Portaria 552/2021, de 9 de Novembro
- Corpo emitente: Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
- Fonte: Diário da República n.º 217/2021, Série II de 2021-11-09
- Data: 2021-11-09
- Parte: C
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Texto do documento
Sumário: Concessão da Medalha da Defesa Nacional, de 1.ª Classe, ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Nuno Miguel Castro Guimarães Palmeiro Ribeiro.
Louvo, por proposta do coordenador da task force para a elaboração do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal, o 22787 CMG M Nuno Miguel Castro Guimarães Palmeiro Ribeiro, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de chefe do Gabinete do coordenador da task force entre 5 de fevereiro e 28 de setembro de 2021.
Na qualidade de chefe do Gabinete, o Comandante Palmeiro Ribeiro assumiu cedo a responsabilidade de articulação com as inúmeras entidades externas, públicas e privadas, para levar a cabo o processo de vacinação de forma ordenada e de acordo com as orientações superiores e priorizações definidas, assegurando o escrupuloso respeito das normas da Direção-Geral da Saúde em vigor. O seu empenho e resultados refletiram-se de forma inequívoca na qualidade do trabalho produzido, nomeadamente na harmonização da vacinação de grupos prioritários, na condução do processo de vacinação de inúmeras entidades individuais e coletivas, e na articulação do processo entre essas entidades e centros de vacinação. Em todas estas funções granjeou o respeito, admiração e reconhecimento externo. De igual forma geriu internamente o Gabinete, edificando uma estrutura de raiz que assegurasse os movimentos administrativos no âmbito da gestão da correspondência e do importante mecanismo de respostas aos utentes que se dirigiram à task force.
O Comandante Palmeiro Ribeiro conseguiu superar as contrariedades com firmeza, encontrando sempre, graças ao seu espírito zeloso, metódico e rigoroso uma resolução pronta e correta das questões relativas ao processo de vacinação COVID-19, contribuindo para o processo como um todo e para uma imagem altamente favorável das Forças Armadas e espelhando, assim, a sua aptidão para bem servir nas mais diferentes circunstâncias.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o 22787 CMG M Nuno Miguel Castro Guimarães Palmeiro Ribeiro, no exercício de funções na task force, como sendo um militar de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício e a abnegação, devendo, por isso, os serviços por si prestados serem considerados importantes, extraordinários, relevantes e de elevado mérito, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da task force e do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002 de 27 de dezembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª Classe ao 22787 CMG M Nuno Miguel Castro Guimarães Palmeiro Ribeiro.
25 de outubro de 2021. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.
314690033
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4713140.dre.pdf .
Ligações deste documento
Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):
-
2002-12-27 - Decreto-Lei 316/2002 - Ministério da Defesa Nacional
Aprova o Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas.
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/4713140/portaria-552-2021-de-9-de-novembro