Sumário: Louvor e concessão de Medalha da Defesa Nacional, 4.ª classe, ao Cabo-Mor Manuel António Santos Nunes.
Louvo o 145587, Cabo-Mor de Comunicações Manuel António Santos Nunes, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas ao longo dos últimos seis anos no exercício das suas funções no âmbito do cargo de operador de comunicações e de sistemas de informação no Centro de Mensagens do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional.
Após 34 anos e 6 meses de serviço, o CMOR CCT Santos Nunes vai transitar para a situação de reserva. Durante este período prestou serviço em diversas unidades, de que se destacam os embarques no NRP Augusto Castilho, NRP João Roby, NRP Corte-Real e NRP Álvares Cabral. Em terra prestou serviço em diversas unidades, com particular relevo para a Estação Radionaval «Comandante Nunes Ribeiro», a Estação Radionaval de Sagres, o Centro de Comunicações e Cifra da Armada, o Centro de Comunicações do EMGFA, terminando a sua longa e relevante carreira no Centro de Mensagens do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional. Ao longo do seu percurso militar, evidenciou-se sempre pelas suas qualidades pessoais e profissionais, como bem atestam os diversos louvores e condecorações com que foi agraciado.
Ao longo de toda a sua comissão no Centro de Mensagens do Gabinete, o CMOR CCT Santos Nunes evidenciou ser possuidor de excelente capacidade de trabalho, objetividade, bom senso e um elevado sentido de organização. Demonstrando um profundo conhecimento a nível das comunicações militares e dos sistemas de informação associados, permitindo-lhe executar as suas funções com dignidade pessoal e profissional, traduzido num desempenho de excelência.
Possuidor de conhecimentos técnicos e inexcedível vontade de bem servir, constituiu-se uma referência para todos os elementos do Gabinete.
Por outro lado, a conduta do CMOR CCT Santos Nunes tem constituído um exemplo de sã camaradagem, patenteado na forma natural como cultiva e tem mantido as suas relações pessoais, promotoras de um ambiente de trabalho saudável, granjeando assim a estima, consideração e respeito de todos os que com ele privam.
Atento quanto precede, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades profissionais, técnicas, militares e pessoais e que o desempenho do CMOR CCT Santos Nunes tem contribuído de forma significativa para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional e consequentemente do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, e atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e na alínea d) do n.º 1 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional, 4.ª classe, ao 145587, Cabo-Mor de Comunicações Manuel António Santos Nunes.
5 de julho de 2021. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.
314384923