A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regulamentar 25/92, de 9 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Estabelece as características que devam possuir os veículos adaptados ao acesso e transporte de deficientes, para, efeitos de redução do imposto automóvel.

Texto do documento

Decreto Regulamentar 25/92
de 9 de Outubro
O n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 152/89, de 10 de Maio, na redacção que lhe foi dada Decreto-Lei 262/91, de 26 de Julho, contempla a redução de 80% no montante a cobrar em imposto automóvel relativamente aos veículos introduzidos no consumo para o serviço de aluguer com condutor, adaptados ao acesso e transporte de deficientes.

No entanto, de acordo com o mesmo normativo, os condicionalismos legais da concessão do benefício fiscal devem ser objecto de regulamentação específica.

Assim:
Ao abrigo do n.º 2 do artigo 8.º do decreto-lei 152/89, de 10 de Maio, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 262/91, de 26 de Julho, e nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Consideram-se veículos adaptados ao acesso e transporte de deficientes, para efeitos do benefício de redução de imposto automóvel previsto no n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 152/89, de 10 de Maio, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 262/91, de 26 de Julho, aqueles que apresentem as seguintes características:

a) Calhas fixas adaptadas à entrada, suporte e retenção de, pelo menos, uma cadeira de rodas;

b) Mecanismos de entrada de passageiros, nomeadamente rampa de acesso, que não exijam qualquer esforço físico por parte dos deficientes, sendo a entrada efectuada sem abandono da cadeira de rodas pelos mesmos;

c) Cintos de segurança para o deficiente;
d) Abertura da porta de acesso de passageiro deficiente a um ângulo não inferior a 90º, com altura mínima de 1150 mm e largura máxima de 680 mm;

e) Condições de habitabilidade interior que permitam o transporte dos deficientes em condições de segurança e comodidade;

f) Distintivo, de modelo aprovado pela Direcção-Geral de Transportes Terrestres, aposto nos termos regulamentares.

2 - Deverão ainda os interessados, para efeitos da concessão do benefício fiscal a que se refere o número anterior, estar habilitados com licença de aluguer para veículos ligeiros de passageiros adaptados ao transporte de pessoas de mobilidade reduzida.

Art. 2.º A eliminação de alguma das características definidas no n.º 1 do artigo anterior, no decurso do prazo de cinco anos contados a partir da data da introdução no consumo do veículo, dará lugar a contra-ordenação aduaneira, nos termos do Regime Jurídico das Infracções Fiscais Aduaneiras, aprovado pelo Decreto-Lei 376-A/89, de 25 de Outubro, determinando o pagamento da totalidade do imposto beneficiado.

Presidência do Conselho de Ministros, 10 de Agosto de 1992.
Aníbal António Cavaco Silva - Jorge Braga de Macedo - Joaquim Martins Ferreira do Amaral.

Promulgado em 16 de Setembro de 1992.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 20 de Setembro de 1992.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/45659.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda