Despacho 8170/2022, de 6 de Julho
- Corpo emitente: Defesa Nacional - Estado-Maior-General das Forças Armadas - Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas
- Fonte: Diário da República n.º 129/2022, Série II de 2022-07-06
- Data: 2022-07-06
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, segunda classe, o Tenente-Coronel Domenico D' Ambrosio.
No exercício das funções de Chefe da Secção de Exercícios, da Repartição de Treino, Exercícios e Lições Aprendidas (G7), chefiada por um Oficial Português, na Multinacional Brigade Southeast (MN BDE-SE), o Oficial de Artilharia do Exército Italiano, o Tenente-Coronel, 3257, Domenico D'Ambrosio revelou elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, no apoio prestado aos Elementos Nacionais Destacados neste Quartel-General.
No desempenho das suas funções, o Tenente-Coronel Domenico D'Ambrosio demonstrou ser um invulgar colaborador do Chefe da Repartição e detentor de excecionais virtudes militares, contribuindo para a eficácia dos Exercícios e do Treino Operacional das subunidades da MN BDE-SE, destacando-se o seu relevante contributo para o excecional desempenho do Batalhão nacional afiliado à Brigada e, mais recentemente, da Unidade Escalão Companhia projetada para a Roménia.
Ainda no exercício das suas funções, o Tenente-Coronel Domenico D'Ambrosio auxiliou, de forma permanente e leal, o seu chefe direto, o Representante Nacional, no planeamento de todos os exercícios da MN BDE-SE, tendo contribuído, decisivamente, para o bom desempenho do G7 e para o incremento das excelentes relações de cooperação, nomeadamente entre os Elementos e as Forcas Nacionais Destacadas e o Batalhão afiliado, nos exercícios da série "Scorpions Fury" e "Scorpions Legacy". Merece, também, especial destaque a forma dedicada e minuciosa como elaborou o plano de treino para a Unidade Escalão Companhia, destacada para a Roménia, no âmbito das tailored Forward Presence.
Ao longo deste período, revelou sempre um extraordinário desempenho, bem como invulgar determinação e espírito de sacrifício, qualidades bem patentes na forma proficiente e célere como realizou todas as tarefas, onde demonstrou possuir excecionais conhecimentos e vasta experiência na área do Treino, Exercícios e Lições Aprendidas. O seu carácter e compromisso, com o seu chefe direto, permitiram que fosse sentido o seu constante apoio e atenção, pilares que se tornaram essenciais para garantir que o cumprimento da missão do Representante Nacional fosse executado com mestria.
O seu nobre padrão moral e extraordinária competência garantiram uma valiosa prestação no ciclo de planeamento, execução e aprendizagem dos múltiplos exercícios do MN BDE-SE e das suas subunidades operacionais, tendo contribuído expressivamente para a satisfação adequada e oportuna, das diversas incumbências documentais e práticas, demonstrando uma notável lealdade para com o seu Chefe de Repartição. Atenta a qualidade e importância dos serviços prestados, o Tenente-Coronel Domenico D'Ambrosio constitui-se como um elemento fundamental para o cumprimento da missão dos Elementos Nacionais Destacados no MN BDE-SE, bem como das Forças Nacionais Destacadas para a Roménia, reforçando, assim, os laços de cooperação entre os militares romenos e portugueses, que muito prestigiam Portugal e as Forças Armadas.
Presente quanto precede, considerando que a sua elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades profissionais e pessoais contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Segunda Classe, o Tenente-Coronel Domenico D'Ambrosio.
18 de outubro de 2021. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.
315411979
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4982668.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2002-12-27 - Decreto-Lei 316/2002 - Ministério da Defesa Nacional
Aprova o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas.
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/4982668/despacho-8170-2022-de-6-de-julho