Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7600/2022, de 20 de Junho

Partilhar:

Sumário

Condecora com a Medalha da Cruz de São Jorge, terceira classe, Cristina Costa e Silva

Texto do documento

Despacho 7600/2022

Sumário: Condecora com a Medalha da Cruz de São Jorge, terceira classe, Cristina Costa e Silva.

No exercício das funções de assessora de imprensa do Comando Operacional da Madeira, a repórter e jornalista Cristina Costa e Silva tem revelado elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, características já conhecidas da sua longa colaboração com as Forças Armadas Portuguesas, ao longo de quase trinta anos.

Num trajeto profissional sempre dedicado à comunicação social, inicialmente como repórter de rádio na Madeira e, posteriormente, como jornalista dos dois jornais diários da Região, trabalho que intermediou com o exercício de assessoria de imprensa em instituições regionais de relevo, encontrou sempre tempo e oportunidade para, com reconhecida paixão, elevado profissionalismo e inquestionável rigor, documentar e assinalar momentos relevantes da ação das Forças Armadas, com particular destaque para aqueles que se tornaram marcos de uma ligação singular que existe entre a Região Autónoma da Madeira e os militares que aí têm servido Portugal.

Num percurso iniciado em 1993, quando efetuou uma primeira reportagem sobre as mulheres pioneiras das Forças Armadas, na Madeira, o trajeto profissional de Cristina Silva tem-se cruzado com a atividade operacional das Forças Armadas de forma contínua. Desde o acompanhamento, nas Ilhas Selvagens, em 1997, dos trabalhos do Exército na recuperação dos percursos pedestres, à cobertura de um dos maiores exercícios conjuntos conduzido pela NATO, em Porto Santo, o LINKED SEAS 2000, passando por inúmeras reportagens, o seu trabalho sempre se pautou por elevado rigor e qualidade, traduzindo-se em grande visibilidade para as Forças Armadas.

Pelo meio, e não menos significativo, fica a realização de mais de duas dezenas de deslocações às Ilhas Selvagens, de que resultou um acervo de textos, sons e imagens que constituem testemunho vivo do significativo esforço efetuado pelas Forças Armadas na edificação de uma efetiva capacidade de exercício da autoridade do Estado nessa área estratégica de interesse nacional.

Determinada e sempre em busca de novos desafios, Cristina Costa e Silva encontrou ainda tempo, engenho e arte para, de forma singela, mas muito intensa, transformar em palavras e imagens momentos marcantes da vida dos militares, homenageando o trabalho destes em obras de sua autoria, tais como "Para que os Outros Vivam", dedicada à Esquadra 751 e lançada em 2013, e "Selvagens - Perto do Fim do Mundo", de 2017, onde relata o envolvimento das Forças Armadas na conservação da Reserva Natural, por mais de 40 anos.

Mais recentemente, Cristina Costa e Silva tem colaborado com o Estado-Maior-General das Forças Armadas em novas iniciativas, de que se destacam a participação ativa na elaboração de um livro sobre as Forças Nacionais Destacadas Portuguesas na República Centro-Africana, de outro relativo à divulgação das Forças Armadas na Madeira e na colaboração na implementação da iniciativa "Alista-te Por um Dia", concebida pelo EMGFA para divulgação das Forças Armadas junto das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Perante o que procede e considerando que o seu profissionalismo, competência, dedicação e permanente disponibilidade contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior General das Forças Armadas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos Artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha da Cruz de São Jorge, Terceira Classe, a Sra. Cristina Costa e Silva.

7 de dezembro de 2021. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.

315411921

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4960643.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda