Sumário: Louva Natacha Cristina Ferreira Lopes pela forma como exerceu funções no Gabinete da Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna.
Louvo a licenciada Natacha Cristina Ferreira Lopes pelas excecionais qualidades técnicas, virtudes morais e extraordinário desempenho, evidenciados enquanto técnica especialista do Gabinete da Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna.
Num quadro de contínua digitalização de processos produtivos no Sistema de Segurança Interna, é de elementar justiça enaltecer o seu inestimável contributo para a criação, desenvolvimento e apoio à exploração da Plataforma Partilhada de Operações de Segurança, que se assumiu como ferramenta de excelência para a coordenação e planeamento de operações de segurança complexas, com a participação de várias entidades do Sistema de Segurança Interna e externas, num universo de mais de 1000 utilizadores, e cuja programação foi integralmente desenvolvida por si.
Já no contexto dos profundos impactos provocados pela pandemia, designadamente na organização do trabalho em situação de confinamento, o papel da licenciada Natacha Cristina Ferreira Lopes na rápida identificação e implementação de soluções inovadoras de trabalho à distância revelou-se decisivo para a resiliência funcional do Sistema de Segurança Interna e para continuidade das operações. Destaca-se a criação de condições para que as Equipas Mistas de Prevenção da Criminalidade mantivessem as suas atividades por via remota, ou o apoio técnico dedicado às atividades da Equipa Técnica da Unidade de Coordenação Antiterrorismo.
No contexto da política de comunicação e transparência a sua ação realça-se pela notável gestão do projeto de criação do website, no decurso do qual, e com considerável autonomia, orientou os trabalhos da equipa de desenvolvimento, desde a componente gráfica à componente técnica/funcional.
Com um apurado sentido de missão, uma extraordinária capacidade de leitura das necessidades operacionais dos utilizadores finais e um percurso profissional profundamente enraizado em matérias de segurança, a licenciada Natacha Cristina Ferreira Lopes é frequentemente chamada a desenvolver, em curtíssimo espaço de tempo, soluções informáticas customizadas, para integração na sala de situação do Sistema de Segurança Interna, no contexto de operações de segurança em curso, de que é bom exemplo a Operação de Coordenação da Segurança do Transporte de Vacinas (2021), assegurando um acompanhamento da exploração destes sistemas em qualquer circunstância e momento.
Pelo que antecede, considero ser de elementar justiça reconhecer publicamente como extraordinariamente importantes, relevantes e distintos os serviços prestados pela licenciada Natacha Cristina Ferreira Lopes, constituindo uma fonte de prestígio para o Sistema de Segurança Interna.
29 de junho de 2021. - A Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna, Maria Helena Pereira Loureiro Correia Fazenda.
314448792