A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Regulamento (extrato) 1119/2022, de 16 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Alteração ao Regulamento da Carreira Docente da Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Texto do documento

Regulamento (extrato) n.º 1119/2022

Sumário: Alteração ao Regulamento da Carreira Docente da Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Por despacho de 3 de outubro de 2022, proferido ao abrigo da alínea c) do n.º 2 do artigo 27.º e do n.º 1 do artigo 142.º do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, S. Ex.ª a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior procedeu às alterações ao Regulamento da Carreira Docente da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, aprovado em anexo aos Estatutos da instituição, constantes do Regulamento 510/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 106, de 1 de junho de 2021, vem a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, entidade instituidora da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, proceder à respetiva publicação.

3 de novembro de 2022. - A Secretária-Geral, Maria José Cabral de Almeida.

Alteração ao Regulamento da Carreira Docente da Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Artigo único

Alterações de redação

Os artigos 18.º, 22.º e 23.º do Regulamento da Carreira Docente da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, aprovado em anexo aos Estatutos da instituição, constantes do Regulamento 510/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 106, de 1 de junho de 2021, passam a ter a seguinte redação:

«Artigo 18.º

[...]

1 - ...

2 - ...

a) Com base em relatório elaborado por dois professores de carreira da ESSALCOITÃO de categoria superior ou igual à do professor a contratar e que sejam da área científica respetiva ou área de formação predominante, aprovado por unanimidade pelo Conselho Técnico-Científico, que identifique expressamente a pessoa a convidar, descreva as competências científicas, técnicas, pedagógicas e profissionais que lhe são reconhecidas, em particular o mérito da sua obra científica, a sua atividade pedagógica desenvolvida ou a sua experiência profissional relevante, e os fundamentos que justificam o recurso excecional ao recrutamento por convite; e

b) ...

Artigo 22.º

Contratação

1 - Os professores de carreira são contratados por contrato individual de trabalho sem termo, com um período experimental de:

a) 1 (um) ano, no caso de professor coordenador principal ou professor coordenador;

b) 5 (cinco) cinco anos, no caso de professor adjunto.

2 - O tempo de exercício de funções docentes em regime de tempo integral na ESSALCOITÃO, com contrato de prestação de serviços ou contrato a termo, é contabilizado para efeitos do cumprimento do período experimental previsto no número anterior, desde que:

a) Os docentes reúnam as condições previstas no artigo 12.º do presente regulamento;

b) Os docentes tenham sido submetidos ao procedimento de avaliação de desempenho previsto no artigo seguinte e tenham obtido resultado positivo.

3 - O tempo de duração do período experimental é contabilizado para efeitos de antiguidade e avaliação de desempenho.

Artigo 23.º

Avaliação de desempenho

1 - O procedimento de avaliação de desempenho tem como finalidade averiguar a sustentabilidade do projeto académico acordado entre as partes e avaliar a aptidão do docente para o exercício das suas funções, bem como o cumprimento com a diligência devida das obrigações inerentes às funções que lhe estão confiadas.

2 - A atividade desenvolvida pelo professor durante o decurso do período experimental é avaliada, de acordo com critérios definidos pelo Conselho Técnico-Científico e aprovados pelo Conselho de Gestão, por parecer elaborado por dois professores de carreira da ESSALCOITÃO de categoria superior ou igual à do avaliado, tendo por base um relatório de atividades elaborado pelo avaliado.

3 - O parecer mencionado no número anterior é submetido a decisão do Conselho Técnico-Científico, só podendo votar os membros em efetividade de funções de categoria superior ou igual à do avaliado e desde que não se encontrem, eles próprios, a exercer funções em período experimental.

4 - A decisão do Conselho Técnico-Científico, positiva ou negativa, relativa ao procedimento de avaliação de desempenho é comunicada ao docente:

a) Até 90 (noventa) dias antes do termo do prazo do período experimental, no caso de professor coordenador principal ou professor coordenador;

b) 6 (seis) meses antes do termo do prazo do período experimental, no caso de professor adjunto.

5 - No final do período experimental, e em função do resultado do procedimento de avaliação de desempenho:

a) Se a decisão do Conselho Técnico-Científico for positiva é mantido o contrato individual de trabalho sem termo;

b) Se a decisão do Conselho Técnico-Científico for negativa, cessa o contrato individual de trabalho sem termo por incumprimentos dos requisitos necessários à continuidade da prestação de funções.

6 - Em caso de incumprimento, total ou parcial, dos prazos referidos no n.º 4 o professor avaliado tem direito a uma indemnização de valor igual à remuneração base, correspondente ao período de antecedência em falta.».

315860208

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5126186.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda