Destaca-se, ainda, a atividade desenvolvida no âmbito do Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos e na Via Pública, criado e regulamentado pela Portaria 200/2020, de 19 de agosto, na sua redação atual, com a finalidade de eliminar barreiras arquitetónicas e criar espaços com condições de acesso para todos nos serviços públicos da administração direta e indireta, designadamente serviços com atendimento ao público ou que receba público.

A pandemia da doença COVID-19 veio evidenciar as dificuldades das pessoas com mobilidade condicionada na realização das suas atividades básicas, lúdicas e profissionais, e demonstrar a importância da necessidade de eliminação das barreiras físicas que enfrentam diariamente, corroborando a pertinência de uma aposta técnica no panorama das acessibilidades.

Neste contexto, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) assume especial importância para garantir a segurança, a autonomia, a independência, a dignidade e o conforto das pessoas com deficiência. Com esse propósito, o PRR incorporou no quadro da resiliência na componente «3 - Respostas Sociais» dois investimentos primordiais: o investimento «RE-C03-i02: Acessibilidades 360º», focado na criação de acessibilidades e percursos acessíveis, quer nas habitações das pessoas com deficiência, quer nas vias públicas, quer ainda nos serviços públicos; e o investimento «RE-C03-i05: Plataforma + Acesso», que prevê, a par da constante evolução tecnológica e digital, a disponibilização de serviços tecnológicos tendentes à mitigação das dificuldades das pessoas com deficiência física, sensorial, cognitiva ou comunicacional, no seu dia a dia, facilitando a sua autodeterminação.

Considerando a atividade e experiência desenvolvida desde a sua génese, nomeadamente através da colaboração com organismos públicos com enfoque nas matérias da sua esfera de ingerência, bem como com organizações não governamentais de pessoas com deficiência, a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades evidencia congregar os conhecimentos necessários à interação nos referidos investimentos, que justificam o alargamento dos seus objetivos, sobretudo na vertente da cooperação, quer com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., numa lógica de parceiro institucional com o qual já colabora ativamente, para a implementação e consecução dos programas decorrentes daqueles investimentos, incluindo no consequente acompanhamento, mas também na fiscalização do adequado cumprimento de todas as disposições previstas nos investimentos por parte das demais entidades beneficiárias, a concretizar até ao fim do ano de 2026; quer na perspetiva de garantir a adequada prossecução do programa do Governo na área das acessibilidades, designadamente no que concerne ao desenvolvimento de um sistema de certificação das condições de acessibilidade de espaços públicos e edifícios públicos e privados, bem como quanto à necessária reformulação de legislação e normas técnicas vigentes nesta matéria.

Neste contexto, justifica-se a prorrogação do mandato da Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades até 31 de dezembro de 2026.

Por último, salienta-se ainda que, por motivos de sistematização, eficiência e economia de recursos decorrentes da prática experimental adquirida no decurso do mandato da Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades, o conselho consultivo passa a reunir uma vez por ano, sem prejuízo da possibilidade de convocatória por iniciativa da maioria dos seus membros ou por proposta do presidente.

Assim:

Nos termos do artigo 28.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, e das alíneas d) e g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Alterar a Resolução do Conselho de Ministros n.º 4/2020, de 5 de fevereiro, nos seguintes termos:

«1 - [...]

2 - [...]

a) [...]

b) [...]

c) [...]

d) [...]

e) [...]

f) [...]

g) [...]

h) [...]

i) [...]

j) [...]

k) [...]

l) [...]

m) Cooperar com o INR, I. P., na promoção, concretização e operacionalização dos investimentos inerentes ao Plano de Recuperação e Resiliência, relativamente aos quais aquele organismo constitua a posição de beneficiário direto ou intermediário, designadamente na prestação de apoio técnico nas demais fases de implementação, execução e acompanhamento dos respetivos processos de candidatura;

n) Cooperar com grupos de trabalho com vista à revisão ou elaboração de estratégias, planos e diplomas legais, no âmbito da acessibilidade nos seus diferentes domínios e áreas de atuação;

o) Cooperar na estruturação e implementação do modelo de certificação da acessibilidade e de ambiente inclusivo;

p) Dinamizar parcerias de intervenção e participar em grupos de trabalho, nacionais e internacionais, afetos ao tema da acessibilidade, nos seus diferentes domínios.

3 - [...]

4 - [...]

5 - [...]

6 - [...]

7 - [...]

8 - [...]

9 - [...]

10 - [...]

a) [...]

b) [...]

c) Um elemento designado pelo membro do Governo responsável pela área da digitalização e da modernização administrativa;

d) [Anterior alínea e).]

e) [Anterior alínea c).]

f) [...]

g) Um elemento designado pelo membro do Governo responsável pela área das infraestruturas;

h) Um elemento designado pelo membro do Governo responsável pela área da habitação;

i) Um elemento designado pelo membro do Governo responsável pela área da coesão territorial;

j) [Anterior alínea h).]

11 - [...]

12 - [...]

13 - Determinar que o conselho consultivo reúne uma vez por ano, ou sempre que for convocado por iniciativa da maioria dos seus membros ou por proposta do presidente.

14 - [...]

15 - [...]

16 - [...]

17 - [...]

18 - [...]

19 - [...]

20 - Estabelecer que o mandato da Estrutura de Missão cessa a 31 de dezembro de 2026.

21 - [...]»

2 - Determinar que a presente resolução entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Presidência do Conselho de Ministros, 2 de fevereiro de 2023. - O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa.

116139537

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5223631.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 4/2004 - Assembleia da República

    Estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda