A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 271/81, de 30 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Aprova a realização em Portugal, em 1984, da V Conferência do Grupo de Especialistas para a Investigação Urbana e Regional do Comité HBP/CEE/ONU.

Texto do documento

Resolução 271/81
O Grupo de Especialistas para a Investigação Urbana e Regional é um órgão subsidiário do Comité da Habitação, Construção e Planificação da Comissão Económica para a Europa da Organização das Nações Unidas, no qual Portugal está representado, desde 3 de Agosto de 1977, através da Comissão Interministerial para a Investigação Urbana e Regional (CIUR).

Por proposta do referido Grupo de Especialistas, adoptada pelo Comité de que é subsidiário na sua reunião de Setembro de 1981, Portugal foi escolhido para organizar a V Conferencia sobre Investigação Urbana e Regional, que terá lugar em 1984.

Estas conferências quadrianuais, que representam a actividade de maior relevo do Grupo de Especialistas, congregam peritos em diversas matérias, dos diferentes países da ECE, para estudo e debate da problemática do desenvolvimento urbano e regional nos seus múltiplos aspectos.

A V Conferência incidirá especialmente sobre o estudo dos processos de planeamento no quadro de sistemas de decisão a diferentes níveis, questão que se reveste de particular oportunidade numa perspectiva de descentralização e regionalização. Serão ainda abordados temas referentes à fundamentação teórica das estratégias de desenvolvimento regional e da sua implementação.

Nestes termos:
Considerando que os trabalhos preparatórios da V Conferência decorrerão no período de pleno desenvolvimento do processo de regionalização, que constitui um objectivo prioritário do Governo;

Considerando o elevado valor técnico, que habitualmente qualifica as comunicações dos diferentes países da área da ECE, e o grande interesse do seu confronto e debate para a experiência nacional;

Considerando ainda que a diversidade das matérias a tratar nos temas da V Conferência requerem a colaboração interessada de diferentes Ministérios e que importa assegurar um elevado nível técnico e organizativo à participação nacional:

O Conselho de Ministros, reunido em 10 de Dezembro de 1981, resolveu:
1 - Aprovar e apoiar a realização em Portugal, em 1984, da V Conferência do Grupo de Especialistas para a Investigação Urbana e Regional do Comité HBP/CEE/ONU.

2 - Incumbir o Ministro dos Negócios Estrangeiros de transmitir ao Secretariado das Nações Unidas esta decisão.

3 - Conferir ao Ministro da Cultura e Coordenação Científica a incumbência de orientar superiormente os trabalhos preparatórios para a realização da V Conferência designadamente através da CIUR e JNICT, órgãos de dependentes do seu Ministério.

4 - Determinar que os vários Ministérios colaborem, sempre que necessário, através dos respectivos organismos e serviços, com vista ao êxito desta iniciativa, de que se aguardam contribuições muito úteis para o encaminhamento do processo de regionalização e de desenvolvimento regional do nosso país.

Presidência do Conselho de Ministros, 10 de Dezembro de 1981. - O Primeiro-Ministro, Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/50841.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda