Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 302/2021, de 28 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louvor e concessão de Medalha de Mérito Militar, de 2.ª classe, ao Tenente-Coronel Vítor Manuel Branco do Nascimento

Texto do documento

Portaria 302/2021

Sumário: Louvor e concessão de Medalha de Mérito Militar, de 2.ª classe, ao Tenente-Coronel Vítor Manuel Branco do Nascimento.

Louvo, por proposta do Diretor-Geral da Polícia Judiciária Militar, o Tenente-Coronel do Serviço Geral do Exército, 07343382, Vítor Manuel Branco do Nascimento pelo extraordinário desempenho que, ao longo de 19 anos, patenteou enquanto Chefe de equipa da Investigação Criminal, da Unidade de Investigação Criminal (UIC), da Polícia Judiciária Militar (PJM).

Oficial de elevada competência profissional, comprovado espírito de sacrifício e de obediência, tem servido a Polícia Judiciária Militar sempre evidenciou de forma abnegada e esclarecida, na função de Investigador Chefe de Equipa, da Unidade de Investigação Criminal. Dos seus 38 anos de serviço em prol da Defesa Nacional, revelou sempre grande adaptação às exigentes funções que desempenhou, alcançando assinaláveis níveis de proficiência nos resultados apresentados, das tarefas por si desenvolvidas e coordenadas.

Por força da legislação vigente transitou para a situação de reserva, registando-se resumidamente, o resultado do seu serviço público militar. Assim, em 7 de setembro de 1982 foi incorporado no Exército, tendo sido promovido a 2.º Sargento em agosto de 1985 e colocado no Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, desempenhando funções próprias da Arma de Artilharia e do seu posto. Em outubro de 1992 inicia no Instituto Superior Militar, a sua formação de Oficial do Quadro Permanente do Serviço Geral do Exército, tendo sido promovido ao posto de Alferes em outubro de 1994. Colocado na Direção de Administração e Mobilização de Pessoal, é promovido a Tenente em outubro de 1995. Em setembro de 1999 inicia a sua comissão de serviço na PJM desempenhando a exigente função de Investigador Chefe de Equipa, sendo promovido ao posto de Capitão em outubro de 1999. Vem a ser promovido ao posto de Major em março de 2008, sendo que em abril de 2016, por imposição de serviço, regressa ao Exército, mais propriamente ao Regimento de Guarnição n.º 3, onde permaneceu até setembro de 2018. Neste período foi nomeado Chefe da Secção de Formação do Estado-Maior do RG3, acumulando com a função de Delegado do Centro de Novas Oportunidades. Desempenhou ainda, em regime de suplência, a função de 2.º Comandante do RG3, bem como as funções de Chefe da Secção de Pessoal do Estado-Maior e de Chefe da Secção de Logística do Estado-Maior do referido Regimento, e em acumulação a função de Chefe do Núcleo de Proteção Ambiental, onde mais uma vez revelou ser um militar inteiramente devotado à sua profissão, com um notável espírito de missão, com total disponibilidade para a mudança, bom senso e ponderação demonstrando excecionais qualidades e virtudes militares.

Nas exigentes funções que desempenhou no RG3 realça-se a sua capacidade de organização e coordenação que se refletiu muito positivamente na eficácia do serviço em proveito dos muitos exercícios que integrou e coordenou, bem como a forma eficiente, extraordinariamente competente e responsável como cumpriu todas as missões que lhe foram atribuídas, evidenciando um comportamento proativo no aconselhamento ao seu Comandante.

Colocado na PJM em outubro de 2018, assume novamente as funções de Investigador Chefe de Equipa, em acumulação com as funções de Oficial de Tiro e de formadores de diversas áreas aos Cursos de Formação de Investigadores, sendo uma referência para todas as gerações de investigadores, devido à sua elevada competência técnica, lealdade e abnegação transmitindo todo o seu conhecimento e experiência aos futuros investigadores, revelando sempre clareza e uma invulgar segurança na sua atuação em prol da Justiça.

Face ao anteriormente mencionado, e pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, é de merecida justiça reconhecer publicamente o Tenente-Coronel Branco do Nascimento, devendo os serviços por si prestados, serem considerados de elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Polícia Judiciária Militar e do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 20.º, na alínea b) do artigo 22.º e no n.º 2 do artigo 23.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Mérito Militar, de 2.ª classe, ao Tenente-Coronel do Serviço Geral do Exército, Vítor Manuel Branco do Nascimento.

19 de julho de 2021. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

314434827

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4606657.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda