Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 222/2021, de 11 de Junho

Partilhar:

Sumário

Concessão de Medalha de Mérito Militar, de 3.ª Classe, ao Sargento-Mor José Casimiro Corta-Vento Carapinha

Texto do documento

Portaria 222/2021

Sumário: Concessão de Medalha de Mérito Militar, de 3.ª Classe, ao Sargento-Mor José Casimiro Corta-Vento Carapinha.

Louvo, por proposta do chefe do Sub-Registo do Ministério da Defesa Nacional, o 402084, Sargento-Mor de Artilharia, José Casimiro Corta-Vento Carapinha, pela forma extraordinariamente empenhada, responsável e criteriosa, bem como pela elevada competência profissional que evidenciou, ao longo dos últimos dois anos, nas funções que lhe foram confiadas no Sub-Registo do Ministério da Defesa Nacional (SR/MDN).

Após 37 anos de serviço, o SMOR A Carapinha vai transitar para a situação de reserva. Durante este período prestou serviço em diversas Unidades, de que se destacam os embarques no NRP Afonso Cerqueira, NRP Comandante Sacadura Cabral, NRP Zaire e NRP João Coutinho. Em terra prestou serviço em diversas unidades, com particular relevo para o Serviço de Armas Navais, o DMNL, o CITAN, a Escola Naval e a ETNA, terminando a sua longa e relevante carreira no Sub-Registo do Ministério da Defesa Nacional. Ao longo do seu percurso militar, evidenciou-se sempre pelas suas qualidades pessoais e profissionais, como bem atestam os diversos louvores e condecorações com que foi agraciado.

No SR/MDN desempenhou inicialmente as funções de Sargento Adjunto na área da segurança do pessoal, mais tarde na área da documentação classificada e desde janeiro de 2021, como adjunto do chefe do SR/MDN, sendo ainda, por inerência de funções, o substituto do oficial de segurança da informação classificada, demonstrando, continuadamente, um elevado compromisso para com o serviço e um elevado espírito de bem servir, características que lhe permitiram realizar um exemplar trabalho numa área funcional de particular complexidade e sensibilidade. Distinguiu-se ainda por uma preocupação sistemática no aprofundamento dos assuntos a seu cargo, no planeamento e na sua disponibilidade, qualidades que ficaram exemplarmente traduzidas nos estudos e pareceres que apresentou, bem fundamentados e consubstanciados em propostas.

O SMOR A Carapinha pautou a sua conduta por um elevado espírito de missão e por uma estreita e frontal colaboração com os postos de controlo da DGRDN, da SG e da DGPDN, assim como com os responsáveis pela segurança dos locais, na dependência do MDN, onde é registada, controlada e armazenada a informação classificada, mas que não dispõem de postos de controlo. Neste âmbito, é ainda de enaltecer a sua lealdade e abnegação que ficaram bem patentes no empenho e nas diligências efetuadas, para que estas entidades se encontrassem dentro dos parâmetros exigidos aquando das inspeções semestrais conduzidas pelo SR/MDN.

A sua rigorosa conduta, os seus elevados conhecimentos técnicos e a sua vasta experiência profissional fizeram-se refletir em respostas oportunas às solicitações dos diversos intervenientes no sistema de gestão da informação classificada, bem como na organização dos processos de credenciação de todos os colaboradores do Ministério, quer inicialmente pelo método clássico, quer atualmente através da plataforma para as credenciações de segurança em ambiente online (CRESO).

Pela afirmação constante de elevados dotes de caráter e pelas excecionais qualidades e virtudes militares, onde se destaca o espírito de sacrifício e de obediência do SMOR A Carapinha, é de inteira justiça manifestar o meu público reconhecimento pelos serviços que prestou no Sub-Registo do MDN, considerando-os que contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Sub-Registo/MDN e consequentemente do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida, nos termos do n.º 2 do artigo 23.º, atento ao disposto no artigo 20.º e na alínea c) do artigo 22.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Mérito Militar, 3.ª classe, ao 402084, Sargento-Mor de Artilharia, José Casimiro Corta-Vento Carapinha.

1 de junho de 2021. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

314297013

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4549697.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda