A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 583/2023, de 12 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Autorização de lançamento de avisos de abertura de candidaturas para financiamento da rede de Centros Qualifica no ano de 2023

Texto do documento

Despacho 583/2023

Sumário: Autorização de lançamento de avisos de abertura de candidaturas para financiamento da rede de Centros Qualifica no ano de 2023.

Considerando que:

A Comissão Interministerial de Coordenação do Acordo de Parceria - CIC Portugal 2020 aprovou, através da Deliberação 27/2021, de 23 de agosto, um mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, com vista a continuar a garantir o financiamento de medidas de política pública com forte impacto na melhoria da qualidade de vida e da coesão territorial, mesmo antes da aprovação dos seus Programas;

Nos termos daquela deliberação, a abertura de cada concurso é precedida de despacho de autorização dos membros do Governo responsáveis pela área das finanças e pela coordenação da CIC Portugal 2020 e pela respetiva comissão especializada da CIC Portugal 2020, que identifica a tipologia de instrumento a apoiar, o montante a alocar ao aviso de abertura de concurso e a justificação para o acionamento do mecanismo extraordinário de antecipação;

Os Centros Qualifica têm vindo a ser cofinanciados no período de programação 2014-2020, estando a sua operacionalização limitada a partir do final do corrente ano, face à atual fase de encerramento do Portugal 2020;

Importa que a rede de Centros Qualifica tenha acesso aos fundos necessários à prossecução da sua atividade em 2023, sem qualquer hiato, de modo a manter as condições para dar sequência ao cumprimento aos objetivos do Programa Qualifica;

O Programa Operacional Capital Humano (PO CH) tem cofinanciado, no quadro da tipologia de intervenção Aprendizagem ao Longo da Vida, a rede de Centros Qualifica (Tipologia de Operação 3.1.) nas regiões Norte, Centro e Alentejo, mas não dispõe da dotação necessária à assunção do financiamento desta tipologia de operação para o ano de 2023;

O Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve) tem cofinanciado, no quadro da tipologia de intervenção Aprendizagem ao Longo da Vida, a rede de Centros Qualifica na região do Algarve, mas não dispõe da dotação necessária à assunção do financiamento desta tipologia de operação para o ano de 2023.

Assim, determina-se o seguinte:

1 - É autorizada a Autoridade de Gestão do PO CH a lançar aviso de abertura de candidaturas, por concurso, para a tipologia de operação Centros Qualifica [3.1.] para o ano de 2023, até ao montante 30 000 000 euros (trinta milhões de euros) de Fundo Social Europeu, destinado aos Centros Qualifica das regiões Norte, Centro e Alentejo.

2 - É autorizada a Autoridade de Gestão do Programa CRESC Algarve a lançar aviso de abertura de candidaturas, por concurso, para a tipologia de operação Centros Qualifica para o ano de 2023, até ao montante 1 600 000 euros (um milhão e seiscentos mil euros) de Fundo Social Europeu destinado aos Centros Qualifica da região do Algarve.

3 - Os procedimentos referidos nos números anteriores fundamentam-se na necessidade de continuar a garantir o financiamento de toda a rede de Centros Qualifica implantada, sem qualquer hiato que prejudique a sua intervenção junto da população adulta, assegurando as necessárias condições para dar sequência ao cumprimento dos objetivos do Programa Qualifica.

4 - As operações relativas ao ano de 2023, aprovadas no âmbito dos avisos de abertura de candidaturas referidos nos n.os 1 e 2, são passíveis de reenquadramento no Portugal 2030 ou ainda no Portugal 2020 por eventuais verbas sobrantes do PO CH ou do CRESC Algarve e, nas situações em que a despesa não seja elegível, por fundos nacionais.

5 - O apoio aprovado ao abrigo do presente despacho não pressupõe qualquer compromisso de continuidade deste volume de financiamento pelo Portugal 2030 em condições idênticas para os anos subsequentes a 2023.

6 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua última assinatura.

29 de dezembro de 2022. - A Ministra da Presidência, Mariana Guimarães Vieira da Silva. - 23 de dezembro de 2022. - O Ministro das Finanças, Fernando Medina Maciel Almeida Correia. - 11 de novembro de 2022. - O Ministro da Educação, João Miguel Marques da Costa. - 21 de novembro de 2022. - A Ministra da Coesão Territorial, Ana Maria Pereira Abrunhosa Trigueiros de Aragão.

316023666

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5197644.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda