A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 47/2021, de 11 de Maio

Partilhar:

Sumário

Institui as Comemorações do Mérito Cultural para reconhecimento de personalidades e instituições que se dedicam à valorização cultural dos cidadãos e das comunidades

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 47/2021

Sumário: Institui as Comemorações do Mérito Cultural para reconhecimento de personalidades e instituições que se dedicam à valorização cultural dos cidadãos e das comunidades.

O Decreto-Lei 123/84, de 13 de abril, criou a medalha de mérito cultural, como forma de recordar e homenagear o trabalho de excelência e o percurso exemplar daqueles que com a sua obra e empenho ajudaram a construir e a elevar a cultura portuguesa.

A cultura tem sempre memória e a sua permanência depende, em grande medida, da capacidade de a cada momento nunca se virar costas ao passado e, mais ainda, àqueles que, através do país e ao longo do tempo, prestaram um serviço de destaque na ação e divulgação cultural em Portugal. Dar relevância pública e solenidade ao reconhecimento do mérito cultural é um imperativo de memória, mas também uma política pública fundamental na área da cultura e, por isso, esse reconhecimento simboliza um compromisso com a cultura portuguesa e com aqueles que nela deixaram o seu registo inapagável.

A cultura é, de igual forma, um encontro de vontades e um compromisso estratégico que envolve também o setor privado, num trabalho que é conjunto e transversal e cujos proveitos serão tão mais significativos, quanto mais participadas e amplas forem as parcerias que o apoiam.

A cultura portuguesa, nos mais diversos setores, tem beneficiado de empresas e instituições da sociedade civil que, um pouco por todo o país, têm colaborado ativamente com as instituições públicas e privadas na preservação e divulgação do património cultural português e no apoio e promoção das artes. Das parcerias estratégicas com os teatros, museus, monumentos, palácios nacionais e outros equipamentos públicos, à promoção de prémios artísticos e literários e ao apoio à formação artística dos mais jovens, são muitos os mecenas que têm participado em iniciativas culturais de dimensão nacional e internacional, em proveito da cultura portuguesa. Importa, contudo, reforçar a centralidade deste investimento transversal em cultura, fomentando a captação de apoio mecenático pelos agentes culturais.

Desta forma, mais de 30 anos volvidos desde a criação da medalha de mérito cultural, considera-se fundamental acrescentar a este reconhecimento e homenagem um momento de comemoração, porque celebrar a cultura é também um pilar essencial da democracia.

As Comemorações do Mérito Cultural pretendem reconhecer aqueles que criam cultura e aqueles que dão a conhecer o vasto património cultural nacional, mas também aqueles que, com inegável mérito, investem em iniciativas culturais.

Estas comemorações visam, igualmente, realçar a diversidade e heterogeneidade da cultura portuguesa, estabelecendo-se por isso que para cada ano será definido um tema oficial, bem como uma sede diferente, de acordo com um princípio de abrangência territorial.

Assim:

Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Instituir as Comemorações do Mérito Cultural enquanto celebração anual, a iniciar em 2022, destinada ao reconhecimento de personalidades e instituições que se dedicam à valorização cultural dos cidadãos e das comunidades.

2 - Determinar que as Comemorações do Mérito Cultural têm lugar no dia 7 de junho, data da primeira apresentação do Auto da Visitação, de Gil Vicente, em 1502.

3 - Estabelecer que a definição e coordenação do programa oficial das Comemorações do Mérito Cultural são da responsabilidade de um comissário a designar anualmente por despacho do membro do Governo responsável pela área da cultura.

4 - Determinar que o comissário referido no número anterior não aufere qualquer prestação adicional, independentemente da respetiva natureza, designadamente a título de remuneração, compensação, subsídio, senha de presença ou ajudas de custo, pelo exercício das suas funções.

5 - Determinar que o tema do programa oficial das Comemorações do Mérito Cultural, bem como a sede das mesmas, são designados anualmente pelo comissário.

6 - Estabelecer, sem prejuízo do previsto nos n.os 3 e 4, que o programa oficial das Comemorações do Mérito Cultural inclui, nomeadamente, atos públicos de entrega de:

a) Medalhas de mérito cultural, nos termos do Decreto-Lei 123/84, de 13 de abril;

b) Prémios de Mecenato Cultural.

7 - Cometer ao membro do Governo responsável pela área da cultura a aprovação do regulamento dos Prémios de Mecenato Cultural.

8 - Estabelecer que compete ao Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) assegurar o apoio logístico e administrativo, bem como os encargos necessários à implementação das Comemorações do Mérito Cultural.

9 - Estabelecer que compete ao GEPAC desenvolver um repositório das medalhas de mérito cultural atribuídas nos termos do Decreto-Lei 123/84, de 13 de abril, em plataforma acessível ao público e que dê a conhecer o histórico de homenageados.

10 - Estabelecer que a presente resolução entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Presidência do Conselho de Ministros, 22 de abril de 2021. - O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa.

114222639

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4514632.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda