Declaração de Retificação n.º 412/2021
Sumário: Retificação do Despacho 2721/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 49, de 11 de março de 2021.
Por não ter sido publicada na íntegra a síntese curricular, no Despacho 2721/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 49, de 11 de março de 2021, do licenciado António Valdemar Ideias Cardoso, novamente se publica.
20 de abril de 2021. - O Diretor-Geral, Vasco Hilário.
Síntese curricular
Nome: António Valdemar Ideias Cardoso.
Local e data de nascimento: Resende, 1 de dezembro de 1975.
I - Percurso académico
Licenciatura em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa (concluída em 1997);
Pós-graduação em "Sociologia do conhecimento" (na FCSH/UNL).
Pós-graduação em "Gestão e Administração Pública" (na FCSH/UNL).
Pós-graduação em "Análise de Dados em Ciências Sociais" (no ISCTE).
A frequentar ciclo de estudos de doutoramento em sociologia (FCSH/UNL).
II - Formação profissional
Curso de Auditores da Defesa Nacional (no Instituto de Defesa Nacional).
Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP) no INA.
Curso de SPSS e gestão de plataformas de recolha de inquéritos.
Curso de gestão da formação e balanced scorecard (INA).
III - Experiência profissional
Oficial do Exército (em regime de contrato) entre 1997 e 2004, colocado no Centro de Psicologia Aplicada do Exército, com chefia da secção de investigação em sociologia entre 2000 e 2002 e desenvolvimento do primeiro estudo de âmbito nacional sobre as motivações dos jovens para ingresso nas Forças Armadas.
Técnico superior da Direção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar (DGPRM) entre 2004 e 2008, com funções nas áreas do ensino, formação e profissionalização do serviço militar.
Chefe da Divisão de Incentivos à Prestação de Serviço Militar (da DGPRM) entre 2008 e 2012, com especial enfoque no desenvolvimento de estudos de avaliação do potencial de recrutamento e representações dos jovens sobre as Forças Armadas, na criação de serviços de apoio à reinserção profissional dos militares RC, assim como na monitorização do funcionamento do regulamento de incentivos.
Chefe da Divisão de Ensino, Qualificação e Empregabilidade (da DGPRM) entre 2012 e 2015, com especial incidência no apoio ao desenvolvimento e monitorização da politica de ensino superior militar, na política de formação e certificação profissional, bem como no processo de reestruturação do ensino militar não superior.
Chefe da Divisão de Recrutamento e Efetivos Militares (da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional) entre 2015 e 2020, dando relevância ao desenvolvimento de estudos sobre a sustentabilidade da profissionalização do serviço militar (caracterização sociodemográfica e satisfação organizacional dos militares RV/RC; jovens e forças armadas - estudos no âmbito da participação no Dia da Defesa Nacional; As mulheres nas Defesa Nacional), assim como conceção e implementação do Plano de Ação para o desenvolvimento deste modelo de prestação de serviço, assegurando a representação da DGRDN na respetiva comissão de acompanhamento.
IV - Louvores e condecorações
Louvor pelo Ministro da Defesa Nacional (2014) pelos trabalhos desenvolvidos na Equipa Técnica para a reforma dos estabelecimentos militares de ensino não superior.
Louvor 536/2016 do Secretário de Estado da Defesa Nacional.
V - Estudos desenvolvidos
Ao longo do seu percurso profissional participou em vários trabalhos de investigação dos quais se pode destacar: estudo das motivações dos jovens para ingresso nas Forças Armadas (2001); estudo das razões de desistências/saída dos militares do regime de contrato (2002/2004 e 2012); estudo de caracterização sociodemográfica dos militares do regime de contrato (2008); desenvolvimento de um programa de estudos sobre a relação dos jovens com as Forças Armadas e monitorização da apreciação do Dia da Defesa Nacional (entre 2004 e 2019); estudo dos cenários de atuação pública para a reorganização dos estabelecimentos de ensino não superior (2011); estudo sobre os modelos de recrutamento dos ramos das Forças Armadas (2012); estudo de caracterização sociodemográfica e satisfação organizacional dos militares RV/RC (2017).
VI - Principais publicações
Elaboração, em parceria, do artigo "jovens da Europa do Sul num contexto de mudança social, dados portugueses", publicado no n.º 2 da Revista Sociologia da APS.
Coordenação da conceção do n.º 19 da Revista Fórum Sociológico, número temático com o título: "as Forças Armadas numa sociedade em mudança: os desafios da profissionalização" (edição da FCSH/UNL - 2010).
Na Revista Fórum Sociológico n.º 19 (editada pela FCSH/UNL publicada em 2010) - "A profissionalização do Serviço Militar, um olhar sobre o seu pilar de sustentação: os militares do regime de voluntariado e contrato" (elaborado em parceria).
Na Revista Fórum Sociológico n.º 19 (editada pela FCSH/UNL editada pela FCSH/UNL publicada em 2010) - "Jovens e Forças Armadas, contornos de uma nova relação num contexto de profissionalização do serviço militar" (elaborado em parceria).
Na Revista de Psicologia Militar n.º 15, editada pelo Centro de Psicologia Aplicada do Exército, intitulado "como podem as Forças Armadas cumprir os desafios da empregabilidade" (elaborado em parceria).
Na Revista de Psicologia Militar n.º 13, editada pelo Centro de Psicologia Aplicada do Exército, intitulado "as motivações dos jovens portugueses para ingresso no regime de voluntariado e contrato" (elaborado em parceria).
Research Brief (DGRDN 2019), jovens e forças armadas, em parceria.
Research Brief (DGRDN 2019), caracterização sociodemográfica e satisfação organizacional dos militares RV/RC, em parceria.
Research Brief (DGRDN 2020), Mulheres nas Forças Armadas, em parceria.
314272332