Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 13984/2022, de 13 de Julho

Partilhar:

Sumário

Consulta pública do projeto do Regulamento «Cabaz Bebé»

Texto do documento

Aviso 13984/2022

Sumário: Consulta pública do projeto do Regulamento «Cabaz Bebé».

Consulta pública do Projeto de Regulamento "Cabaz Bebé"

Pedro Miguel Varela Mata da Conceição, Presidente da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, torna público que foi deliberado submeter à aprovação da Assembleia de Freguesia a proposta de Regulamento "Cabaz Bebé", a qual foi aprovada na reunião de executivo de 07/06/2022, pelo que se submete o referido documento a consulta pública, com vista à recolha de sugestões, durante o prazo de trinta dias a contar da data da publicação do respetivo Edital em 2.ª série do Diário da República, de acordo com o documento que se encontra em anexo.

O referido projeto de regulamento, encontra-se ainda disponível para consulta, nos serviços de Atendimento da Junta de Regulamento "Cabaz Bebé", durante as horas de expediente.

Os interessados deverão formular as suas sugestões por escrito, dirigidas ao Presidente da Junta de Freguesia, ou ainda por correio eletrónico para o endereço da Junta de Freguesia geral@freguesiareguengosmonsaraz.pt, até ao final do referido período.

4 de julho de 2022. - O Presidente da Junta Freguesia de Reguengos de Monsaraz, Pedro Miguel Varela Mata da Conceição.

Projeto de Regulamento "Cabaz Bebé"

Preâmbulo

Em prol da melhoria das condições de vida dos fregueses e, atendendo ao elevado decréscimo da taxa de natalidade e a um envelhecimento da população com consequências sociais e económicas que também afetam a Freguesia de Reguengos de Monsaraz e preocupam este Executivo, a Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz decidiu criar um incentivo de apoio à Natalidade o qual denominou de "Cabaz Bebé".

Trata-se de um incentivo, ainda que simbólico, aos recém-pais que residem na Freguesia de Reguengos de Monsaraz e que contribuem para a revitalização desta Freguesia.

Este projeto pretende incentivar jovens casais a fixarem-se na Freguesia, assumindo a importância que os apoios, ainda que singelos, adquirem no momento da chegada de um bebé.

O "Cabaz Bebé" é composto por um conjunto de bens essenciais para o recém-nascido, entre artigos básicos de higiene, alimentação e puericultura. Para solicitar a sua atribuição é necessário preencher um formulário próprio, disponibilizado pela Junta de Freguesia e entregá-lo na sede da Freguesia de Reguengos de Monsaraz. O pedido de atribuição do incentivo "Cabaz Bebé" deve ser apresentado a partir do nascimento e até aos 6 meses de idade do bebé.

Artigo 1.º

Lei habilitante

O Regulamento para atribuição do incentivo denominado "Cabaz Bebé" na Freguesia de Reguengos de Monsaraz é elaborado ao abrigo do disposto no artigo 241.º da Constituição da República Portuguesa, em conjunto com a alínea f), n.º 1 do artigo 9.º e alínea h) do n.º 1 do artigo 16.º, ambos da Lei 75/2013, de 12 de setembro.

Artigo 2.º

Âmbito de Aplicação e Objetivo

O presente Regulamento aplica-se à área geográfica da Freguesia em apreço e estabelece as normas de atribuição de apoio financeiro a beneficiários/requerentes, com residência na freguesia, com vista ao incentivo à natalidade.

Artigo 3.º

Beneficiários/Requerentes

1 - São beneficiários/requerentes os indivíduos isolados ou inseridos em agregados familiares, residentes e recenseados, pelo menos há doze meses consecutivos anteriores à data da candidatura, na freguesia de Reguengos de Monsaraz, e desde que preencham os requisitos constantes no presente Regulamento.

2 - Só podem beneficiar do apoio referido no artigo 4.º do presente Regulamento os progenitores de crianças que ainda não tenham completado os seis meses de vida antes da aprovação do presente Regulamento e que preencham os requisitos exigidos no presente documento.

3 - Podem requerer o incentivo denominado "Cabaz Bebé":

a) Os progenitores, em conjunto, caso sejam casados ou vivam em união de facto, nos termos da Lei, e com os quais a criança reside;

b) Apenas um dos progenitores quando se tratar de uma família monoparental e com o qual a criança reside;

c) Qualquer pessoa singular a quem, por decisão judicial ou administrativa das entidades ou organismos legalmente competentes, a criança, com idade compreendida até aos seis meses, esteja confiada;

d) O progenitor que, comprovadamente, tiver a guarda da criança.

Artigo 4.º

Incentivo

1 - O "Cabaz Bebé", reveste na forma de voucher's até ao valor total de 200(euro) para aquisição de produtos de higiene, alimentação e puericultura, válido por 9 meses.

2 - O levantamento dos voucher's será efetuado após aprovação da candidatura.

Artigo 5.º

Condições Gerais de Atribuição

1 - A/O requerente e respetivo/a cônjuge ou companheiro/a não podem possuir, à data da candidatura, quaisquer dívidas para com a Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz;

2 - A/O requerente e respetivo/a cônjuge ou companheiro/a não podem possuir, à data da candidatura, quaisquer dívidas para com a Atividade Tributária e Segurança Social;

3 - Apenas serão comparticipados os produtos adquiridos nas farmácias da Freguesia de Reguengos de Monsaraz.

4 - Não são comparticipadas despesas assumidas antes da aprovação da candidatura.

Artigo 6.º

Candidatura

1 - As candidaturas deverão ser entregues, presencialmente, na Freguesia de Reguengos de Monsaraz, através de um requerimento próprio, disponível para o efeito na Freguesia, e dirigido ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz.

2 - Para poder beneficiar do "Cabaz Bebé", a candidatura deverá ser apresentada até aos 6 meses do nascimento do bebé.

3 - As/Os candidatas/os deverão anexar ao requerimento mencionado no número um os seguintes documentos:

a) Cópia do Registo/Certidão de Nascimento da criança;

b) Declaração de Não Dívida à Atividade Tributária e Segurança Social;

c) Outros documentos considerados necessários à análise da candidatura.

Artigo 7.º

Decisão e Prazo de Reclamação

1 - A/O requerente ou requerentes poderão reclamar da decisão, por escrito, no prazo máximo de dez dias consecutivos após a comunicação da atribuição do incentivo.

2 - As reclamações deverão ser entregues, presencialmente, na Freguesia de Reguengos de Monsaraz, e dirigidas ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz.

3 - A reavaliação do processo e o resultado da reclamação serão, posteriormente, comunicados à/ao requerente ou requerentes.

Artigo 8.º

Cessação e Devolução do Apoio Recebido

São motivos para a cessação e devolução do apoio financeiro recebido:

a) A prestação de falsas declarações por parte da/o candidata/o inibe-a/o do acesso ao "Cabaz Bebé", de forma permanente, para além de outras consequências previstas na lei;

b) Utilização indevida do apoio financeiro atribuído para fins que não os previstos no presente Regulamento.

Artigo 9.º

Encargos

Os encargos devidos à aplicação das normas do presente Regulamento são comparticipados através de verbas a inscrever, anualmente no Plano e Orçamento da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz.

Artigo 10.º

Fundos Disponíveis

A atribuição dos apoios previstos no presente Regulamento será revista anualmente ficando condicionada à existência de fundos disponíveis.

Artigo 11.º

Casos Omissos

Os casos omissos serão decididos por deliberação da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz.

Artigo 12.º

Alterações ao Regulamento

O Presente Regulamento poderá sofrer, sempre que se justifique, e nos termos legais, as alterações consideradas indispensáveis.

Artigo 13.º

Entrada em vigor

O presente Regulamento entra em vigor decorridos cinco dias após a sua publicação, nos termos da lei.

Aprovado em sessão ordinária da Junta de Freguesia em 07/06/2022.

315480772

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4991342.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2013-09-12 - Lei 75/2013 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico das autarquias locais, aprova o estatuto das entidades intermunicipais, estabelece o regime jurídico da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais e aprova o regime jurídico do associativismo autárquico.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda