A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 11852/2021, de 30 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Designação para o cargo de diretora de serviços de Formação e Qualificação da licenciada Zelinda Isabel Jorge Cardoso

Texto do documento

Despacho 11852/2021

Sumário: Designação para o cargo de diretora de serviços de Formação e Qualificação da licenciada Zelinda Isabel Jorge Cardoso.

De acordo com o disposto nos artigos 20.º e 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua redação atual, foi aberto procedimento concursal através do Aviso 17517/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 180, de 15 de setembro, com vista ao preenchimento do cargo de direção intermédia de 1.º grau, Diretor(a) de Serviços de Formação e Qualificação. Cumpridos todos os formalismos legais e concluído o processo de seleção, o júri propôs, fundamentadamente, que a designação para o cargo recaísse sobre a candidata, a Licenciada Zelinda Isabel Jorge Cardoso, a qual preenche os requisitos legais exigidos e possui o perfil e as características necessárias ao exercício das atribuições e à prossecução dos objetivos da Direção de Serviços de Formação e Qualificação, conforme evidencia a nota curricular que se anexa ao presente despacho.

Considerando que a comissão instaladora foi nomeada através do Despacho 4763-D/2021, da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, de 10 de maio, publicado no Diário da República. 2.ª série, n.º 91, de 11 de maio, nos termos dos n.os 9 a 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na sua atual redação, deliberou, no dia 16 de novembro de 2021, designar para o cargo de Diretora de Serviços de Formação e Qualificação, a Licenciada Zelinda Isabel Jorge Cardoso técnica superior do mapa de pessoal do Instituto Nacional de Administração, I. P., em comissão de serviço, com efeitos reportados a 16 de novembro de 2021, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo.

A ora designada fica autorizada a optar pelo vencimento ou retribuição base da sua função, cargo ou categoria de origem, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 31.º do citado diploma legal.

22 de novembro de 2021. - A Presidente da Comissão Instaladora, Luísa Neto.

Nota curricular

1 - Dados Pessoais:

Nome: Zelinda Isabel Jorge Cardoso

Nascida a 10 de fevereiro de 1969.

2 - Habilitações Académicas:

Licenciada em Sociologia do Trabalho do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (1995).

Pós-graduada na área das Ciências da Educação: especialização formação de adultos pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação (2005).

Frequência (completa) do Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa (2010/2011).

Pós-graduada em Business Intelligence, ISEGI da Universidade Nova de Lisboa (2014).

3 - Formação Profissional (destaque):

Curso (180h): "FORGEP - Programa de Formação em Gestão Pública" (2009).

Curso (30h): "Avaliadores de Software Educativo", Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (2005).

Curso (250h): "Formação de Formadores em Tecnologias de Informação", Instituto Superior de Gestão (ISG) (1996).

4 - Experiência profissional:

Desde 11 de setembro 2021, responsável (em regime de substituição) pela Direção de Serviços de Formação e Qualificação do Instituto Nacional de Administração, I. P. (INA), atua no âmbito da coordenação da formação profissional da Administração Pública, gestão da formação do INA e coordenação do Centro Qualifica AP.

De maio 2021 a 10 setembro 2021, responsável (em regime de substituição), pelo Departamento de Planeamento, Qualificação e Avaliação da Formação (DPQAF), do Instituto Nacional de Administração, I. P. atuou no domínio da coordenação da formação profissional da AP e Coordenação do Centro Qualifica AP do INA.

De 15 de março 2019 a abril 2021, responsável pela direção da Divisão de Qualificação e Avaliação da Formação (DQAF) da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), atuou no âmbito da coordenação da formação profissional da Administração Pública e coordenação do Centro Qualifica AP do INA.

De fevereiro 2017 a 14 de março 2019 - Técnica superior da Divisão de Avaliação do Sistema de Formação Profissional, da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), assumindo responsabilidades no âmbito da coordenação da formação realizada na Administração Pública.

De junho 2012 a janeiro 2016 - Técnica superior do Departamento de Gestão e Planeamento de Recursos Humanos da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P. (ACSS), do Ministério da Saúde, com funções de coordenação dos procedimentos para acesso a formação regulamentada (carreira médica) e coordenação da aplicação da Diretiva das Qualificações 2005/36/CE às profissões da carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica (TDT). De junho 2007 a maio de 2012 - Diretora da Unidade Operacional de Coordenação e Regulação da Formação Profissional da ACSS, com responsabilidades na gestão dos procedimentos concursais para acesso a formação médica pós-graduada, designadamente, abertura de procedimentos concursais, organização de prova nacional para ingresso no internato médico (ano comum) e colocação em área de especialidade médica; acompanhou a análise técnico-pedagógica das candidaturas submetidas ao Organismo Intermédio (OI) do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) para a área da saúde; coordenou a aplicação do regime de autorizações de exercício profissional ao abrigo da Diretiva das Qualificações 2005/36/CE (profissões da carreira dos TDT); coordenou a conceção do referencial de competências e de formação para a qualificação de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), divulgados no Catálogo da ANQEP; representou a ACSS no Conselho setorial para a Qualificação - Saúde e Serviços à Comunidade; integrou e coordenou comissões técnicas especializadas criadas no setor da saúde; representou a ACSS em fóruns técnicos organizados pela Comissão Europeia; participou em processos de negociação de diplomas legais que envolveram a formação pré-carreira dos profissionais da saúde e a formação profissional do setor (auscultação de órgãos técnicos do setor/sindicatos/órgãos de regulação das profissões da saúde); acompanhou os procedimentos de equiparação a estágio de especialidade da carreira dos técnicos superiores de saúde; coordenou vários estudos no domínio da formação apoiados por fundos comunitários; presidiu a concursos públicos para provimento de lugares em unidades funcionais da ACSS.

De agosto 2006 a maio 2007 - Diretora de Serviços de Formação Profissional (DSFP) na Secretaria Geral do Ministério da Saúde, elaborou referenciais de formação para o setor; procedeu a abertura de procedimentos concursais para acesso a formação médica pós-graduada; geriu o PEPAP da saúde; acompanhou a tramitação dos concursos de habilitação ao grau de consultor das carreiras médicas; acompanhou as atividades da Comissão de Avaliação da Suficiência Curricular dos clínicos gerais; representou a Secretaria-Geral no âmbito das atividades do Programa Operacional Saúde XXI; executou o plano de formação da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde; participou em projetos transnacionais e cimeiras europeias com impacto na saúde; foi ainda responsável pelo sistema setorial de acreditação das entidades formadoras do setor da saúde.

De janeiro de 2005 a julho de 2006 - Diretora da unidade de projeto "Avaliação da Formação" do Instituto para a Qualidade na Formação (IQF.I. P.) do Ministério do Trabalho e Segurança Social (MTSS), concebeu recursos pedagógicos de apoio à atuação no âmbito do ciclo da formação e dinamizou jornadas técnicas subordinadas à temática da formação.

De janeiro de 2003 a dezembro de 2004 - Diretora (em acumulação de funções) das unidades de projeto -"Avaliação da Formação" e "Metodologias de Formação e Desenvolvimento Curricular" no IQF, I. P., com atribuições no domínio da produção e desenvolvimento de metodologias na área da formação profissional.

De janeiro de 2001 a dezembro de 2002 - Diretora da Unidade de Projeto "Avaliação da Formação" no Instituto para a Inovação na Formação (INOFOR), responsável pela produção de recursos pedagógicos na área da avaliação da formação.

De setembro de 1996 a dezembro de 2000 - Subcoordenadora da Unidade de Projeto "Acreditação de Entidades Formadoras" na Comissão para a Inovação na Formação que cria o INOFOR - Instituto para a Inovação na Formação, coordenou as equipas responsáveis pelo acompanhamento das entidades acreditadas nos domínios da formação; integrou a equipa que concebeu o Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras (SAEF); efetuou várias representações institucionais em reuniões organizadas pelo CEDEFOP.

Participação em diversos projetos transnacionais e em cimeiras europeias relativas a temáticas da formação/qualificação, bem como realização de visitas de estudo, no espaço europeu, financiadas pelo CEDEFOP.

É autora e coautora de várias obras no domínio da formação profissional, tendo participado, na qualidade de oradora, em inúmeros eventos dedicados à formação profissional e formação pré-carreira para acesso a profissões regulamentadas da saúde.

314756721

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4720082.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda