Despacho 13693/2022, de 23 de Novembro
- Corpo emitente: Agricultura e Alimentação - Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte
- Fonte: Diário da República n.º 226/2022, Série II de 2022-11-23
- Data: 2022-11-23
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Designação para o cargo de direção intermédia de 2.º grau chefe de divisão de Planeamento, Ajudas e Estatística, em regime de substituição, do licenciado Júlio Fernando Amado Félix.
Tendo cessado a comissão de serviço do cargo de Chefe de Divisão de Planeamento, Ajudas e Estatística e, iniciadas as diligências conducentes à abertura do procedimento concursal para o cargo de direção intermédia de 2.º grau, correspondente a Chefe de Divisão de Planeamento, Ajudas e Estatística, bem como a necessidade de assegurar o regular funcionamento da respetiva unidade orgânica flexível, designo para o cargo de direção intermédia de 2.º grau, em regime de substituição, nos termos do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual conjugado com o Despacho 11685/2020, de 25 de novembro e até à conclusão do referido procedimento, Chefe de Divisão de Planeamento, Ajudas e Estatística, o licenciado Júlio Fernando Amado Félix.
A presente designação, fundamentada na reconhecida aptidão do visado, tem ainda como suporte o respetivo currículo.
O presente Despacho produz efeitos à data da sua assinatura.
Nota curricular
Nome: Júlio Fernando Amado Félix.
Categoria - Técnico Superior.
Data de Nascimento: 22 de outubro de 1962, natural da freguesia e concelho da Mêda.
Habilitações Académicas: Licenciatura em Agronomia, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa (1989).
Outras Habilitações:
Curso FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública.
Curso de Formação e Atualização para Direção Intermédia, nos Termos do artigo 3.º da Portaria 146/2011, de 7 de abril: «Gestão por Objetivos e Avaliação de Desempenho» e «Modelos e Técnicas para a Tomada de Decisão».
Participou em diversas Ações de Formação Profissional na área da Rega e Drenagem, Experimentação de Culturas Arbóreo-Arbustivas, Vitivinicultura, Proteção Integrada, Ordenamento do Território e Planeamento do Mundo Rural, Controlo da execução de projetos no âmbito do Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão das Vinhas (VITIS), Controlo no âmbito da Condicionalidade Ambiental, Planeamento Estratégico e Formação para Agentes do Empreendedorismo Local, Organizações Agrícolas na Região Norte - Cenários: Evolução Viabilização; Deteção Remota e Viticultura de Precisão - aplicação na Região Demarcada do Douro, Gestão por Objetivos e Avaliação do Desempenho; Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal; Catálogo de Clones de Videira da PORVID e Liderança e Trabalho em Equipa.
Experiência Profissional:
Responsável pelo Núcleo de Inovação da Direção Regional de Agricultura e Pecas do Norte, trabalhando com várias instituições do País (Universidades, Institutos Politécnicos, Centros de Competência, Laboratórios Colaborativos, Organizações de Agricultores, Empresas do Setor Agrícola e Agroindustrial) no âmbito de projetos e outras iniciativas inovadores que contribuam para a sustentabilidade económica e ambiental do setor agrícola e agroindustrial. Colaborou também na no processo de instalação dos Polos de Inovação do Douro, Mirandela e Vairão II, no âmbito da Agenda "Terra Futura. (de outubro de 2021 até à atualidade).
Desempenhou as funções de Delegado do Douro da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (de março de 2007 até janeiro de 2020), sendo responsável pelos serviços da referida Direção Regional nos concelhos que fazem parte da NUT III Douro, coordenando várias atividades relacionadas com os agricultores e as suas organizações representativas. No âmbito destas funções, promoveu várias ações de informação e divulgação de âmbito técnico e também no âmbito da Política Agrícola Comum. Além disso, coordenou localmente ações de controlo à execução de investimentos nos setores agrícola e pecuário bem como ações de recolha de informação no âmbito do ECPC (Estado das Culturas e Previsão de Colheitas) e do SIMA (Sistema de Informação de Mercados Agrícolas). Também enquanto técnico da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, fez parte da Rede EmpreenDouro - Rede para Promover o Empreendedorismo no Douro.
Desempenhou funções de Supervisor do Agrupamento de Zonas Agrárias do Douro Superior, da Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, (de dezembro de 1999 até fevereiro de 2007), nos concelhos de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Vila Nova de Foz Côa, Penedono, S. J. da Pesqueira, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, coordenando várias atividades relacionadas com os agricultores e as suas organizações representativas. No âmbito destas funções, promoveu várias ações de informação e divulgação de âmbito técnico e também no âmbito da Política Agrícola Comum.
Técnico da Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, na Zona Agrária do Douro Superior (de abril de 1994 até dezembro de 1999), onde desempenhou funções como coordenador local de cursos de formação profissional, controlou a execução de projetos de investimentos no âmbito do Programa Operacional de Reestruturação da Vinha do PAMAF - Melhoria das Estruturas Vitivinícolas. Realizou também várias ações de apoio técnico e informativo aos agricultores e suas organizações.
Técnico da Direção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, na Zona Agrária do Vale do Sousa e na Estação Experimental de Vitivinicultura e Fruticultura (de janeiro de 1990 até março de 1994). Nesta estação experimental participou em vários trabalhos de experimentação no âmbito da cultura da vinha, nomeadamente: «Previsão Quantitativa da Vindima», «Seleção Massal e Clonal da Videira», «Adaptação Casta/Porta-Enxerto» e «Sistemas de Condução».
Enquanto técnico e dirigente, participou como palestrante em várias ações de divulgação para agricultores e respetivas organizações, nomeadamente nas seguintes: PRODER - Medidas de Competitividade e de Sustentabilidade do Espaço Rural; PDR2020 - Medidas de Competitividade e Organização da Produção e Ambiente, Eficiência no uso dos Recursos e Clima; VITIS - Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha.
8 de novembro de 2022. - A Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Maria Gonçalves Alves Pereira.
315887474
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5136559.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República
Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5136559/despacho-13693-2022-de-23-de-novembro