Sumário: Atribuição de louvor ao Intendente António Manuel Leitão da Silva, da Polícia de Segurança Pública.
Louvo o intendente M/100164, António Manuel Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal do Porto, pela extraordinária dedicação, profissionalismo, empenho, espírito de iniciativa, permanente disponibilidade e elevado sentido de missão que tem revelado no exercício das suas funções.
Oficial dotado de excelentes capacidades e competências pessoais e técnicas, de sólida formação moral, humana e intelectual, tem efetuado um singular trabalho de gestão e planeamento operacional, sendo vanguardista na procura de soluções evolutivas que permitem à Câmara Municipal do Porto e à Polícia Municipal, em particular, inovadoras abordagens perante os desafios emergentes na vertente da segurança.
Profundo conhecedor dos mais diversos temas na área da segurança interna e da Polícia de Segurança Pública, a par da sua capacidade de rápida perceção e interpretação das necessidades, corresponde prontamente com qualidade e eficácia nas propostas que apresenta, constituindo-se um valioso colaborador do presidente da Câmara Municipal do Porto.
A análise pragmática e objetiva, a ponderação e a excelente relação com as distintas entidades, internas e externas, em particular com a Polícia de Segurança Pública, tem contribuído para o sucesso dos eventos de diversa natureza que se realizam na cidade.
A excelente capacidade de comando e liderança, o dinamismo da sua ação de direção e o incentivo que consegue incutir nos que com ele trabalham, tem possibilitado que as Divisões na sua dependência apresentem elevados índices de produtividade, o que engrandece e projeta a qualidade do trabalho da Polícia Municipal do Porto.
Importa ainda destacar o seu inexcedível contributo à cidade do Porto, à Câmara Municipal, à Polícia Municipal e à Polícia de Segurança Pública, durante o estado de emergência e de calamidade devido à pandemia COVID-19.
A sua coragem, bravura, perspicácia, capacidade de adaptação a ambientes multifacetados, perseverança, frontalidade, lealdade, firmeza, elevada competência operacional e uma abnegada e total disponibilidade para o serviço contribuíram decisivamente para a célere e antecipada implementação, pela Câmara Municipal do Porto, das diversas medidas de prevenção e de mitigação durante a situação epidemiológica.
Oficial de trato fácil e excelente relacionamento humano, constantemente preocupado com o bem-estar do seu pessoal, não poupou esforços para prevenir os riscos de contágio, procurando soluções eficientes e adequadas de gestão dos recursos humanos, garantindo que nunca faltasse apoio material, médico e moral aos seus colaboradores.
As excecionais qualidades e virtudes pessoais e profissionais, aliadas à grande dedicação ao serviço da segurança pública, demonstradas pelo intendente António Manuel Leitão da Silva ao longo da sua carreira profissional, e em particular no exercício das funções de comandante da Polícia Municipal do Porto, que muito honra a Polícia de Segurança Pública, tornam-no merecedor do respeito, elogio e consideração públicos, sendo de inteira justiça que os serviços por si prestados sejam publicamente reconhecidos como relevantes, extraordinariamente importantes e distintos.
13 de maio de 2021. - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita.
314248251