Sumário: Concessão de louvor ao Capitão-de-Fragata AN NII 24887, Rui Miguel Batista Rebelo.
O 24887 Capitão-de-fragata AN Rui Miguel Batista Rebelo exerceu, de 6 de julho de 2019 a 1 de dezembro de 2020, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) com Angola, as funções de Chefe do Núcleo Administrativo-Logístico (NAL), que desempenhou de forma exemplar e excecionalmente competente como responsável pelo apoio administrativo-logístico às atividades dos Projetos e pela gestão da Residência "Hotel Império", em Luanda.
Militar muito disponível, o Comandante Batista Rebelo sempre evidenciou elevada competência técnico-profissional, capacidade de trabalho, dedicação e espírito de sacrifício, atributos que contribuíram, de forma decisiva, para um desempenho extraordinário, que garantiu eficiência na resposta aos diversos desafios, tarefas e solicitações com que a assessoria militar portuguesa se deparou.
Nas atividades específicas de apoio administrativo-logístico aos Projetos, destaca-se a sua ação junto das autoridades angolanas, no sentido de garantir o financiamento, adequado e atempado, das atividades dos Projetos e do funcionamento da Residência e de assegurar a correta e atempada manutenção das viaturas, essencial para a segurança e mobilidade dos assessores militares no terreno.
Como gestor da Residência, o Comandante Batista Rebelo procurou, sempre, assegurar as melhores condições de alojamento e de conforto, determinantes para o moral e bem-estar dos militares em missão e para o normal desenvolvimento dos Projetos, demonstrando ainda uma permanente preocupação com a higiene e segurança alimentar. Neste âmbito, destaca-se a beneficiação das infraestruturas, a manutenção, aquisição e substituição de múltiplos equipamentos, a intervenção na melhoria dos serviços e a gestão do imobilizado.
Importa destacar a sua ação no quadro da atual Pandemia da COVID 19. De facto, entre 6 de abril e 31 de outubro 2020, em condições muito difíceis e no seguimento do regresso, transitório, dos seus subordinados a Portugal, determinado por esta Direção-Geral, o Comandante Batista Rebelo assumiu, sozinho, a atividade do NAL. Ao longo deste período, manteve o funcionamento da Residência e adotou, com rigor, todas as medidas de prevenção e controlo do vírus SARS 2 CoV-19. Acresce, no processo de retorno à missão por parte dos assessores técnicos que se encontravam em Portugal, concluído em 27 de novembro, a sua ação na preparação da Residência para a realização de quarentenas, seu posterior acompanhamento e gestão.
No plano das relações humanas, sublinha-se o seu contributo para o bom ambiente interno, num ambiente de diálogo e proximidade.
Pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, inequívoca lealdade e abnegação, o Comandante Batista Rebelo criou laços de simpatia e um excelente ambiente de trabalho, granjeando o apreço e consideração daqueles que com ele trabalharam e privaram.
Assim, pelas qualidades acima exibidas, é-me grato reconhecer e louvar publicamente o 24887 Capitão-de-fragata AN Rui Miguel Batista Rebelo pelas excecionais qualidades profissionais e pessoais e virtudes militares demonstradas, bem como pela forma extremamente dedicada, competente e empenhada como exerceu o cargo de Chefe do NAL em Angola, prestando um contributo decisivo para o cumprimento da missão desta Direção-Geral em matéria de Cooperação no Domínio da Defesa.
3 de dezembro de 2020. - O Diretor-Geral, Paulo Lourenço.
314095607