Sumário: Condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Segunda Classe, o Tenente-Coronel Carlos Dias Afonso.
O Tenente-Coronel de Infantaria, 36280093, Carlos Filipe Nunes Lobão Dias Afonso, do Exército Português, tem colaborado, de forma assinalável, com o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) no âmbito da História Militar de Portugal e por ocasião de visitas de altas entidades às Forças Armadas Portuguesas, sendo, por isso, merecedor de público reconhecimento a sua permanente disponibilidade e grande qualidade das suas intervenções nas atividades da responsabilidade do EMGFA.
Historiador de reconhecidas competências, com uma extensa experiência na investigação e na docência da História Militar, aliada a notáveis dotes de orador e vincada sensibilidade pedagógica, o Tenente-Coronel Dias Afonso tem contribuído para um melhor e mais amplo conhecimento do passado histórico-militar do país. A sua colaboração pessoal no estudo que esteve na base da designação de D. Nuno Álvares Pereira enquanto Patrono do EMGFA contribuiu, de forma inequívoca, para que, em 2019, se concretizasse tal desiderato. Nesse âmbito, a evocação escrita e lida pelo Tenente-Coronel Dias Afonso na cerimónia do dia do EMGFA em que se tornou pública tal designação, capturou, de forma objetiva e elegante, a essência da personalidade, as características e a vida de D. Nuno, justificando, de forma clara e sustentada, a sua escolha enquanto Patrono e contribuindo, dessa forma, para a dignidade e brilho da efeméride.
Merece, igualmente, destaque o seu apoio por ocasião da organização da visita oficial do Chefe do Estado-Maior da Defesa de Espanha às Forças Armadas Portuguesas, onde a sua total colaboração e disponibilidade, assim como a forma entusiástica e esclarecida como conduziu as visitas guiadas nessa ocasião ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e ao Mosteiro da Batalha, que mereceu os mais rasgados elogios de todos os intervenientes, revelaram-se um decisivo contributo para o sucesso dessas atividades, resultando no reforço da imagem externa das Forças Armadas Portuguesas e de Portugal.
Presente quanto precede, considerando que a elevada competência, o seu extraordinário desempenho e suas relevantes qualidades pessoais contribuem significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nos termos dos artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, condecora com a Medalha Cruz de São Jorge, Segunda Classe, o Tenente-Coronel Carlos Dias Afonso.
22 de julho de 2021. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro, Almirante.
314571052