Aviso (extrato) 20006/2022, de 20 de Outubro
- Corpo emitente: Agricultura e Alimentação - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P.
- Fonte: Diário da República n.º 203/2022, Série II de 2022-10-20
- Data: 2022-10-20
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Designação em regime de substituição, até à conclusão do procedimento concursal, da técnica superior Ana Maria da Mota Freitas Martins e Costa.
Nos termos do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na versão atualizada (aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado) conjugado com o artigo 4.º da Lei 35/2014, de 20 de junho, na atual redação (aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas), torna-se público que, por deliberação do Conselho Diretivo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P. de 7 de outubro de 2022, conforme alíneas f) e g) do n.º 1 do artigo 21.º da lei-quadro dos institutos públicos (aprovada pela Lei 3/2004, de 15 de janeiro, na versão atual) foi determinada a designação em regime de substituição, até à conclusão do procedimento concursal, da técnica superior Ana Maria da Mota Freitas Martins e Costa, com efeitos a 6 de outubro de 2022, para o exercício de cargo de direção intermédia de 2.º grau do Serviço de Laboratório, cujas competências se encontram descritas no ponto 4.1. da Deliberação 1791/2013, de 27 de junho, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 192, de 04/10, unidade orgânica flexível da Direção Serviços Técnicos e de Certificação, atenta a competência técnica, aptidão e experiência para o exercício destas funções, conforme evidencia a respetiva nota curricular em anexo.
7 de outubro de 2022. - O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P., Gilberto Paulo Peixoto Igrejas.
Nota curricular
I - Dados pessoais
Nome: Ana Maria da Mota Freitas Martins e Costa
Data de nascimento: 11 de outubro de 1965
Naturalidade: Porto
Nacionalidade: Portuguesa
II - Formação académica e complementar
Licenciatura em Engenharia Alimentar, pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Curso de 84/89).
Estágio Curricular no Instituto de Enologia de Bordéus (set/88 a fev/89).
III - Experiência profissional
Técnico Superior na Direção de Serviços Técnicos e de Certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I. P., desde fevereiro de 1990.
Responsável pelos Sectores de Análise Físico-Química (desde 2006) e de Análise Mineral (desde 2019) do Laboratório do IVDP com a responsabilidade de: coordenação das equipas de trabalho, implementação e validação de métodos analíticos, coordenação das ações de calibração, coordenação das verificação e manutenção dos equipamentos/instrumentos de medição e ensaio, coordenação e monitorização das ações de controlo da qualidade interno, garantir o cumprimento dos requisitos técnicos do referencial normativo: NP EN ISO/IEC 17025:2018. Coordenação da informação resultante da participação nos Ensaios Interlaboratoriais, nos vários ensaios dos sectores de análise do Laboratório do IVDP.
Integra a Bolsa de Avaliadores do IPAC (Instituto Português de Acreditação) como Perito Técnico em 2011, qualifica-se como Avaliadora Técnica em 2017, no âmbito da norma NP EN ISO/IEC 17025 - alimentos e agroalimentar, atividade que desenvolve em Laboratórios da fileira vitivinícola.
Colabora com o Grupo de Peritos Nacional de Métodos de Análise da Comissão Nacional da OIV (CNOIV) que integra formalmente em 2019, como Perito Técnico, com participação ativa nas reuniões do Grupo de Peritos de Métodos de Análise da CNOIV.
IV - Formação profissional relevante
Frequência de diversas formações transversais à Administração Pública, designadamente: Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), o processo de compra e as alterações ao regime de contratação; proposta de aquisição e procedimento em GeRFIP; gestão do tempo; gestão de conflitos; gestão de stress; técnicas de comunicação, liderança de equipas e técnicas de Coaching;
Formação na área vitivinícola com destaque para: Legislação na área Vitivinícola; Regulamentação Comunitária; Proteção Internacional das DO/IG; A RDD e os seus vinhos - caracterização da RDD e dos seus vinhos através de informação estatística disponível no IVDP e Rotulagem e Marcas. Participação no XXIII Congresso Mundial da Vinha e do Vinho (OIV) - "Novos Mundos para a Vitivinicultura Mundial", Lisboa e no XXXIV Congresso Mundial da Vinha e Do Vinho (OIV), Porto.
Participação em ações de formação relevantes para a segurança em Laboratório, nomeadamente: Boas práticas de laboratório; Manuseamento e Armazenagem de Produtos Químicos; Identificação de equipamentos de proteção individual e Segurança no Laboratório - Primeira Intervenção no combate a incêndios e equipas de evacuação.
Participação em ações de formação de técnicas analíticas aplicadas à análise de vinhos, nomeadamente: Calibrações Internas - Métodos Ópticos; Cromatografia em Fase Gasosa; Introdução à Cromatografia Capilar; Preparação de amostras para análise por espectrometria de Chama e Forno de Grafite; Curso Teórico e Prático de Validação em Espectrometria Molecular UV/VIS e FTIR; Espectroscopia no Infravermelho Próximo: Fundamentos, Aspetos Práticos e Aplicações Analíticas. Participação em Mesa-Redonda sobre "Metodologia FTIR em Enologia".
Formação nos referenciais normativos NP EN ISO/IEC 17065 (organismos de certificação de produtos) e NP EN ISO /IEC 17025 (laboratórios de ensaio), bem como em Auditorias Internas de laboratórios. Participação nos Encontros de Avaliadores IPAC desde 2011, realizados com periodicidade anual e nos Treinos de consolidação ISO/IEC 17025:2018 para Avaliadores IPAC, realizados em 2019.
Na área de implementação, validação de métodos de análise e controlo da qualidade de resultados analíticos participação em diversas ações de formação com destaque para: Implementação e Validação de Métodos Experimentais; Validação e Qualidade no Laboratório Químico; Validação de Métodos Analíticos; Estimativa da Incerteza de um resultado analítico; Cálculo de Incertezas dos Métodos Analíticos do IVP; Análise de Dados Laboratoriais; Curso de Estatística Aplicada a Processos; Incertezas em Laboratórios de Ensaios Químicos; Participação na Mesa Redonda sobre - "Validação de métodos de análise em Enologia".
V - Publicações científicas
Em 2019 (out) - Coorientadora da Dissertação de Mestrado "Controlo de Qualidade e caracterização de vinhos e bebidas espirituosas", integrada no Mestrado em técnicas de caracterização e Análise Química, da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
Em 2016 (out) - Coautora da Comunicação Oral intitulada: "Pontos Críticos na execução de métodos de análise em vinhos", apresentada no Fórum ALABE 2016 - A análise em Enologia, 19 e 20 de maio, Fátima.
Em 2011 (jun) - Coautora do poster "Implementação e Caracterização de um Método de Determinação do Álcool Residual em Vinagres de Vinho"", apresentado no XXXIV Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, 20-27 junho, Porto.
Em 2009 - Coautora do artigo "Quality Control in FTIR Wine Analisys - Acceptance of analytical results" publicado na Revista Ciência e Técnica Vitivinícola - Ferreira, M. L., Costa, A. M., Ribeiro, N., Simões, T., Barros, P. (2009). Quality Control in FTIR Wine Analysis. Ciência Téc. Vitiv. 24 (1) 47-53
315776714
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5097188.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2004-01-15 -
Lei
2/2004 -
Assembleia da República
Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.
-
2004-01-15 -
Lei
3/2004 -
Assembleia da República
Aprova a lei quadro dos institutos públicos.
-
2014-06-20 -
Lei
35/2014 -
Assembleia da República
Aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, LTFP.
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/5097188/aviso-extrato-20006-2022-de-20-de-outubro