Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7599/2022, de 20 de Junho

Partilhar:

Sumário

Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, primeira classe, o Bispo e Capelão-Chefe das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Manuel Sousa Valério

Texto do documento

Despacho 7599/2022

Sumário: Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, primeira classe, o Bispo e Capelão-Chefe das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Manuel Sousa Valério.

No desempenho das suas funções de Bispo e de Capelão-Chefe das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Manuel Sousa Valério tem conduzido o seu magistério no sentido de fomentar e preservar um excelente relacionamento institucional entre a Igreja e as Forças Armadas, pautando a sua missão por uma assídua presença junto dos que serve.

Desde a sua tomada de posse a 4 de dezembro de 2018, D. Rui Valério orientou a sua atuação, em estreita articulação com o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, pelo acompanhamento dos militares e dos civis e das respetivas famílias, bem como pela sua presença, junto destes, na partilha dos seus desafios, dos problemas e das suas alegrias, na mais elevada expressão de servir.

Neste âmbito, são constantes as visitas que o D. Rui Valério faz às Unidades em território nacional, tanto no continente como nas ilhas, onde a sua presença se carateriza pelo contacto de proximidade com todos, apresentando sempre uma mensagem de esperança em todas as celebrações litúrgicas e nas conferências que profere. Também nas suas deslocações a países estrangeiros, onde operam as nossas Forças Armadas, se encontra com os nossos militares e com as autoridades locais, para transmitir uma palavra de alegria e de paz, destacando-se as visitas a São Tomé e Príncipe, em janeiro e dezembro de 2019, à República Centro Africana, em abril e dezembro de 2019, e à Alemanha, em julho de 2019.

No mesmo horizonte, D. Rui Valério tem recorrido ao envio de mensagens de louvor para assinalar as datas e as circunstâncias mais relevantes e significativas do Estado-Maior-General das Forças Armadas, da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

Com o advento da pandemia da COVID-19, para manter vivo o contacto com a Diocese, tem promovido iniciativas em formato telemático. Foi nesse sentido que instituiu a «Mensagem quotidiana» na página do Ordinariato, a recitação do terço no mês de maio e a transmissão da eucaristia dominical. Mais recentemente, promoveu um itinerário quaresmal com a encíclica papal Fratelli tutti.

Reconhecendo as Forças Armadas como um dos pilares da nação portuguesa, o Capelão-Chefe D. Rui Valério crê que todos os passos civilizacionais operados no país, dependem historicamente delas, conduzindo, de forma emergente, a sua ação com clara evidência da importância que a dimensão espiritual e religiosa representa para todos os crentes que servem nas Forças Armadas. Com o reconhecimento da plena liberdade de consciência de todos os militares, a configuração da assistência religiosa nas Forças Armadas, além de constituir uma base para uma vida completa, integradora de todos os âmbitos do ser humano, visa, também, proporcionar paz, serenidade, confiança e equilíbrio à família militar.

Com um percurso de vida intenso, com vários anos ao serviço das Forças Armadas, é clara a expressão da grandeza do seu caráter e da elevada estatura espiritual, que se têm constituído grande fonte de inspiração, nomeadamente no que respeita à motivação de bem servir. D. Rui Valério muito tem contribuído para fortalecer as relações entre as duas mais relevantes instituições, a Igreja e as Forças Armadas, na partilha da missão única de servir Portugal e os portugueses, assente nos compromissos da promoção e salvaguarda da dignidade humana, da resposta pronta quando solicitada e do respeito por esse bem tão precioso que é a separação entre o Estado e a Igreja.

Presente o que precede, considerando que a sua elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades profissionais e pessoais, contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Primeira Classe, o Bispo e Capelão-Chefe das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Manuel Sousa Valério.

3 de dezembro de 2021. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.

315411946

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4960642.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda