Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 115/93, de 24 de Junho

Partilhar:

Sumário

PERMITE A DIRECÇÃO GERAL DE TRANSPORTES TERRESTRES COMPARTICIPAR FINANCEIRAMENTE OS ESTUDOS DE VIABILIDADE DE EXPLORAÇÃO DO METROPOLITANO LIGEIRO DE SUPERFÍCIE EM REDES DE ÂMBITO LOCAL, COM APROVEITAMENTO DE LINHAS DE TROCOS DE LINHAS ACTUALMENTE CONCESSIONADAS AOS CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES, E DISPOE SOBRE O PROCESSAMENTO DA REFERIDA COMPARTICIPACAO.

Texto do documento

Despacho Normativo 115/93
Grande parte das actuais linhas ferroviárias de que os Caminhos de Ferro Portugueses são concessionários, nomeadamente as implantadas junto de centros urbanos onde existem movimentos pendulares de passageiros significativos, não revelam, de forma alguma, que o modelo ferroviário tradicional seja o mais eficaz face à qualidade de transporte de que as populações necessitam.

Estas infra-estruturas poderão, contudo, constituir um ponto de partida útil para o desenvolvimento de um outro modo de transporte mais ligeiro - o chamado «metropolitano ligeiro de superfície» - desde que se autorize a cedência dessas linhas para a realização deste tipo de transporte de âmbito local.

Tendo esta iniciativa do Governo obtido o melhor acolhimento por parte de várias autarquias da região do Porto e Coimbra, visando o aproveitamento, respectivamente, da linha da Póvoa e do ramal da Lousã, importa criar agora condições para que outros troços de linha de características idênticas possam vir a ser positivamente utilizados por este novo modo de transporte.

Nestes termos, tendo presente o disposto no artigo 17.º do Decreto-Lei 384/87, de 24 de Dezembro, determino o seguinte:

1 - Podem ser objecto de comparticipação financeira os estudos de viabilidade de exploração do metropolitano ligeiro de superfície em redes de âmbito local, com aproveitamento de linhas ou troços de linhas actualmente concessionadas aos Caminhos de Ferro Portugueses.

2 - A comparticipação financeira referida no número anterior deve revestir a forma de acordos de colaboração entre a administração central e um ou mais municípios.

3 - O processamento da participação financeira da administração central relativa aos estudos referidos no número anterior será feito através da Direcção-Geral de Transportes Terrestres, mediante aprovação superior.

4 - O valor da comparticipação financeira será determinado com base na aplicação de uma percentagem máxima de 75% ao custo do estudo, incluindo o imposto sobre o valor acrescentado fixado no contrato de adjudicação, sem prejuízo das disposições aplicáveis do Decreto-Lei 384/87.

5 - Os acordos a celebrar nos termos dos números anteriores só serão válidos após homologação ministerial.

6 - As entregas às autarquias da participação financeira podem fazer-se de uma só vez, na entrega do estudo de viabilidade, ou parcelarmente, mediante comprovação dos eventuais pagamentos faseados previstos no contrato de adjudicação. Estas comparticipações financeiras serão sempre condicionadas às disponibilidades orçamentais da Direcção-Geral de Transportes Terrestres.

Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, 20 de Maio de 1993. - O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Joaquim Martins Ferreira do Amaral.

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-12-24 - Decreto-Lei 384/87 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Estabelece o regime de celebração de contratos-programa de natureza sectorial ou plurissectorial no âmbito da cooperação técnica e financeira entre a administração central e um ou mais municípios, associações de municípios ou empresas concessionárias destes.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda