A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 142/87, de 28 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Aprova os preços de venda de água potável e de aluguer de contadores de consumo doméstico na zona de actuação directa do Gabinete da Área de Sines (GAS).

Texto do documento

Portaria 142/87
de 28 de Fevereiro
Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros do Plano e da Administração do Território e da Indústria e Comércio, ao abrigo do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 18/87, de 10 de Janeiro, o seguinte:

1.º São aprovados os preços de venda de água potável e de aluguer de contadores constantes, respectivamente, dos anexos II, III e IV e a aplicar de acordo com o anexo I, anexos que constituem parte integrante desta portaria.

2.º Os preços aprovados aplicam-se a todos os consumidores de água potável, quer para consumo doméstico, quer para os restantes consumos, inclusive municípios, sediados na zona correspondente à zona de actuação directa do Gabinete da Área de Sines (GAS).

3.º - 1 - Esta portaria produz efeitos a partir da entrada em vigor do Decreto-Lei 18/87, de 10 de Janeiro.

2 - Contudo, os novos preços aplicar-se-ão escalonadamente, nos seguintes termos:

a) Na venda de água aos consumidores referidos no anexo II, e no mapa I do anexo III, a partir da primeira leitura mensal do contador realizada posteriormente à data da entrada em vigor desta portaria;

b) Na venda de água aos consumidores referidos no mapa II do anexo III, a partir da primeira leitura mensal do contador - na data habitual ou contratual - realizada depois de decorridos vinte dias sobre a data do entrada em vigor desta portaria.

Ministérios do Plano e da Administração do Território e do Indústria e Comércio.

Assinada em 3 de Fevereiro de 1987.
Pelo Ministro do Plano e da Administração do Território, Carlos Alberto Martins Pimenta, Secretário de Estado do Ambiente e dos Recursos Naturais. - Pelo Ministro da Indústria e Comércio, Luís Filipe Sales Caldeira da Silva, Secretário de Estado do Comércio Externo.


ANEXO I
1 - Para efeitos de aplicação da presente portaria e do disposto nos anexas II e IV, consideram-se:

a) Consumos domésticos: todos aqueles que não estejam incluídos nas alíneas seguintes;

b) Consumos não domésticos: aqueles que resultam de utilização de água no exercício de actividades comerciais;

c) Consumos das unidades industriais instaladas na ZIL I (Santo André), em situação transitória e enquanto não for possível ao GAS, por razões logísticas, distribuir os dois tipos de água: potável e industrial;

d) Consumos de instituições e agremiações privadas de beneficência, culturais, desportivas e de interesse público: aqueles que são utilizados em instalações exclusivamente afectadas ao exercício de actividades próprias de tais entidades;

e) Consumos do Estado: os que envolvem os consumos dos órgãos e serviços do Estado.

2 - As instituições e outras entidades referidas na alínea d) do n.º 1 anterior devem solicitar ao GAS a sua integração na categoria prevista no n.º 4 do anexo II e produzir, caso lhes seja exigida, prova adequada da sua natureza ou actividade.

3 - Para efeitos de aplicação da presente portaria e do disposto nos anexos III e IV, considera-se:

a) Que a água industrial e a água potável se diferenciam pela natureza de tratamento, menos elaborado na primeira, correndo obrigatoriamente por condutas e redes de distribuição distintas;

b) Consumos do sector empresarial: aqueles que resultam da utilização de água no exercício de actividades industriais e agrícolas, incluindo os consumos das empresas públicas e do Estado;

c) Consumos das autarquias da área de abastecimento do GAS: aqueles que são utilizados por tais entidades, em revenda e exercício das actividades próprias.


ANEXO II
Preços de venda de água potável
(ver documento original)

ANEXO III
Preços de venda de água a consumidores directos
MAPA I
(ver documento original)
Preços de venda de água a municípios
MAPA II
(ver documento original)

ANEXO IV
Preços de aluguer de contadores
(ver documento original)
Observação. - Para contadores de calibres superiores a 400 mm serão os respectivos preços de aluguer negociados, caso a caso, entre os consumidores e o GAS aquando da celebração dos contratos de fornecimento de água.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/44775.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-01-10 - Decreto-Lei 18/87 - Ministério da Indústria e Comércio

    Revê o regime tarifário aplicável ao fornecimento de água potável, para fins domésticos, não domésticos e industriais na área sob a responsabilidade do Gabinete da Área de Sines.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda