A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 146/2015, de 23 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha da Defesa Nacional, de 1.ª classe, ao Dr. Joaquim José Pinto Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Espinho

Texto do documento

Portaria 146/2015

O Dr. Joaquim José Pinto Moreira, no exercício dos mandatos como presidente da Câmara Municipal de Espinho, tem mantido uma estreita e profícua colaboração com o Ministério da Defesa Nacional e particularmente com o Exército Português através do Regimento de Engenharia 3, em Espinho.

Nesta colaboração recíproca o Dr. Joaquim José Pinto Moreira, na qualidade de autarca e no âmbito das suas responsabilidades, tem revelado uma elevada competência técnico-profissional, extraordinário empenho e relevantes qualidades pessoais que lhe permitem uma compreensão e afirmação dos princípios e valores enformadores da Defesa Nacional. Desde o início dos seus mandatos valorizou o papel estratégico desta unidade militar ao serviço da população, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.

Como Presidente da Câmara tem reconhecido publicamente o relevante papel do Regimento de Engenharia 3 nas diversas operações de interesse público com destaque para as intervenções em defesa da orla costeira de Espinho e da população piscatória, contra as investidas do mar e as intempéries. Este reconhecimento público foi institucionalmente materializado nas comemorações do Dia da Cidade, em 16 de junho de 2010, no qual o Regimento de Engenharia 3 foi reconhecido e distinguido com o título «Reconhecimento Público e Homenagem da Cidade».

A celebração do Dia da Unidade no centro da cidade de Espinho e a promoção da interação do Regimento com escolas e instituições sociais e culturais da cidade constituíram iniciativas de abertura da instituição à comunidade onde se insere, tornando-a mais próxima e compreendida pelos cidadãos. Estas ações têm permitido a aproximação dos cidadãos à Defesa Nacional e contribuído para desenvolver uma consciência coletiva sobre a importância da obtenção de sinergias entre todos os diversos vetores do Estado para o desenvolvimento sustentado e melhoria das condições de vida dos portugueses e no seu contributo para a Defesa Nacional.

Os relevantes serviços prestados pela instituição militar às populações e instituições locais também mereceram a gratidão e a abertura do Município na pessoa do atual Presidente, Dr. Joaquim José Pinto Moreira, para todas as solicitações das entidades militares, designadamente a cedência de forma graciosa de vários espaços e equipamentos para a realização de diversos eventos e em apoio das atividades, de que se destacam as Jornadas de Engenharia, Exposições, Concertos por Bandas Militares, a cedência das Piscinas Municipais e Parque Municipal para a realização de Competições Desportivas Militares.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e no n.º 2 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe ao Doutor Joaquim José Pinto Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Espinho.

4 de fevereiro de 2015. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

208417556

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/473019.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda