Sumário: Louvor atribuído ao Primeiro-Sargento de Cavalaria João Manuel Castelo Valente Casimiro, do Esquadrão Presidencial da Guarda Nacional Republicana.
Louvo o Primeiro-Sargento de Cavalaria João Manuel Castelo Valente Casimiro, do Esquadrão Presidencial da Guarda Nacional Republicana, pelas excecionais qualidades e virtudes militares, lealdade e obediência, que evidenciou ao longo dos últimos vinte e um anos, ao serviço da Presidência da República.
Militar que pautou a sua conduta por uma afirmação constante de elevados dotes de carácter e aptidão para bem servir em todas as circunstâncias, quer na gestão diária do serviço no âmbito da proteção e segurança permanente de pessoas e bens no Palácio Nacional de Belém, quer na execução do serviço honorífico, enquanto cerra-fila, nomeadamente na realização do Render Solene da Guarda, enaltecendo a imagem de brio e prestígio institucional.
Destacou-se pelo seu saber, organização e metodologia utilizada na supervisão e controlo das tarefas que se encontravam sob sua responsabilidade, pelo que com uma conduta irrepreensível e elevada abnegação contribuiu para o bom funcionamento da subunidade, destacando-se o seu empenho no rigoroso controlo da manutenção das viaturas do Esquadrão e na excelência da qualidade das instruções por si ministradas, fruto da sua competência profissional e dedicação ao serviço.
Dotado de excecional espírito de sacrifício no desempenho das funções de Sargento da Guarda ao Palácio, onde granjeou o respeito de todos os militares do Esquadrão Presidencial e evidenciou ser um precioso auxílio do Comando daquela subunidade.
Pela excelência do seu desempenho, de que resultaram lustre e honra para a Presidência da República e para a Guarda Nacional Republicana, o Primeiro-Sargento João Casimiro deve ser apontado como um exemplo a seguir, tendo os serviços meritórios por si prestados revelado abnegação em favor da coletividade.
26 de janeiro de 2021. - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
314013375