A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 70/2022, de 11 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Prorroga o mandato do grupo de projeto Portugal Film Commission e altera as suas competências

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 70/2022

Sumário: Prorroga o mandato do grupo de projeto Portugal Film Commission e altera as suas competências.

Na vigência do XXI Governo foi assumido o compromisso estratégico de instituir os meios e as condições adequados para colocar Portugal na rota internacional da criação e produção cinematográfica e audiovisual.

Para o efeito, foi criado o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que inclui a vertente de incentivo à produção cinematográfica e audiovisual, com o propósito de captação de filmagens internacionais para Portugal e internacionalização das produções nacionais.

Paralelamente, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 85/2019, de 31 de maio, foi criado um grupo de projeto, a «Portugal Film Commission» (PFC), com o propósito de promover Portugal como destino de filmagens, bem como de garantir uma estratégia simplificada e articulada entre todos os organismos e serviços públicos dos quais depende a emissão de autorizações e licenças que viabilizam as rodagens em território nacional.

Tendo iniciado funções a 1 de junho de 2019, para um mandato de três anos, a PFC contribuiu de forma decisiva para a afirmação e promoção de Portugal como destino de excelência para a produção e realização de filmagens e para a promoção do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema.

O sucesso deste instrumento de política, materializado na procura muito significativa de Portugal como país de filmagens, justifica a prorrogação do mandato da PFC até 31 de dezembro de 2022. Este prazo permite:

i) Que não seja interrompida a missão que a PFC desempenha no acompanhamento das produções cinematográficas, através da rede de pontos focais existente quanto à emissão de autorizações para filmagens;

ii) Uma reflexão estratégica sobre o que deve ser o posicionamento de Portugal enquanto destino de filmagens de cinema e audiovisual, com evidentes contributos para a economia e sustentabilidade do turismo do país e, em particular, para a indústria do setor cinematográfico e audiovisual; e, ainda,

iii) A definição do modelo a adotar quanto a uma eventual film commission nacional.

Assim:

Nos termos do artigo 28.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Alterar os n.os 2, 5, 8 e 17 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 85/2019, de 31 de maio, na sua redação atual, que passam a ter a seguinte redação:

«2 - [...]

a) [...]

b) [...]

c) [...]

d) [...]

e) [...]

f) [...]

g) [...]

h) [...]

i) [...]

j) [...]

k) [...]

l) [...]

m) [...]

n) Colaborar com os membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo e da cultura na recolha e prestação de informações sobre o modelo institucional e de governação para a PFC;

o) Colaborar com os membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo e da cultura na avaliação do mecanismo de incentivo à produção cinematográfica e audiovisual em vigor;

p) Apresentar uma proposta de revisão do atual modelo institucional e de governação da PFC que, mantendo o seu objetivo principal, possa ser adequado à crescente procura internacional do mercado português em função dos resultados alcançados nos últimos três anos;

q) Garantir a eficácia do serviço 'Filmar em Portugal', definindo as melhores práticas e métodos para apoiar os produtores nacionais e internacionais no domínio das filmagens.

5 - [...]

a) [...]

b) [...]

c) [...]

d) [...]

e) Até 15 de agosto de 2022, um plano de atividades relativo ao período entre agosto e dezembro de 2022;

f) Até 31 de dezembro de 2022, um relatório final de execução relativo aos trabalhos da PFC.

8 - Determinar que, sem prejuízo do disposto no n.º 10 do artigo 28.º da Lei 4/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, as comissões de serviço do Film Commissioner e do diretor executivo terminam a 31 de dezembro de 2022.

17 - Determinar que o mandato do grupo de projeto termina a 31 de dezembro de 2022.»

2 - Estabelecer que a presente resolução produz efeitos a 1 de junho de 2022.

Presidência do Conselho de Ministros, 28 de julho de 2022. - Pelo Primeiro-Ministro, Mariana Guimarães Vieira da Silva, Ministra da Presidência.

115585895

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5029268.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 4/2004 - Assembleia da República

    Estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda