A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 12210/2022, de 19 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Designa, em regime de substituição, os chefes de divisão do Património Arquitetónico e Paisagístico (DPAP) e de Inventário, Classificações e Arquivo (DICA)

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 12210/2022

Sumário: Designa, em regime de substituição, os chefes de divisão do Património Arquitetónico e Paisagístico (DPAP) e de Inventário, Classificações e Arquivo (DICA).

Ao abrigo do disposto no artigo 27.º do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Órgãos da Administração Central, Local e Regional do Estado, aprovado pela Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, torna-se público que, por meu despacho de 22 de setembro de 2022, designei, em regime de substituição, o seguinte pessoal de direção intermédia de 2.º grau, cujas notas curriculares em anexo evidenciam o perfil adequado e demonstrativo da aptidão e da experiência profissional necessárias ao exercício do respetivo cargo:

Chefe de Divisão do Património Arquitetónico e Paisagístico (DPAP), o Arquiteto Jorge Manuel Rua Fernandes;

Chefe de Divisão de Inventário, Classificações e Arquivo (DICA), a Doutora Ana Paula Valente Figueiredo.

O presente despacho de designação produz efeitos a partir de 12 de setembro de 2022, ficando ratificados todos os atos praticados pelos dirigentes suprarreferidos desde essa data.

10 de outubro de 2022. - O Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.

ANEXO

Notas Curriculares

a) Jorge Manuel Rua Fernandes

I - Dados Pessoais

Nascimento: Almada, 1 de março de 1977

II - Habilitações Literárias

1995 - 2001 Licenciatura em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Média Final de Licenciatura: 15 Valores (Bom)

III - Experiência Profissional

Chefe de Divisão de Salvaguarda do Património Arquitetónico, em regime de substituição, desde 11.jul.2022.

Set.2016-jun.2022 - Técnico Superior na Divisão de Projetos e Obras do Departamento de Infraestruturas e Obras Municipais da Câmara Municipal de Almada.

Mai.2011-ago.2016 - Técnico Superior na Divisão de Gestão Urbanística e Empreitadas do Departamento de Planeamento, Urbanismo e Mobilidade da Câmara Municipal do Seixal.

Mar.2009-abr.2011 - Arquiteto - Colaborador permanente na área do Projeto de Arquitetura e Acompanhamento e Assistência Técnica de Obra, na empresa Provilesa - Antares U.T.E., Madrid, Espanha.

Jan.2007-fev.2009 - Arquiteto - Colaborador permanente na área do Projeto de Arquitetura e Acompanhamento e Assistência Técnica de Obra, na empresa Liproin - Projectos e Obras, S. A., Lisboa.

Fev.1999-dez.2006 - Arquiteto - Colaborador permanente na área do Projeto de Arquitetura e Acompanhamento e Assistência Técnica de Obra, na empresa João Lucas Dias, Arquitectos, Lda., Almada.

b) Ana Paula Valente Figueiredo

I - Habilitações Literárias

Doutorada em Arte, Património e Restauro (2009), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese "Os Conventos Franciscanos da Real Província da Conceição - análise histórica, tipológica, artística e iconográfica". Pela mesma faculdade, é Mestre em Arte, Património e Restauro (2000) e licenciada em História - variante de História da Arte (1990).

II - Experiência Profissional

Desenvolveu atividade em regime de prestação de serviços na década de 90, nomeadamente na qualidade de docente em cursos de formação teórico-práticos de curta duração na área do património cultural (Escola de Artes e Ofícios Tradicionais Portugueses; Museu Nacional do Azulejo; Palácio Nacional da Pena; Escola Profissional da Recuperação do Património de Sintra) e também como participante em programas de estudo multidisciplinar do Mosteiro de Santa Maria de Belém (1990) e da Sé de Lisboa (1998-2000) organizados pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Técnica superior da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)/Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU)/Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) (2000-data presente), tem desenvolvido as suas funções essencialmente no domínio das competências afetas ao Forte de Sacavém, destacando-se genericamente as seguintes áreas de trabalho: Produção, coordenação e gestão da base de dados IPA (Inventário do Património Arquitetónico), compreendendo a produção, atualização e pré-inventariação de monumentos ou sítios com valor patrimonial e/ou histórico, de diferentes tipologias, com particular incidência sobre o património religioso; participação na conceção, produção e gestão de metodologias e instrumentos de inventariação; participação nas iniciativas de ação educativa, formação, sensibilização e divulgação do Património Arquitetónico.

Chefe de Divisão de Arquivo, Documentação e Bibliotecas/Forte de Sacavém, desde 14 de janeiro de 2020 até 11 de setembro de 2022, onde tem desenvolvido atividades na área de organização de arquivo histórico e de arquivo intermédio, e na conceção de um novo sistema de informação que engloba aplicações informáticas para descrição arquivística, inventário de património, classificação de património, entidades e tesauri.

Tem, no âmbito da sua atividade profissional, participado em encontros culturais e científicos, com apresentação de várias comunicações e ações de divulgação, e publicado alguns artigos e monografias.

315778189

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5095659.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda