Sumário: Concessão de louvor à Sargento-Ajudante Catarina da Silva Flora Fernandes.
Louvo, por proposta do Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, a Sargento-Ajudante OPINF 125270 Catarina da Silva Flora Fernandes pela forma altamente competente e dedicada como tem vindo a desempenhar as funções que lhe foram cometidas na Divisão de Estudos e de Apoio à Gestão (DEAG), da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), ao longo dos últimos dois anos e quatro meses.
Militar de grande labor e disciplina, a Sargento-Ajudante Catarina Fernandes demonstrou, enquanto responsável pelo núcleo de Sistemas de Informação da DGPDN, ser possuidora de elevados dotes de caráter e sólida formação profissional, que sabe aliar à iniciativa e ao constante aperfeiçoamento das suas faculdades e saberes.
Dotada de elevado sentido de responsabilidade, sentido de obediência e abnegação, pautou sempre a sua conduta pelo rigor, lealdade e compromisso com o serviço, sendo respeitada e admirada por todos quantos com ela privam.
De trato fácil e harmonioso, consegue assegurar uma sã camaradagem e um excelente ambiente de trabalho não só entre as várias unidades orgânicas da DGPDN, mas também no relacionamento com os outros Órgãos e Serviços Centrais do MDN, demonstrando espírito de sacrifício e permanente disponibilidade na resolução de problemas relacionados com a sua área de atuação, muitas vezes fora das horas normais de serviço.
Meticulosa e organizada, a Sargento-Ajudante Catarina Fernandes tem-se revelado um apoio fundamental e imprescindível nas mais variadas circunstâncias, salientando-se a excelente competência profissional e a procura permanente de atualização dos conhecimentos técnicos, por forma a responder sempre de forma célere e diligente às inúmeras e permanentes solicitações, revelando elevada autonomia e conseguindo antecipar dificuldades e propondo sempre soluções.
No exercício das suas funções, realço o apoio que a mesma prestou na implementação do sistema de gestão documental da DGPDN, com o propósito de modernizar e promover soluções de desmaterialização de processos e o desenvolvimento de mecanismos de interoperabilidade. Em contexto COVID-19 e consequente recurso ao teletrabalho, a Sargento-Ajudante Catarina Fernandes teve um papel determinante na preparação dos meios informáticos, possibilitando que, em segurança, os funcionários/as da DGPDN conseguissem manter a produtividade necessária para o cumprimento da sua missão.
Mais recentemente, é de destacar a preparação dos meios informáticos para os militares enviados para Moçambique no âmbito do projeto 6, em resultado dos compromissos assumidos por Portugal.
Salienta-se, por fim, o apoio diário e constante a reuniões e outros eventos com recurso a videoconferência permitindo o contacto remoto com organismos e instituições com os quais o MDN e a DGPDN mantêm relações bilaterais ou multilaterais, com destaque especial para o período da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Pelo extraordinário desempenho e pela afirmação constante das suas excecionais qualidades e virtudes militares, é a Sargento-Ajudante Catarina Fernandes merecedora de público reconhecimento pela ação que desenvolveu, tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da DGPDN, devendo os serviços por si prestados serem considerados relevantes e de muito elevado mérito.
6 de outubro de 2021. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.
314637198