Despacho 8043/2022, de 1 de Julho
- Corpo emitente: Economia e Mar, Infraestruturas e Habitação e Agricultura e Alimentação - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
- Fonte: Diário da República n.º 126/2022, Série II de 2022-07-01
- Data: 2022-07-01
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Designação em regime de substituição do licenciado Fernando Manuel Oliveira dos Reis para exercer cargo de direção intermédia de 2.º grau.
Designação, em regime de substituição, do licenciado Fernando Manuel Oliveira dos Reis, para o cargo de Direção Intermédia de 2.º Grau
Considerando a vacatura do lugar, ao abrigo do disposto no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, por despacho do Diretor-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, de 9 de junho de 2022, foi designado, em regime de substituição, para o cargo de direção intermédia de 2.º grau de Chefe de Divisão de Infraestruturas, o licenciado Fernando Manuel Oliveira dos Reis, com efeitos a partir de 01 de maio de 2022.
O designado possui o perfil, experiência e conhecimentos adequados à prossecução das atribuições e objetivos da unidade orgânica em causa e é dotado da necessária experiência e aptidão para o exercício do cargo, conforme síntese curricular em anexo ao presente despacho.
20/06/2022. - A Diretora de Serviços de Administração Geral, Fernanda Bernardo.
Síntese curricular
I - Elementos pessoais e habilitações académicas
Fernando Manuel Oliveira dos Reis licenciou-se em 1997, em Engenharia Eletrotécnica (ramo de Telecomunicações e Eletrónica) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros da Região Sul, contando com inscrição ativa na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) enquanto técnico responsável por instalações elétricas, bem como no Instituto de Comunicações de Portugal (ICP - ANACOM) como técnico responsável por instalações ITED nas vertentes Projeto, Instalação e Conservação.
II - Atividade profissional
Do percurso profissional destaca-se de maior relevância o desempenho enquanto responsável pelo planeamento e coordenação de equipas multidisciplinares nas áreas técnicas no domínio de processos de construção de rede de comunicações, bem como de Coordenação do Departamento de Compras e Gestão de Stocks, funções que desempenhou entre 1999 e 2013 nas empresas SDT e Alpha C2, tendo posteriormente sido convidado para fazer parte do projeto desenvolvido pela Setronix, S. A.
Enquanto Responsável pelo Departamento de Engenharia Comercial da Setronix, S. A., destacam-se as funções desempenhadas no âmbito de pedidos de consultoria para efeito de resposta a concursos públicos e privados em território nacional e internacional, e consequente negociação com fornecedores em áreas como GSM/UMTS (instalação/configuração de equipamentos rádio), Infraestruturas (remodelação da rede comunicações de segurança SIRESP, utilizando tecnologia TETRA), de Satélite (projeto, conceção e construção de Uplink/Downlink) e de Broadcast (instalação e manutenção de diversos centros emissores, FM/OM/OC e DVB-T).
De salientar a experiência no domínio da implementação de plataformas de gestão, software de interface com vários departamentos, tendentes à obtenção de soluções partilhadas.
Integrou, ainda o grupo de trabalho responsável pela criação e implementação sistema de gestão integrado (Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho) de acordo com as normas internacionais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001; e apoio ao departamento informático.
Da carreira profissional, destacam-se as competências desenvolvidas enquanto responsável pelo planeamento e coordenação dos processos na fase de construção, tendo como objetivo o cumprimento dos prazos previamente estabelecidos, no âmbito da modernização da rede de comunicações do operador NOS, com a nova tecnologia 4G/5G, projeto desenvolvido na Nokia Portugal, S.A (até maio de 2018).
Desde junho de 2018, desempenha funções como Técnico Superior na Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
No âmbito das competências, destacam-se as seguintes:
Desempenho de funções de gestão de monitorização, manutenção e implementação de sistemas em tempo real, de comando e controlo ou de apoio à decisão, no âmbito do sistema VTS do Continente, que incluem sistemas eletrónicos, aplicacionais, de comunicações e de monitorização do tráfego marítimo;
Preparação e elaboração de documentação técnica, consulta a fornecedores nacionais e internacionais, bem como gestão de novos projetos, incluindo pareceres e regulamentação técnica;
Participação no grupo de trabalho na Revisão e Atualização do Estudo das Condições de Implementação dos Subsistemas VTS das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e sua Integração no Sistema VTS do Continente.
315436449
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4977164.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República
Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/4977164/despacho-8043-2022-de-1-de-julho